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Novembro 2020, vol.7, num.1 Idioma principal | Segundo principal

VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade

Artigos

O VII CINCCI – Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade foi realizado virtualmente no período de 03 a 07 de novembro de 2020, com base no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) e no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
O formato virtual do evento se deu face às dificuldades resultantes da Pandemia do COVID-19 e constituiu um desafio para toda a Comissão Organizadora e participantes. A manutenção do evento se justificou ainda em função da importância da relação entre comércio, serviços, turismo e cidade, que se impôs como uma questão relevante no cotidiano e nas dinâmicas urbanas e regionais no contexto do isolamento social.
 
O propósito do VII CINCCI é reunir pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir as atividades terciárias (comércio, serviços e turismo) e sua relação com o território, a imagem da cidade e a paisagem urbana, bem como sobre seu papel na dinâmica urbana e regional, na produção arquitetônica e no design, desde um ponto de vista transdisciplinar.
 
Os eventos do CINCCI têm sido realizados desde 2005, a cada dois anos, estando hoje na sua sétima edição. Nascido no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, junto ao Laboratório de Comércio e Cidade – LabCom, apresenta-se como o único evento nacional a tratar da relação comércio, serviços e a cidade junto a essa área do conhecimento. A relevância dos estudos sobre as atividades de comércio, serviços e cidade se manifesta, fundamentalmente, pela função de abastecimento, distribuição e consumo de bens e serviços que exercem, pela vitalidade urbana que promovem e pelo fortalecimento das relações humanas ao propiciar e potencializar os encontros, tão desejados e valorizados no momento atual.
 
O evento é uma das ações do LabCom-FAUUSP (Laboratório de Comércio e Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), que acolhe estudos de pesquisadores de diversas instituições de ensino do Brasil, sob a liderança da Profa. Heliana Comin Vargas. Essa edição do evento é uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) sob a coordenação do Prof. Ricardo Paiva, com parcerias com a USP, UFRGS, UFU, UFJF, UFPE, UEL e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
Nessa edição, o tema do evento é A CIDADE DO CONSUMO E O CONSUMO DA CIDADE: perspectivas e desafios no século XXI.
 
As práticas de consumo, tangíveis e intangíveis, têm adquirido significativa primazia no atual estágio do capitalismo, desencadeando diversas transformações socioespaciais, sendo a cidade, por excelência, lugar privilegiado de suporte material do consumo. Os próprios fragmentos da cidade e da sua imagem se transformaram em mercadorias altamente valorizadas, potencializadas pelos avanços no campo das tecnologias digitais e nas inovações verificadas no comércio e serviços. Assim, a relação dialética entre o consumo e a cidade adquire novos contornos no Século XXI, impondo múltiplas perspectivas e desafios empíricos, teóricos e interpretativos para antigas e novas questões no campo da Gestão e do Planejamento Urbano e Regional, da Arquitetura e Urbanismo, do Design e áreas afins.
 
Os objetivos específicos do ponto de vista de produção e divulgação do conhecimento se articulam aos eixos temáticos a seguir:
 
1. ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS DO CONSUMO:
história, comércio e cidade; lazer, entretenimento, ócio, tempo livre; ética e cidadania, cultura e consumo, troca, cultura material; consumidor, consumo e consumismo; arte urbana; consumo de arte.
 
2. A CIDADE E OS ESPAÇOS DE CONSUMO: Políticas urbanas, gestão e planejamento; urbanismo comercial; políticas de requalificação, resiliência urbana, mercado imobiliário; redes e fluxos, dinâmicas urbanas; cidades 24 horas, centros e centralidades, análise espacial do terciário, modelos urbanos e configuracionais, geomarketing,  teorias locacionais, comércio e serviços informais (ambulantes); interseção entre o terciário e outras dinâmicas socioespaciais.

3. A ARQUITETURA E OS ESPAÇOS DE CONSUMO: espaços varejistas e inserção urbana; tipologias arquitetônicas de comércio e serviços: mercados públicos, lojas de departamento, galerias comerciais; franquias; shopping centers, outlets, flagship stores; business centers, conjuntos multiusos/multifuncionais, centros de recreação e lazer; museus; centros de exposição e eventos; hotelaria, entre outros.

4. CIDADE, ARQUITETURA E DESIGN COMO SIGNOS DO CONSUMO: vitrinas, visual merchandising; páginas na web; publicidade e marketing; paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana, branding, show room; citymarketing; arquitetura promocional em feiras e exposições de negócios; pop-up stores.
 
5. TURISMO, PRODUÇÃO E CONSUMO DO LUGAR: turismo e urbanização; turismo e mercado imobiliário; consumo dos lugares; turismo e centros urbanos; turismo e requalificação urbana; turismo e patrimônio; turismo urbano; megaeventos; eventos e espaço público; segmentação do turismo (compras, negócios, cultural, etc.); turismo e arquitetura; arquitetura temática; atrações, serviços e infraestrutura turística; hotelaria e hospedagem; hospitalidade urbana, turismo e lazer; turismo de experiências.

6. TERRITORIALIDADES DO CONSUMO NA ERA DIGITAL: negócios varejistas, abastecimento alimentar; centros de distribuição e armazenagem; centros de gestão; transporte de cargas  e modais de distribuição; logística portuária; novas hierarquias urbanas e novas centralidades; mobilidade e transporte; distribuição de mercadorias, e-commerce, serviços on-line, serviços por aplicativos e mídias sociais; automação e tecnologia; cidades inteligentes e cidades criativas.

Devido aos impactos gerais e específicos provocados pela pandemia nas práticas sociais de consumo, a Comissão Organizadora incluiu mais um novo eixo temático – 7. CONSUMO E CIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA - a fim de acolher trabalhos que tenham se dedicado a registrar e discutir os primeiros impactos desencadeados pelo isolamento social na relação entre diversas atividades de consumo e a vitalidade urbana.
 
Foram selecionados 52 Artigos, de  110 autores provenientes de 04 países, de 15 Estados brasileiros e de 43 Universidades. O perfil dos autores de trabalhos completos  do VII CINCCI é composto por 44 doutores, 6 doutorandos, 14 mestres, 20 mestrandos, 10 Graduados e 9 graduandos.


APOIO

O VII CINCCI – Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade foi realizado virtualmente no período de 03 a 07 de novembro de 2020, com base no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) e no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
O formato virtual do evento se deu face às dificuldades resultantes da Pandemia do COVID-19 e constituiu um desafio para toda a Comissão Organizadora e participantes. A manutenção do evento se justificou ainda em função da importância da relação entre comércio, serviços, turismo e cidade, que se impôs como uma questão relevante no cotidiano e nas dinâmicas urbanas e regionais no contexto do isolamento social.
 
O propósito do VII CINCCI é reunir pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir as atividades terciárias (comércio, serviços e turismo) e sua relação com o território, a imagem da cidade e a paisagem urbana, bem como sobre seu papel na dinâmica urbana e regional, na produção arquitetônica e no design, desde um ponto de vista transdisciplinar.
 
Os eventos do CINCCI têm sido realizados desde 2005, a cada dois anos, estando hoje na sua sétima edição. Nascido no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, junto ao Laboratório de Comércio e Cidade – LabCom, apresenta-se como o único evento nacional a tratar da relação comércio, serviços e a cidade junto a essa área do conhecimento. A relevância dos estudos sobre as atividades de comércio, serviços e cidade se manifesta, fundamentalmente, pela função de abastecimento, distribuição e consumo de bens e serviços que exercem, pela vitalidade urbana que promovem e pelo fortalecimento das relações humanas ao propiciar e potencializar os encontros, tão desejados e valorizados no momento atual.
 
O evento é uma das ações do LabCom-FAUUSP (Laboratório de Comércio e Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), que acolhe estudos de pesquisadores de diversas instituições de ensino do Brasil, sob a liderança da Profa. Heliana Comin Vargas. Essa edição do evento é uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) sob a coordenação do Prof. Ricardo Paiva, com parcerias com a USP, UFRGS, UFU, UFJF, UFPE, UEL e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
Nessa edição, o tema do evento é A CIDADE DO CONSUMO E O CONSUMO DA CIDADE: perspectivas e desafios no século XXI.
 
As práticas de consumo, tangíveis e intangíveis, têm adquirido significativa primazia no atual estágio do capitalismo, desencadeando diversas transformações socioespaciais, sendo a cidade, por excelência, lugar privilegiado de suporte material do consumo. Os próprios fragmentos da cidade e da sua imagem se transformaram em mercadorias altamente valorizadas, potencializadas pelos avanços no campo das tecnologias digitais e nas inovações verificadas no comércio e serviços. Assim, a relação dialética entre o consumo e a cidade adquire novos contornos no Século XXI, impondo múltiplas perspectivas e desafios empíricos, teóricos e interpretativos para antigas e novas questões no campo da Gestão e do Planejamento Urbano e Regional, da Arquitetura e Urbanismo, do Design e áreas afins.
 
Os objetivos específicos do ponto de vista de produção e divulgação do conhecimento se articulam aos eixos temáticos a seguir:
 
1. ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS DO CONSUMO:
história, comércio e cidade; lazer, entretenimento, ócio, tempo livre; ética e cidadania, cultura e consumo, troca, cultura material; consumidor, consumo e consumismo; arte urbana; consumo de arte.
 
2. A CIDADE E OS ESPAÇOS DE CONSUMO: Políticas urbanas, gestão e planejamento; urbanismo comercial; políticas de requalificação, resiliência urbana, mercado imobiliário; redes e fluxos, dinâmicas urbanas; cidades 24 horas, centros e centralidades, análise espacial do terciário, modelos urbanos e configuracionais, geomarketing,  teorias locacionais, comércio e serviços informais (ambulantes); interseção entre o terciário e outras dinâmicas socioespaciais.

3. A ARQUITETURA E OS ESPAÇOS DE CONSUMO: espaços varejistas e inserção urbana; tipologias arquitetônicas de comércio e serviços: mercados públicos, lojas de departamento, galerias comerciais; franquias; shopping centers, outlets, flagship stores; business centers, conjuntos multiusos/multifuncionais, centros de recreação e lazer; museus; centros de exposição e eventos; hotelaria, entre outros.

4. CIDADE, ARQUITETURA E DESIGN COMO SIGNOS DO CONSUMO: vitrinas, visual merchandising; páginas na web; publicidade e marketing; paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana, branding, show room; citymarketing; arquitetura promocional em feiras e exposições de negócios; pop-up stores.
 
5. TURISMO, PRODUÇÃO E CONSUMO DO LUGAR: turismo e urbanização; turismo e mercado imobiliário; consumo dos lugares; turismo e centros urbanos; turismo e requalificação urbana; turismo e patrimônio; turismo urbano; megaeventos; eventos e espaço público; segmentação do turismo (compras, negócios, cultural, etc.); turismo e arquitetura; arquitetura temática; atrações, serviços e infraestrutura turística; hotelaria e hospedagem; hospitalidade urbana, turismo e lazer; turismo de experiências.

6. TERRITORIALIDADES DO CONSUMO NA ERA DIGITAL: negócios varejistas, abastecimento alimentar; centros de distribuição e armazenagem; centros de gestão; transporte de cargas  e modais de distribuição; logística portuária; novas hierarquias urbanas e novas centralidades; mobilidade e transporte; distribuição de mercadorias, e-commerce, serviços on-line, serviços por aplicativos e mídias sociais; automação e tecnologia; cidades inteligentes e cidades criativas.

Devido aos impactos gerais e específicos provocados pela pandemia nas práticas sociais de consumo, a Comissão Organizadora incluiu mais um novo eixo temático – 7. CONSUMO E CIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA - a fim de acolher trabalhos que tenham se dedicado a registrar e discutir os primeiros impactos desencadeados pelo isolamento social na relação entre diversas atividades de consumo e a vitalidade urbana.
 
Foram selecionados 52 Artigos, de  110 autores provenientes de 04 países, de 15 Estados brasileiros e de 43 Universidades. O perfil dos autores de trabalhos completos  do VII CINCCI é composto por 44 doutores, 6 doutorandos, 14 mestres, 20 mestrandos, 10 Graduados e 9 graduandos.


SUPORT

Comissão Organizadora
 
Ricardo Alexandre Paiva (DAUD | PPGAU+D-UFC) – Coordenação Geral
Heliana Comin Vargas (FAUUSP) – Coordenadora Comissão Científica
Clarice Maraschin (PROPUR-UFRGS)
Cristina Araujo (MDU-UFPE)
Eloisa Rodrigues (DAU-UEL)
Fernando Garrefa (PPGAU-UFU)
Frederico Braida (PROAC/ PPGP-UFJF)
Larissa Campagner (FAU-Mackenzie)
 
Comissão Local
 
Beatriz Helena Nogueira Diógenes (DAUD | PPGAU+D-UFC)
Márcia Gadelha Cavalcante (DAUD-UFC)
Zilsa Maria Pinto Santiago (DAUD | PPGAU+D-UFC)
Adriana Castelo Branco Ponte de Araújo (Mestranda PPGAU+D)
Thais Silveira Soares (Mestranda PPGAU+D)
 
Comitê Científico
 
Aguinaldo Cesar Fratucci (UFF, Brasil)
Alessandro Filla Rosanelli (UFPR, Brasil)
Aléssia Allegri (ULisboa, Portugal)
Alexandre Panosso Netto (USP, Brasil)
Ana Paula Spolon (UFF, Brasil)
Angelica de Amorim Romacheli (UEG, Brasil)
Antonio Ferreira Colchete Filho (UFJF, Brasil)
Celma Chaves Pont Vidal (UFPA, Brasil)
Clarice Maraschin (UFRGS, Brasil)
Cristina Pereira de Araujo (UFPE, Brasil)
Daniela Kuschat Hanns (USP, Brasil)
Desire Torres (UEL, Brasil)
Eloísa Ramos Ribeiro Rodrigues (UEL, Brasil)
Erika Bedon (FLACSO-Ecuador, Equador)
Eunice Helena Sguizzardi Abascal (UPM, Brasil)
Fernando Garrefa (UFU, Brasil)
Frederico Braida (UFJF, Brasil)
Gilda Collet Bruna (UPM, Brasil)
Giovana Damis Teixeira Vital (UFU, Brasil)
Gislaine Elizete Beloto (UEM, Brasil)
Glauco de Paula Cocozza (UFU, Brasil)
Heloisa Maria Silveira Barbuy (M. Paulista; USP, Brasil)
Herculano Cachinho (ULisboa, Portugal)
Ivone Salgado (PUC-Campinas, Brasil)
José Borzarcchiello da Silva (UFC, Brasil)
José Gustavo Francis Abdalla (UFJF, Brasil)
Jurandir Guatassara Boeira (UEL, Brasil)
Klaus Chaves Alberto (UFJF, Brasil)
Larissa Garcia Campagner (UPM, Brasil)
Luciana Inês Gomes Miron (UFRGS, Brasil)
Maria do Carmo de Lima Bezerra (UnB, Brasil)
Marcelo Villela de Almeida (USP, Brasil)
Maria Eliza Alves Guerra (UFU, Brasil)
Mariane Garcia Unanue (UFJF, Brasil)
Martha Machado Campos (UFES, Brasil)
Milena Kanashiro (UEL, Brasil)
Priscila Henning (Unifil; Unicamp, Brasil)
Ricardo Alexandre Paiva (UFC, Brasil)
Rovenir Bertola Duarte (UEL, Brasil)
Valéria Ferraz Severini (USP, Brasil)
Valter Luís Caldana Júnior (UPM, Brasil)
Victor Degaldillo (UNAM, México)
Viviane dos Guimarães Alvim Nunes (UFU, Brasil)
Sun Alex (Doutor FAUUSP, Brasil)
Susana Mara M. Pacheco (UFRJ, Brasil)