Resumo - Open Access.

Idioma principal

A criação, produção, percepção e significação dos ornamentos de carrocerias de caminhão de madeira no estado de São Paulo

Queiroga, Jonas Silva ; Farias, Priscila Lena ;

Resumo:

Em diversas regiões do país é possível encontrar, em carrocerias de madeira, padrões abstratos e coloridos, que ornamentam os caminhões brasileiros. Com poucos registros e estudos aprofundados, esta prática corre o risco de desaparecer devido à progressiva substituição das carrocerias de madeira por carrocerias de metal, às novas normas de regulamentação do transporte de carga no país e à carência de mão de obra especializada. Diante deste cenário, este projeto de pesquisa se propõe a realizar um estudo etnográfico a respeito destes padrões gráficos de forma a identificar aspectos relevantes com relação a características formais e estruturais, processos de criação e produção, percepção e significação de ornamentos produzidos no estado de São Paulo. A pesquisa será feita a partir de fontes primárias, coletando dados de vinte pintores e fábricas de carrocerias diferentes, através de entrevistas, gravações do processo de produção e da apreciação do trabalho de cada um. Também serão entrevistados outros agentes importantes para a compreensão do fenômeno, como caminhoneiros proprietários de carrocerias ornamentadas, além de outros trabalhadores que participam diretamente do processo produtivo de uma carroceria de madeira. A análise dos dados examinará aspectos da visualidade e da materialidade dos artefatos, bem como seus modos de produção dentro de um contexto de cultura material, envolvendo aspectos simbólicos, sociais, econômicos e culturais.

Resumo:

Palavras-chave: Design; Caminhão; Carrocerias; Ornamentos; Popular,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-018_35

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Queiroga, Jonas Silva; Farias, Priscila Lena; "A criação, produção, percepção e significação dos ornamentos de carrocerias de caminhão de madeira no estado de São Paulo", p. 18 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-018_35

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações