Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Espaços comerciais em Palmas (TO): o caso da galeria Wilson Vaz

Commercial Spaces in Palmas (TO): The Case of Wilson Vaz Gallery

BOTTURA, Roberto de Almeida ; VARGAS, Heliana Comin ; ANDRADE, Isabela Cerqueira ;

Artigo completo:

O presente trabalho discute a atividade comercial na cidade planejada de Palmas, capital do Tocantins, tendo como objeto de análise a primeira galeria comercial da cidade. A partir deste recorte, busca compreender (i) o entorno em que está inserida a partir de uma leitura da ocupação do centro projetado e da lógica de formação dos espaços comerciais em Palmas; (ii) as razões para a criação e deterioração da galeria ao longo dos anos e, (iii) identificar o tipo de equipamento varejista escolhido para iniciar a ocupação em uma cidade nova em desenvolvimento.

Artigo completo:

This paper discusses the commercial activity in the planned city of Palmas, capital of Tocantins, having as object of analysis the first commercial gallery in the city. From this point of view, it seeks to understand (i) the environment in which it is inserted from a reading of the occupation of the projected center and the logic of the formation of commercial spaces in Palmas; (ii) the reasons for the creation and deterioration of the gallery over the years, and (iii) identify the type of retail equipment chosen to start the occupation in a new developing city.

Palavras-chave: terciário. urbanidade. galeria comercial,

Palavras-chave: Tertiary. Urbanity. Commercial Gallery,

DOI: 10.5151/viicincci-27

Referências bibliográficas
  • [1] BRAIDA, Frederico. As galerias comerciais na rede urbana, na imagem e no imaginário de Juiz de Fora e Buenos Aires. CES Revista, v. 25. Juiz de Fora: CES JF, 201 pp 12-32.
  • [2] DAVIDSON, William; R. BATES, Albert D; BASS, Stephen J. The Retail Life Cycle. Harvard Business Review. v.54, n.6, 1976, p 89-96.
  • [3] GARREFA, Fernando. Shopping centers: De centro de abastecimento a produto de consumo. 297 p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 2007.
  • [4] GEIST, Johann F. Arcades: The History of a Building Type. Londres: MIT Press, 1993.
  • [5] GRUPOQUATRO. Projeto da Capital do Tocantins. Plano Básico/Memória. Palmas: Fundação Cultural de Palmas – Acervo Histórico Casa Suçuapara, 1989 (Mimeo).
  • [6] PALMAS. Lei complementar nº 400 de 2 de abril de 2018. Plano Diretor Participativo do município. Palmas: Prefeitura Municipal, 2018. Disponível em: . Acesso em: 3 jul 2019.
  • [7] VARGAS, Heliana Comin. A localização comercial não se define por decreto. In: Labcom, 2015. Disponível em www.labcom.fau.usp.br. Acesso em 10 fev. 2020.
  • [8] VARGAS, Heliana Comin. Espaço terciário. São Paulo: Manole, 201
  • [9] VARGAS, Heliana Comin. Comércio e cidade: dinâmicas da motivação, do tempo e do lugar. In: Labcom, 2014. Disponível em www.labcom.fau.usp.br . Acesso em 11 mai 2020.
  • [10] VARGAS, Heliana Comin. Comércio, serviços e cidade: subsídios para gestão urbana. REURB Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. V. 22, E202010PT, 2020. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/6053. Acesso em 11 mai. 2020.
  • [11] VILLAÇA, Flávio. Reflexões sobre as cidades brasileiras. São Paulo: Nobel, 20
Como citar:

BOTTURA, Roberto de Almeida; VARGAS, Heliana Comin; ANDRADE, Isabela Cerqueira; "Espaços comerciais em Palmas (TO): o caso da galeria Wilson Vaz ", p. 402-419 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-27

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações