Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O papel do comerciante na história: de difusor de informação a controlador do bigdata

The role of the trader in history: from information diffuser to big data controller.

VARGAS, Heliana Comin ;

Artigo completo:

O presente trabalho tem como intenção discutir o papel do comerciante na na Era digital, considerando que o comércio tem uma relação de origem com as cidades, respondendo por sua estruturação e vitalidade. Para tanto, faz um breve percurso histórico dos diferentes papeis assumidos pelo comerciante cuja atuação se desdobra em dois campos de atuação. Um deles está voltado ao desenvolvimento econômico e aos avanços da civilização e, o outro envolve a organização e estruturação dos assentamentos humanos. Esse percurso permite identificar uma metamorfose nos diversos papeis assumidos e que vão da sua função de difusor da informação a de controlador do bigdata. As mudanças de comportamento do consumidor e os impactos territoriais que já começam a ser observados, e que são aqui apenas delineados, desafiam-nos a buscar outras formas de gestão e de intervenção em nossas cidades.

Artigo completo:

The present work intends to discuss the role of the trader, in the digital age, considering that commerce has a relationship from origin with cities and has been responsible for its structuring and vitality. To do so, it makes a brief historical journey of the different roles assumed by the trader in history, whose performance unfolds in two fields of action. One focuses on economic development and advances in civilization, and the other involves the organization and structuring of human settlements. This path allows us to identify a metamorphosis in the different roles assumed, ranging from its function of disseminating information to that of the controller of big data. The changes in consumer behavior and territorial impacts that are already beginning to be observed and which are then outlined, challenge us to seek other forms of management and intervention in our cities.

Palavras-chave: comerciante, era digital, bigdata, comércio e cidade,

Palavras-chave: trader, digital age, big data, commerce and city,

DOI: 10.5151/viicincci-38

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO, Aroldo. O Mundo Antigo. Expansão geográfica e evolução da geografia. São Paulo: São Paulo, 1965.
  • [2] BARRACLOUGH, G. Introdução à História Contemporânea. Rio de Janeiro. Zahar, 1964.
  • [3] BERRY, J.L. Berry. Geography of Market Centers and Retail Distribution. New Jersey: Englewood Cliff Prentice Hall, 1967.
  • [4] BURNS, Edward M. História da Civilização ocidental; do homem das cavernas até a bomba atômica. Rio de Janeiro: Globo, 1966.
  • [5] CHAVES, Mário Monteiro. História da Maçonaria. Parte II 33 - 38. In: CHAVES, Mário Monteiro. José Castellani: uma coletânea da Rede Mundial . 2ª Edição Brasília:Edição do Autor, 2016
  • [6] CHAND Smriti. Theories of Retailing: How different retail formats Emerge, Mature and are then Replaced By another Format? Disponível em http://www.yourarticlelibrary.com/retailing/theories-of-retailing-explaining-how-different-retail-formats-emerge-and-mature/12995 acessado em 20/04/2020
  • [7] CHILDE, Gordon. O que aconteceu na história. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1966
  • [8] DAUGUERTY, Paul R. WILSON, H. James. Human+ Machine. Reimagigining Work in the Age of AI. Boston: Harvard Business Review Press, 2018 453
  • [9] FOURQUIM, Guy. História Econômica do Ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 197
  • [10] GARREFA, F. Shopping Center. De centro de abastecimento a produto de consumo. São Paulo: SENAC, 20
  • [11] GARREFA, Fernando. Shopping Centers e Conjuntos de Uso Misto. Conceito, projeto e produto. Cap 9. In: VARGAS, H. C.& ARAUJO, C. P. Arquitetura e Mercado imobiliário. São Paulo: Manole, 2014.
  • [12] GEIST, Johann F. Arcades: the history of a Building Type. Londres: MIT Press, 1993.
  • [13] GLOTZ, G. História Econômica da Grécia desde o período homérico até a conquista romana. Lisboa: Cosmos, 1920.
  • [14] GRUEN, V. (1962). Retailing and the Automobile; a Romance Based Upon a Case on Mistaken Identity. In: Hornbeck. J.S. Stores and Shopping Centers. Nova York: McGraw-Hill.
  • [15] GUIDONNI, E.;MARINO, A. Historia del urbanismo. El Siglo XVII. Madrid: Instituto de Estudios de Administración Local, 1982.
  • [16] HIRSCHMAN, Albert. O. As paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
  • [17] JEFFERS, J. B.(1968). Prospective Commerciale en l’Europe 1970-1980. Urbanisme. (108/109), 84-89.
  • [18] PIRENNE, Henry. As cidades na Idade Média s/l:Edições EuropaAmérica, 1964.
  • [19] RENOY, Georges. Les Grands Magasins. Bélgica: Rossel,1986.
  • [20] SCHWAB K. (2018). A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro.
  • [21] VARGAS, Heliana C. Comércio: Localização estratégica ou estratégia na localização.Tese de doutorado. São Paulo: FAUUSP, 1992.
  • [22] ___________Espaço Terciário. O lugar , a arquitetura e a Imagem do Comércio. Saõ Paulo: Senac, 2001; Barueri;Manole, 2018
  • [23] _______________ O fator localização revisitado. Cap 3. In: VARGAS, H. C.& ARAUJO, C. P. Arquitetura e Mercado imobiliário. São Paulo: Manole, 2014.
  • [24] VARGAS, Heliana Comin. Comércio, Serviços e Cidade: Subsídios para Gestão Urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. v.22, E202003, 2020.
  • [25] VÁRZEA, Affonso. História do Comércio. São Paulo: Francisco Alves, 1937.
  • [26] WEBER, Max. (1999) A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Trad. Maria Irene de Q. F. Szmrecsányl; Tamás J. M. K. Szmrecsányl. Ed. 13. São Paulo: Pioneira.
  • [27] ZENTES, Joachim; SCHWARZ-ZANETTI, W. Planning for Retail Change in West Germany. Buil Environement, v,14, n.1 p.3846, 1988.
Como citar:

VARGAS, Heliana Comin; "O papel do comerciante na história: de difusor de informação a controlador do bigdata", p. 570-586 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-38

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações