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A dimensão olfativa e o projeto de interiores comerciais: multissensorialidade no ambiente construído

The olfactory dimension and the design of commercial interiors: multisensory in the built environment

ROMANOS, Paloma ; MENDES, Caroliny ; ANGELICA, Larissa ; VELLOSO, Isabela Monken ; BRAIDA, Frederico ;

Artigo completo:

Este artigo aborda a dimensão olfativa como componente do projeto de interiores comerciais. Embora os odores nos pontos de venda sejam recorrentemente tratados pelo marketing, como estratégia de uma marca criar sua identidade através dos aromas, eles também compõem uma dimensão do ambiente construído. A questão discutida é: como os odores têm sido (ou podem ser) incorporados como um componente do projeto de interiores? O principal objetivo é evidenciar como os pontos de venda de algumas marcas, sobretudo de varejo de moda, criam espacialidades que se conformam, também, a partir da dimensão olfativa. Para tanto, do ponto de vista metodológico, além da pesquisa bibliográfica, foram selecionadas duas marcas para análise: Le Lis Blanc e Osklen. O que se evidencia é que, para além da primazia da visualidade, os odores podem ser incorporados como uma dimensão dos projetos de interiores que explorem a multissensorialidade, possibilitando a ampliação das experiências dos consumidores.

Artigo completo:

This article addresses the olfactory dimension as a component of commercial interior design. Although odors at points of sale are frequently treated by marketing, as a brand strategy to create its identity through aromas, they also make up a dimension of the built environment. The question discussed is: how have odors been (or can be) incorporated as a component of interior design? The main objective is to show how the points of sale of some brands, especially fashion retailers, create spatialities that also conform to the olfactory dimension. Therefore, from the methodological point of view, in addition to the bibliographic research, two brands were selected for analysis: Le Lis Blanc and Osklen. What is evident is that, in addition to the primacy of visuality, odors can be incorporated as a dimension of interior projects that explore multi-sensoriality, enabling the expansion of consumer experiences

Palavras-chave: Dimensão olfativa. Projeto de Interiores Comerciais. Multissensorialidade,

Palavras-chave: Olfactory dimension. Commercial Interior Design. Multisensory,

DOI: 10.5151/viicincci-02

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Como citar:

ROMANOS, Paloma; MENDES, Caroliny; ANGELICA, Larissa; VELLOSO, Isabela Monken; BRAIDA, Frederico; "A dimensão olfativa e o projeto de interiores comerciais: multissensorialidade no ambiente construído", p. 19-32 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-02

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