Resumo - Open Access.

Idioma principal

Elementos gráficos do design: Uma análise da Coleção Biblioteca de Literatura Brasileira

Zeni, Silvia de Moraes Nastari; Braga, Marcos da Costa;

Resumo:

Nas décadas de 1940-1950, a Livraria Martins Editora lançou a Biblioteca de Literatura Brasileira, uma coleção constituída de 15 volumes, com textos de autores consagrados da literatura nacional, ilustrados por artistas modernistas. Esta pesquisa analisa os elementos do design e a materialidade dos livros da coleção, tais como papel, formato, tipografia, mancha gráfica, encadernação, ilustração, capitulares, etc., e estabelece a relação desses elementos com o conceito editorial e o contexto histórico-social em que os livros foram produzidos. O objetivo da pesquisa é apresentar os parâmetros de projeto gráfico adotados nos livros e resgatar a memória gráfica da Coleção Biblioteca de Literatura Brasileira tendo a vista a importância de sua recepção e interpretação atual para o campo do design gráfico.

Resumo:

Palavras-chave: Projeto gráfico; História do design gráfico; Memória gráfica; Coleção de livros; Mercado editorial brasileiro,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-020_47

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Zeni, Silvia de Moraes Nastari; Braga, Marcos da Costa; "Elementos gráficos do design: Uma análise da Coleção Biblioteca de Literatura Brasileira", p. 20 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-020_47

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações