Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Espaços culturais para valorização da identidade local

Cultural spaces to enhance local identity

RAMOS, Marcos Roberto ; SILVA, Diego Borges da ; TRISKA, Ricardo ;

Artigo completo:

Este artigo analisa modelo de negócios de patrimônio histórico cultural e propõe soluções por meio do Design, a fim de evidenciar, valorizar, enfatizar a experiência do usuário e a identidade local. Assim, realizou-se um estudo aplicado, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório, contribuindo para uma discussão teórica acerca da Gestão de Design, aplicados em dois estudos de caso. Como resultado, percebe-se que nem sempre a estratégia aplicada ao negócio considera os aspectos culturais em sua comunicação com o público-alvo, o que fragiliza a percepção de identidade e conexão do usuário com o espaço cultural, com implicações, nem sempre positivas nas proposições de seu uso.

Artigo completo:

This article analyzes the business model of historical cultural heritage and proposes solutions through Design, in order to highlight, value, emphasize the user experience and the local identity. Thus, an applied study was carried out, with a qualitative approach and exploratory objective, contributing to a theoretical discussion about Design Management, applied in two case studies. As a result, it is clear that the strategy applied to the business does not always consider cultural aspects in its communication with the target audience, which weakens the user's perception of identity and connection with the cultural space, with implications, not always positive in propositions of its use.

Palavras-chave: Gestão de Design. Modelo de negócios. Identidade. Design Território. Design de Experiência,

Palavras-chave: Design Management. Business model. Identity. Territory Design. Experience Design,

DOI: 10.5151/viicincci-28

Referências bibliográficas
  • [1] AQUINO, M. W. Evolução do modelo de negócio no processo empreendedor de start-ups: um estudo exploratório. 122 p. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresa). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
  • [2] BALLARD, G.; KOSKELA, L. On the agenda of Design Management research. In: Proceedings IGLC ‘98. Disponível em:
  • [3] Ballard/publication/244446215_Towards_Lean_Design_Management/links/00b49524f6f6aebf4d000000.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2020.
  • [4] BARRERA, Y. N. I. G. La Cultura del Diseño, estrategia para la generación de valor e innovación en la PyMe del Área Metropolitana del Centro Occidente. Cuad. Cent. Estud. Diseño Comum., Colombia, n. 34, dez. 2010.
  • [5] CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. 4.ed. São Paulo: USP, 2008.
  • [6] DEN OTTER, A.; EMMITT, S. Design team communication and design task complexity – The preference for dialogues. In: Architectural Engineering and Design Management, v. 4, 2008. p. 121–129.
  • [7] DU GAY, P. et al. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 199
  • [8] FASCIONI, Lígia. DNA Empresarial: Identidade corporativa como referência estratégica. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
  • [9] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • [10] KESTLE, L. The development and validation of a conceptual design management model for international collaborative remote site projects. In: Unpublished PhD thesis. University of Canterbury, Christchurch, New Zealand, 2009.
  • [11] KESTLE, L.; LONDON, K. Towards the development of a conceptual design management model for remote sites. In: Proceedings of the 10th Annual Conference on Lean Construction liGLC-10, Gramado, Brazil, UFRGS, Brazil, 6-8 August, 2002, p. 309–322.
  • [12] MARTINS, R. F. F.; MERINO, E. A. D. A. Gestão de design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: Eduel, 2011.
  • [13] MORAES, D. Metaprojeto: o Design do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
  • [14] MOZOTA, B. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [15] NGD/UFSC. Núcleo de Gestão de Design – UFSC. disponível em: http://www.ngd.ufsc.br/. Acesso em 23 mar. 2020.
  • [16] NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
  • [17] OSTERWALDER, A. The Business Model Ontology: a proposition in a design science approach. 2004. 169 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ecole Des Hautes Etudes Commerciales, Universite de Lausanne, Lausanne, Suiça, 2004.
  • [18] STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. (Org.). Isto é design thinking de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
  • [19] VILLAS-BOAS, A. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
Como citar:

RAMOS, Marcos Roberto; SILVA, Diego Borges da; TRISKA, Ricardo; "Espaços culturais para valorização da identidade local ", p. 420-437 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações