Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O ambiente e a arquitetura comercial: uma análise sob o ponto de vista da emoção e do visual merchandising

The environment and commercial architecture: an analysis from the point of view of emotion and visual merchandising

OLIVEIRA, Natan Noel Soares de ; FIGUEIREDO, Camilla Furtado de ; FIGUEIREDO, Gildivan Martins de ;

Artigo completo:

O presente artigo avalia a implementação de estratégias para motivação do cliente no ambiente do ponto de vendas, através de técnicas empregadas ao branding emocional e o visual merchandising na arquitetura da loja Attitude Urban localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Para tanto foi utilizada o método de pesquisa exploratório, para analisar os aspectos supracitados relacionado as características da loja física, e aos aspectos sensoriais atribuído a marca e ao ambiente analisado. Buscou-se identificar a empregabilidade de técnicas de visual merchandising e branding emocional, em suas ações e campanhas de conscientização, bem como das ações de marketing digital em redes sociais e suas estratégias de convencimento do cliente. Constatou-se o direcionamento do marketing sensorial ao público alvo da loja que está atrelada a inovação e juventude. Sendo que a loja Attitude Urban se preocupa em relação aos detalhes tangíveis e intangíveis que proporcionam um melhor resultado no ambiente comercial.

Artigo completo:

This article evaluates the implementation of strategies for the customer's motivation in the point of sale, through techniques used in the emotional branding and visual merchandising in the Attitude Urban store architecture, located in Cajazeiras-PB. For this purpose, the exploratory research method was used to analyze the aspects related to the physical store characteristics, and the sensory aspects attributed to the brand and the environment analyzed. Sought if to identify the employability of visual merchandising and emotional branding techniques, in their actions and awareness campaigns, as well as the digital marketing actions in social networks and their strategies of convincing the client. It was found, the sensory marketing targeting the store's target audience, that is linked to innovation and youth. Being that the store Attitude Urban is concerned with the tangible and intangible details that provide a better result of the commercial environment.

Palavras-chave: Arquitetura sensorial. Branding emocional. Visual merchandising,

Palavras-chave: Sensory architecture. Branding emotional. Visual merchandising,

DOI: 10.5151/viicincci-34

Referências bibliográficas
  • [1] ATTITUDE URBAN [Imagens]. Instagram: @attitudeurban, 2019. Disponível em: https://www.instagram.com/attitudeurban/ Acesso em: 05 nov. 2019.
  • [2] BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • [3] CAVALCANTE, Emmanuel dos Santos; ALBINO, Danilo Alves. A importância do visual merchandising para a arquitetura comercial. 2019. 19 f. TCC (Pós-Graduação) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, João Pessoa, 2019.
  • [4] COSTA, Joan. A imagem da marca: Um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2011.
  • [5] GOBÉ, Marc. Experiências emocionais. Revista D2B Design to Branding Magazine, [Toda palavra conteúdo editorial], São Paulo, p. 13-19, nov. 2006. Disponível em: https://pt.slideshare.net/arnaldorabelo/gad-design-2-branding?from_action=save. Acesso em: 28 de outubro de 2019.
  • [6] GRANADO, Bruno Martins Campos. MORAES, Juliana Bordinhon Nogueira de. ESTRATÉGIAS COMERCIAIS: VISUAL MERCHANDISING ALIADO A ARQUITETURA. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVII, Nº. 000105, 24/03/2017. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/estrategias-comerciais-visual-merchandising-aliado-arquitetura. Acessado em: 29 de outubro de 2019.
  • [7] MORGAN, Tony. Visual Merchandising Vitrines e Interiores Comerciais. São Paulo: Gustavo Gili, 2011.
  • [8] SILVA, Elisangela Batista da; "O PAPEL DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DO PLACE BRANDING", p. 3432-3441 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/ped2016/0295.pdf. Acesso: 22 de outubro de 2019.
  • [9] RAMOS, Morgana Gonçalves. Branding sensorial: a relação marca x consumidor criada pela ambientação das lojas - DOI. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, [s.l.], v. 8, n. 2, p.81-109, 14 mar. 2012. Centro de Ensino Unificado de Brasilia. http://dx.doi.org/10.5102/uc.v8i2.1333. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/arqcom/article/view/1333/153 Acesso em: 22 out. 201
  • [10] RHEINGANTZ, Paulo Afonso.; ARAÚJO Mônica.; ALCANTARA, Denise. Os sentidos humanos e a construção do lugar: Em busca do caminho do meio para o desenho universal. In: Seminário Acessibilidade no cotidiano. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www.prolugar.fau.ufrj.br/wp-content/uploads/2017/10/os_sentidos_humanos_safe.pdf. Acesso em: 22 de outubro de 2019.
  • [11] RUPINI, RV.; NANDAGOPAL. A Study on the Influence of Senses and the Effectiveness of Sensory Branding. Journal of Psychiatry, v. 18, n. 2, p. 1-7, 2014. Disponivel em: file:///C:/Users/noelo/Desktop/a-study-on-the-influence-of-senses-and-the-effectiveness-of-sensory-branding-Psychiatry-1000236.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2019.
  • [12] TONI, D.; LARENTIS, F.; MATTIA, A. ?.; MILAN, G. S. A imagem do comércio varejista e a satisfação dos consumidores: um estudo exploratório ambientado em uma cidade da Serra Gaúcha. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 8, n. 1, p. 91-104, 2011. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/2493. Acesso em: 01 de outubro de 2019.
  • [13] TUMELERO, Mônica; BALDISSERA, Adriana Diniz. A EMOÇÃO NA ARQUITETURA COMERCIAL. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 1-14, sep. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/76. Acesso em: 01 oct. 2019.
  • [14] VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A mente Incorporadora – Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Porto Alegre: Artmed, 2003. [editado originalmente em 1991].
  • [15] As referências bibliográficas deverão seguir o padrão da ABNT, o texto deve estar em Arial, corpo 12, espaçamentos de 12pt após, sem recuo.
Como citar:

OLIVEIRA, Natan Noel Soares de; FIGUEIREDO, Camilla Furtado de; FIGUEIREDO, Gildivan Martins de; "O ambiente e a arquitetura comercial: uma análise sob o ponto de vista da emoção e do visual merchandising ", p. 509-526 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-34

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações