Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Polos Varejistas não Especializados de Rua. O Mapeamento para São Paulo

Non-specialized street retail centers. Mapping to São Paulo

CAMPAGNER, Larissa G. ; PISETTA, Cecilia ; CALDANA, Valter L. ; CALLIARI, Mauro S. P. ;

Artigo completo:

Este trabalho integra uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo principal mapear e qualificar, sob a ótica da urbanidade, polos varejistas de rua. Seu foco é a cidade de São Paulo e o trabalho a seguir, como parte dos resultados iniciais, apresenta a elaboração de um mapa de localização dos principais polos de varejo de rua encontrados no município. A partir da criação e do cruzamento de sete layers, representantes de categorias varejistas, foram encontrados e localizados 424 polos de varejo de rua na cidade de São Paulo. Estima-se que o material analisado e produzido possa contribuir para formulação de políticas públicas que pretendam enfrentar o tema da requalificação e fomento aos polos varejistas de rua e, ao mesmo tempo, favorecer decisões relacionadas à implantação e localização de pontos de venda, seja de comércio ou serviços.

Artigo completo:

This work is part of an ongoing research, whose main objective is to map and qualify, from the perspective of urbanity, street retailers. Its focus is the city of São Paulo and the following work, as part of the initial results, presents the elaboration of a map of the location of the main street retail hubs found in the municipality. From the creation and crossing of seven layers, representatives of retail categories, 424 street retail hubs were found and located in the city of São Paulo. It is estimated that the material analyzed and produced can contribute to the formulation of public policies that intend to address the theme of requalification and promotion to street retail hubs and, at the same time, favor decisions related to the implantation and location of points of sale, whether commerce or services.

Palavras-chave: Polos Varejistas de Rua, Políticas Públicas, cidade e varejo,

Palavras-chave: Retail Street Centers, Public Policies, City and Retail,

DOI: 10.5151/viicincci-46

Referências bibliográficas
  • [1] BESSA, Vagner; MUNHOZ, Juliana C.; WISSENBACH, Tomas; PAULA, Alinde de. Território e desenvolvimento econômico. In:COMIN, A. (Org.) Metamorfoses Paulistanas. CEBRAP. E UNESP. São Paulo: Imprensa Oficial, 2012. pp 127-170.
  • [2] CALDANA, L. Valter, CAMPAGNER, G. Larissa. Revitalização dos Polos Varejistas de Rua: Análise de Três Casos em São Paulo. In: PARENTE, Juracy ... [et al.]. Varejo em Polos de Rua: Dinamizando o Comércio e Revitalizando as Cidades. São Paulo, Actual Editora, 2020, p. 237.
  • [3] CALLIARI, Mauro. Espaço público e urbanidade em São Paulo. São Paulo: BEI, 2016.
  • [4] CAMPAGNER, L. Atividade Varejista e Desenvolvimento Urbano, uma (tênue) interface: Avanços e Desafios dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana - Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PDE 2014). Tese de Doutorado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, São Paulo, 2016
  • [5] CESARINO, Gabriela Krantz. Os arranjos criativos na transformação da cidade. Dissertação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. 176 f. 2016.
  • [6] COMIN, A. A economia e a cidade. Metamorfoses Paulistanas. In: COMIN, A. (Org.). Metamorfoses Paulistanas: atlas geoeconômico da cidade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: UNESP: CEBRAP, 2012, v. 1, pp. 7-28.
  • [7] DEAECTO, Marisa Midori. O comércio e a vida urbana na cidade de São Paulo. (1889- 1930). São Paulo: Editora SENAC, 2001.
  • [8] JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2007
  • [9] KOTLER, P. Administração de Marketing. 12ed. Pearson/Prentice Hall, 2007. Disponível em Scribd: < http://pt.scribd.com/doc/271304077/Administracao-de-Marketing-Kotler-Keller-12%C2%AA-Edicao-pdf#scribd>: E-BOOK
  • [10] LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 3ed. São Paulo: Atlas, 2004.
  • [11] LIMA FILHO, A.O, Distribuição espacial do comércio varejista da Grande São Paulo. São Paulo, Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo, 1975
  • [12] MATTAR, F. N. Administração de varejo. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2011.
  • [13] PARENTE, Juracy; SILVA, André L. B., Revitalização dos Polos Varejistas de Rua: Análise de Três Casos em São Paulo. In: PARENTE, Juracy ... [et al.]. Varejo em Polos de Rua: Dinamizando o Comércio e Revitalizando as Cidades. São Paulo, Actual Editora, 2020, p. 128.
  • [14] PARENTE, J. O varejo no Brasil. Gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.
  • [15] _________Polos varejistas de rua ou shopping centers? comparando as preferências da baixa renda - Edição Especial BBR Conference, Vitória-ES, 2012, p. 162-189
  • [16] VARGAS, H. A Localização Comercial não se define por Decreto. São Paulo, 2015. Disponível em < http://www.labcom.fau.usp.br/?p=577>, acesso em janeiro de 20
  • [17] ________________Comércio e serviços varejistas nos estudos urbanos: a complexidade na produção de conhecimento. In: Conferência de abertura do I Colóquio Internacional de Comércio e Cidade: uma relação de origem. Set. de 2005. SP, Anais do II CinCci SP – FAU USP-LABCom, março de 2008.
  • [18] __________________. Comércio e cidade: uma relação de origem. In: Memórias do Comércio Paulista. São Paulo: Edições Sesc SP, 2012, p. 74.
Como citar:

CAMPAGNER, Larissa G.; PISETTA, Cecilia; CALDANA, Valter L.; CALLIARI, Mauro S. P.; "Polos Varejistas não Especializados de Rua. O Mapeamento para São Paulo", p. 692-712 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-46

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações