Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Imaginário urbano e consumo na cidade contemporânea

Urban imaginary and consumption in the contemporary city

GROSSI, Virgínia Campos ; BRAIDA, Frederico ; ABDALLA, José Gustavo Francis ;

Artigo completo:

O consumo é um dos principais elementos no qual se fundamenta a sociedade contemporânea, interferindo em nossos hábitos, cultura, estilo de vida e na própria divisão e identidade dos grupos sociais. Porém, a cultura voltada para o consumo se construiu através de um longo processo histórico, em que determinados fatores foram fundamentais para a criação de um imaginário urbano que valorizasse o ato de consumir. Logo, o objetivo do presente artigo é evidenciar como se deu o desenvolvimento do imaginário urbano que contempla o consumo, destacando-se quais os principais fatores presentes na cidade contemporânea valorizam o ato de consumir.

Artigo completo:

Consumption is one of the main elements on which contemporary society is based, interfering in our habits, culture, lifestyle and in the very division and identity of social groups. However, this consumer-oriented culture was built through a long process over the years, where certain factors were fundamental to the creation of an urban imaginary that valued the act of consuming. Therefore, the objective of this article is to understand how the development of an urban imaginary focused on consumption took place throughout history and to understand what the main factors present in the contemporary city have generated an urban imaginary that values the act of consuming.

Palavras-chave: Imaginário urbano. Imaginário. Consumo. Cidade. Contemporaneidade,

Palavras-chave: Urban imaginary. Imaginary. Consumption. City. Contemporaneity,

DOI: 10.5151/viicincci-30

Referências bibliográficas
  • [1] ALIAGA, F. et al. Introducción: estado del arte en imaginarios y representaciones: un mapa necesario para buscar caminos investigativos en Iberoamérica. In: ALIAGA, F. et al. (org.). Imaginarios y representaciones sociales: estado de la investigación en Iberoamérica. Bogotá: Ediciones USTA, 2018, p. 9-20.
  • [2] ALONSO, L. H. La era del consumo. Madrid: Siglo XXI, 2006.
  • [3] BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Elfos, Edições 70, 1995.
  • [4] BRAIDA, F. As galerias comerciais na rede urbana, na imagem e no imaginário de Juiz de Fora e de Buenos Aires. CES Revista, Juiz de Fora, v.2, 2011. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/cesRevista/article/view/637/498. Acesso em: 25 maio 2019.
  • [5] BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
  • [6] CANCLINI, N. G. Imaginarios urbanos. Buenos Aires: Eudeba, 2007.
  • [7] CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
  • [8] FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
  • [9] FREITAS, R. F. Comunicação e espaços de consumo: o imaginário dos shopping centers. In: FREITAS, R. F.; OLIVEIRA, J. da S. (org.). Olhares urbanos: estudos sobre a metrópole comunicacional. São Paulo: Summus, 2011.
  • [10] FREITAS, R. F. Simmel e a cidade moderna: uma contribuição aos estudos da comunicação e do consumo. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, n. 10, p. 41-53, jul. 2007. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/98/99. Acesso em: 27 maio 2020.
  • [11] GARREFA, Fernando. Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo. Tese (Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-18052010-153220/publico/tese_fernando_garrefa.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.
  • [12] GASTAL, S. Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio. Campinas: Papirus Editora, 2006.
  • [13] GOMES, P. B. M. B. Mídia, imaginário de consumo e educação. Educação e Sociedade, n. 74, abr. 2001, p. 191-207. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a11v2274.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.
  • [14] GROSSI, Virgínia Campos; PAULA, Frederico B. R. de. As galerias comerciais de Juiz de Fora (Brasil) e suas relações com o imaginário urbano. In: ELEMENTOS da Arquitetura e Urbanismo. Volume 1. 1ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 1, p. 110-118. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/arquitetura/volume1/Arquitetura_vol1.pdf. Acesso em: 1 jun. 2020.
  • [15] HARVEY, D. O espaço como palavra-chave. Em Pauta, Rio de Janeiro, v. 13, n. 35, 20 Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/18625/13595. Acesso em: 2 jun. 2020.
  • [16] JAMESON, F. O marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.
  • [17] Lacarrieu, M. La “insoportable levedad” de lo urbano. Revista Eure, Santiago de Chile, v. 33, n. 99, p. 47-64, 2007. Disponível em: https://eure.cl/index.php/eure/article/view/1359. Acesso em: 24 maio 2020.
  • [18] LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
  • [19] LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.
  • [20] LINDÓN, A. La construcción socioespacial de la ciudad: el sujeto cuerpo y el sujeto sentimiento. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad, n. 1 p. 6-20, 2009. Disponível em: http://www.relaces.com.ar/index.php/relaces/article/view/4/4. Acesso em: 2 abr. 20
  • [21] SILVA, A. Tradução: Carmen Ferrer. Imaginários, estranhamentos urbanos. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.
  • [22] SOUSA, M. A cidade como palco da comunicação. In: FREITAS, R. F.; OLIVEIRA, J. da S. (org.). Olhares urbanos: estudos sobre a metrópole comunicacional. São Paulo: Summus, 2011.
  • [23] TASCHNER, G. Comunicação, sociedade e imaginários do consumo. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 7, n. 20, p. 37-57, nov. 2010. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/204/202. Acesso em: 28 maio 2020.
  • [24] TOURAINE, A. Crítica da modernidade. Petrópolis: Ed. Vozes, 1994.
  • [25] VARGAS, Heliana Comin. Comércio e cidade: dinâmicas da motivação, do tempo e do lugar. Palestra de encerramento do Seminário Gestão do Tempo e Apropriação da Cidade. Lisboa: Instituto de Investigação Interdisciplinar, nov. 2014. Disponível em: http://www.labcom.fau.usp.br/wp-content/uploads/2015/08/2014-din%C3%A2micas-da-motiva%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • [26] VERA, P. Imaginarios urbanos: dimensiones, puentes y deslizamientos en sus estudios. In: VERA, P.; GRAVANO, A.; ALIAGA, F. Ciudades (in)descifrables: imaginarios y representaciones sociales de lo urbano. Bogotá: Editorial UNICEN, l. 178-981, 2019. Edição do Kindle.
Como citar:

GROSSI, Virgínia Campos; BRAIDA, Frederico; ABDALLA, José Gustavo Francis; "Imaginário urbano e consumo na cidade contemporânea ", p. 451-464 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações