Blucher Chemistry Proceedings
5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química
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Ensino de Química
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Chemistry of Cosmetics: Using Context and Interdisciplinarity as allowance for Chemistry Teaching
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Análise e Utilização de Jogos Lúdicos Como Metodologia no Ensino de Química
Analysis and Use of Playful Games How Methodology in Chemistry Teaching
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Criação de equipamentos de laboratório utilizando métodos alternativos para o uso no Ensino Médio
Laboratory equipment creation using alternative methods for use in high school
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A água e suas propriedades: O uso do jogo didático no ensino de química
Water and its properties: The use of didactic game in chemistry teaching
PDF - p-29-37 -
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AÇÚCAR MASCAVO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Brown sugar and teaching of science: an interdisciplinary approach
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As Principais Abordagens da Temática Meio Ambiente no Ensino de Química
The Main Theme of Environment Approaches in Chemistry Teaching
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Bioensaio Toxicológico de Plantas Regionais como Ferramenta Interdisciplinar no Ensino de Química
Toxicology Bioassay Regional Plants as Interdisciplinary Tool in Chemistry Teaching
PDF - p-63-68 -
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Contextualizando a Química: O Uso de Plantas Regionais na Contextualização de Conceitos Químicos
Contextualizing Chemistry: The Use of Regional Plants in the Context of Chemical Concepts
PDF - p-79-84 -
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A Dinâmica das Formas Alternativas do Ensino de Química Proporcionando a Criatividade dos Alunos
The Dynamics of Forms of Chemical Education Alternatives Providing the Student Creativity
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Aproximações e distanciamentos da carreira docente em Química com sujeitos da Argentina e do Brasil
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Formação inicial de professores de química: uma reflexão pedagógica do fazer docente
Initial training of chemistry teachers : pedagogical reflection of teachers do
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A Química dos Cosméticos Numa Perspectiva de Ensino por Projetos
Chemistry of Cosmetics a Perspective for Teaching by Projects
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Lei da Conservação das Massas: Experimentação e Contextualização
Law of Conservation of Mass : Experimentation and Contextualization
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O Juazeiro e a Geração de Conceitos Químicos
The Juazeiro and Chemical Concepts Generation
PDF - p-173-178 -
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Uso da tecnologia interativa e a experimentação no ensino de Química
Uso da tecnologia interativa e a experimentação no ensino de Química
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O Estado da Arte Sobre a Pesquisa em Atitudes e Concepções Sobre a Ciência e Seu Ensino
State of the Art about the Research in Attitudes and Conception about the Science and Your Teaching
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Ensino e Meio Ambiente: Reciclando o óleo de cozinha na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho
Education and environment: Recycling oil at Escola Estadual Professor Abel Freire Rabbit
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Teatro Cientifico: O Lúdico para o Ensino e Aprendizagem de Química
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Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química
Identification tests of Organic Functions: an experimental approach to chemistry teaching
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O PIBID Contextualizando o Ensino de Química Através do Teatro
The PIBID contextualizing the Chemistry Education Through Theatre
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Química Orgânica
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Estudo da formação de base de schiff a partir da quitosana com diferentes graus de desacetilação
Study of Schiff base formation from Chitosan of different degrees of deacetylation
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Propriedades estruturais, eletrônicas e vibracionais da molécula do herbicida Glifosato.
Approaching the Glyphosate Herbicide: Structural, Electronic, and Vibrational Properties
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PDF - p-292-300 -
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Jogos lúdicos: uma ferramenta para a compreensão da química orgânica
Playful games: A Tool for Organic Chemistry Understanding
PDF - p-318-326
Química Analítica
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Quality evaluation of processed water in traditional clay filters contrasting modern filters
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Electroanalytical determination of sodium ions using a nickel oxide modified carbon paste electrode
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Electroanalysis of Ponceau 4R using a nickel hexacyanoferrate modified carbon paste electrode
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Otimização da síntese de biodiesel de soja utilizando técnicas quimiométricas.
Optimization of Soybean Biodiesel Synthesis Using Chemometric Techniques
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DETERMINAÇÃO DE UMIDADE, CINZAS E FÓSFORO EM QUATRO VARIEDADES DE FEIJÃO CAUPI
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE, CINZAS E FÓSFORO EM QUATRO VARIEDADES DE FEIJÃO CAUPI
PDF - p-376-385 -
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O MECANISMO DO DESEMPENHO DE POLI-2-MERCAPTOBENZIMIDAZOL NA DETECÇÃO ELETROQUÍMICA DE COLESTEROL
O MECANISMO DO DESEMPENHO DE POLI-2-MERCAPTOBENZIMIDAZOL NA DETECÇÃO ELETROQUÍMICA DE COLESTEROL
PDF - p-393-401
Química Inorgânica
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Nitro complexos de ferro(III) com derivados da base de Schiff Salen
Iron(III) nitro complexes with Schiff base salen derivatives
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Síntese de materiais mesoporosos: um estudo comparativo entre o SBA-15 e o KIT-6
Synthesis of mesoporous materials: A comparative study of the SBA-15 and KIT-6
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Síntese de nanotubos de oxido de vanádio pelo método hidrotérmico livre de templates
Nanotube Synthesis of Vanadium Oxide By the method Hydrothermal Free Templates
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Síntese, caracterização e utilização da peneira molecular SBA-15 como adjuvante em fármaco.
Synthesis, Characterization and Using the SBA -15 molecular sieve as a drug adjuvant
Físico-Química
Físico-Química
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Influência da densidade de corrente na composição da liga Ni-Co
The influence of current density in the alloy composition Ni-Co
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Qualidade físico-química da água de coco comercializada por ambulantes no município de Mossoró/RN
Physical and Chemical Quality of Coconut Water Sold by street no municipality of Mossoró / RN
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Extrato da folha do “murici” como inibidor da corrosão do aço carbono em meio ácido.
Leaves extract of “murici” as corrosion inhibitor for carbon steel into acid.
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Análise físico-química da água de três poços subterrâneos no município de Mossoró-RN
Physico-chemical analysis of water from three underground wells in the city of Mossoro-RN
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Estudo comparativo das propriedades de óleo de coco obtido pelos processos industrial e artesanal
Comparative Study of Coconut Oil Properties
PDF - p-515-526 -
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Obtaining Biodiesel Sunflower and Ecodiesel in Proportions B2.5, B7.5, B10, B25, B50 and B75
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Potassium iodide supported on MCM- 41 as catalyst for biodiesel synthesis using microwave
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Síntese e caracterização de citrato de níquel pelo método polimerizante
Synthesis and Characterization of nickel citrate by Method polymerizing
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PDF - p-566-576 -
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Obtenção e caracterização de biodiesel e ecodieseis de girassol
Obtaining and characterization of biodiesel and sunflower biodiesel
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Efeitos naturais e antrópicos na qualidade da água da bacia hidrográfica do rio apodi/mossoró
EFFECTS NATURAL AND ANTHROPOGENIC THE QUALITY OF THE RIVER BASIN WATER APODI RIO / MOSSORÓ
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Caracterização físico-química dos efluentes de uma indústria de laticínios
Physicochemical characterization of the effluents from a dairy industry
Química Ambiental
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PCZ Determination of natural adsorbents used in removing contaminants from aqueous solutions
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Orange peel biosorbent potential as an alternative for removing heavy metals from wastewater
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Bioconversão da Palma Forrageira e do Sisal como Alternativa para Alimentação Animal
Bioconversion of forage and Sisal Palma with Alternative for Food annimal
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Avaliação da adsorção de benzeno em meio aquoso pela vermiculita
Benzene adsorption evaluation from aqueous medium with vermiculite
PDF - p-640-646 -
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Processos de tratamento do chorume e reaproveitamento: Uma revisão
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Análise bromatológica do pólen apícola da região do semiárido potiguar
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Biodiesel a partir do óleo de fritura residual e gordura animal (sebo bovino)
Biodiesel from frying oil residual and animal fat (tallow beef).
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Analise da água no lixão e áreas circunvizinhas no município de Caraúbas – RN
Water analysis and surrounding areas at the dump in Caraúbas - RN municipality
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Determinação do Potencial Fitorremediador da Eichhornia Crassipes em Ambientes Naturais
Determination of potential phytoremediation of natural environments in eichhornia Crassipes
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Análise química e microbiológica da água em pontos de coleta distintos
Chemical and microbiological water analysis in different collection points
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Tratamento da água Produzida Doce usando Processo Eletroquímico de Oxidação Avançada
Produced sweet treat water using Electrochemical Advanced Oxidation Process
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Tratamento Eletroquímico de Efluente de Biodiesel usando Ânodos Dimensionalmente Estáveis
Electrochemical Treatment of Biodiesel Effluent using Dimensionally Stable Anodes
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Desalination plants of waste water used in phytoremediation Natal west by Pisria Statiotes
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ANÁLISE DE CLOROFILA E O TEOR OXIGÊNIO DISSOLVIDO NAS ÁGUAS DO VALE DO AÇU
ANALYSIS OF CHLOROPHYLL CONTENT AND DISSOLVED OXYGEN IN WATER VALLEY AÇU
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Avaliação da capacidade de adsorção do Al2O3 na remoção de benzeno
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A BIORREMEDIAÇÃO COMO TÉCNICA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS POR PETRÓLEO
THE BIOREMEDIATION HOW TO WASTEWATER TREATMENT TECHNICAL CONTAMINATED BY OIL
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Síntese do biodiesel de ácido oleico: efeito do tipo de catalisador e da forma de aquecimento.
Biodiesel Synthesis of oleic acid: effect of catalyst type and form of heating
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Uso da escuma de esgoto como matéria prima para produção de biodiesel usando a técnica de microondas
Use of sewage scum as raw material for biodiesel production using the microwave technique
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Obtenção de nanotubos de óxido de cério através de síntese hidrotérmica alcalina livre de templates
Obtaining cerium oxide nanotube by template-free alkaline hydrothermal synthesis
Engenharias
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Nanopartículas Núcleo-Camada de Magnetita-Prata para Aplicações Bactericidas
Nanoparticles Core-Layer Silver-Magnetite for Bactericides Applications
PDF - p-882-893 -
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Operação de uma planta piloto na avaliação do desempenho de uma bomba centrífuga.
Operation of a pilot plant for performance evaluation of a centrifugal pump
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Análise Técnica da Eficiência de um Trocador de Calor do Tipo Casco-Tubos
Technical Analysis on the Efficiency of a Shell-Tube Heat Exchanger
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Obtenção de um diagrama pseudoternário utilizando tween 80 como tensoativo
Obtaining a pseudo ternary diagram using tween 80 as surfactant
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Estudo da Incorporação da Borra Oleosa de Petróleo em Materiais Estabilizados por Solidificação
Study of Incorporation of Oily Sludge of Petroleum in Materials Stabilized by Solidification
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Estudo da Estabilidade Térmica de Pneumáticos através da TG, DTG e DSC.
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A BRIEF REVIEW OF THE POTENTIAL OF MICROBIAL FUEL CELLS FOR WASTE TREATMENT OF DAIRY INDUSTRY
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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PRODUTOS FÁRMACOS
PRODUCT QUALITY EVALUATION OF DRUGS
PDF - p-1000-1007 -
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Aplicação de ferramenta computacional para monitoramento do comportamento de um processo químico
Computational tool application for behavior monitoring of a chemical process
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Quantificação do teor de proteínas e lactose do liofilizado do leite de cabra
Quantification of protein content and lactose of the goat milk lyophilized
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Determinação do Teor de Água de Cactáceas pelos Métodos Padrão em Estufa e Micro-Ondas
Determination of water content of Cactaceas by Standard Methods in Greenhouse and Microwave
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Potencial de Fibras Lignocelulósicas para a Produção de Etanol de Segunda Geração
Lignocellulosic Fibers Potential for the Second Generation Ethanol Production
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Influência do Solo na Corrosão de Hastes de Âncora Utilizadas no Estaiamento de Redes Elétricas.
Soil Influence in Corrosion of Anchor Rods Used in Rigging of Electrical Network
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Dimensionamento de Biodigestores Indiano para a cidade de Campina Grande
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Síntese e caracterização de materiais do tipo MCM-41sulfatada
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Qualidade da Água Dessalinizada Destinada às Comunidades Rurais de Mossoró/RN
Water Quality Desalinated Intended to Rural Communities of Mossoró/RN
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Use of carbon monoxide, as an indicator of air quality in the Federal University of Campina Grande.
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Composite Magnetic Polymeric Nanoparticles for use as a Delivery System of Antineoplasic Drugs
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Síntese e Aplicação do Palmitato de Sódio para a Remoção do Metal Pesado (Cromo)
Synthesis and Sodium Palmitate Application For Heavy Metal Removal (chrome)
PDF - p-1113-1121 -
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COAGULANTS USE OF ASSESSMENT OF ORGANIC IN ELECTROPLATING WASTEWATER TREATMENT: A CASE STUDY.
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Síntese de nanopartículas de magnetita com diâmetro controlado visando aplicações em hipertermia
PDF - p-1129-1139 -
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IV ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA / V ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA OU POR QUE UM CONGRESSO DE QUÍMICA EM MOSSORÓ É NECESSÁRIO
Atualmente nos deparamos com uma quantidade relevante de conhecimentos científicos produzidos e disponibilizados em vertiginosa velocidade, pelos mais diversos meios, capazes de modificar a maneira de ser e agir do indivíduo.
Assim, é muito importante ações de divulgação científica e de construção de uma cultura que fortaleça a maneira de pensar e construir conhecimento, próprio da ciência. Essa é entendida, hoje, de maneira ampla, como um conjunto de procedimentos que estimulam o desenvolvimento de um ser criativo e crítico. Este deve ser capaz de historiar, hierarquizar, unir conceitos, construir argumentações coerentes, suscitar discussões e tomar decisões referendadas em seu próprio corpo de conhecimento. Formar esse cidadão é fundamental para a sociedade, já que a disponibilização de conhecimentos para pessoas sem habilidade de julgar, adequadamente, o que lê, ouve e vê, constrói fossos profundos, onde o excesso de informações culmina em desentendimentos e em fortalecimento de conceitos deturpados.
A Química, tida como ciência central, responsável em grande parte pelo estabelecimento de pontes entre as mais diversas áreas, se sustenta em uma base teórico-conceitual e procedimental amplamente difundida entre aqueles profissionais que a constroem ou que de seus conhecimentos fazem uso nas mais numerosas atividades humanas. Da indústria farmacêutica a pirotécnica, da construção de edifícios a preservação ambiental, do preparo de alimentos a construção de aeronaves, os conhecimentos próprios desta ciência são o sustentáculo para a produção de tecnologias, para a tomada de decisões e para a incubação de novos saberes. No entanto, mesmo estando presente em procedimentos próprios de um cozinheiro ou do mais perito dos pesquisadores, o entendimento da química permanece longe de ser algo cotidiano na vida do cidadão comum e até mesmo (em muitos casos) de pessoas formadas em suas áreas correlatas como as engenharias química, agronômica, produção, etc.
Existe assim a enorme necessidade de ações, não apenas de divulgação, mas que carreguem em sua filosofia à semente educacional de construir novas maneiras e olhares, de fortalecer elementos que vinculem condutas e valores a construção do conhecimento, em especial do conhecimento químico e suas aplicações.
Segundo informações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), considerando os dados oficiais de Estatística da UNESCO (UIS), o Brasil é o terceiro maior investidor em pesquisa e desenvolvimento entre os países ibero-americanos, gastando 0,82% do seu PIB. Segundo essa organização, é notória a necessidade de estimular ações que culminem no desenvolvimento de uma cultura científica que respalde a ação cidadã e que busque a garantia do cumprimento das metas educativas.
O Brasil com dimensões continentais e em franco desenvolvimento deve ser capaz de enxergar em todo e em cada lugar do seu território as oportunidades de fortalecer ações desta natureza (OEI, 2010). Assim é necessário que esses recursos sejam, também, direcionados para estimular, em todas as regiões de seu extenso território, ações que culminem no desenvolvimento de uma cultura científica que respalde a ação cidadã e que busque a garantia do cumprimento das metas educativas.
Nesta perspectiva, sustenta-se a necessidade de realizar programações que tenham por finalidade a educação científica, que caminhe de mãos dadas com a divulgação científica, mas que não esteja limitada a esta, obtendo respaldo na concretude de ações que ampliem os horizontes do público alvo, que lhes remeta a possibilidade de mudança de atitudes e valores em um enfoque que prime pelas inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Informação /CTSI.
Neste sentido as instituições de ensino superior (IES) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Instituto Federal de educação do Rio Grande do Norte -IFRN (campus de Mossoró) e Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA campus de Mossoró e Caraúbas) propuseram e realizaram o 4º Encontro Nacional de Química (IV ENQ) e 5º encontro Regional de Química (V ERQ). Este evento propôs a socialização de produtos e ideias através da realização de palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações orais de trabalhos científicos, bem como a sua divulgação em anais e a publicação dos melhores em periódico com número especial do evento e na revista eletrônica “Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade”.
Devemos ressaltar que essas IES ficam na região ou na cidade de Mossoró, que é um centro acadêmico emergente (a cidade possui duas universidades e um instituto de educação federal públicos e uma universidade e três faculdades particulares) de uma região extremamente pobre que, por este motivo, dificulta a participaçãode seus estudantes em eventos realizados em outras cidades, impedindo assim, o seu crescimento profissional via participação em congressos, simpósios e encontros nacionais. Considerando a região da cidade de Mossoró, este número de IES aumenta muito, sendo que se encontra num raio de 400 km mais quatro (4) universidades federais (UFRN, UFC, UNILAB e UFPB), e vários institutos federais de educação (Apodi, Ipanguaçu, Paudos Ferros, Currais Novos, Macau, Natal) além de universidades ou centros de educação superiores particulares e inúmeras faculdades isoladas as quais oferecem dezenas de cursos de graduação e pós-graduação da área de química e ou em áreas correlatas.
Assim, além da comprovada produção cientifica da região, existe um público amplo e que tem necessidade de eventos como o proposto, principalmente, por que as dificuldades financeiras para sair da região são enormes e para a maioria desse público, intransponíveis, o que faz com que o mesmo não interaja com outros pesquisadores e tenham dificuldade em tomar conhecimento, até mesmo, da produção cientifica regional e local.
Essa necessidade ficou demonstrada com a realização dos eventos nos anos anteriores (este é o 5º encontro regional e o4º encontro nacional de química), os quais foram promovidos, exceto o último, sem apoio financeiro e por isso mesmo com pouca divulgação e estrutura, mas mesmo assim, receberam a inscrição de dezenas de trabalhos e contaram com apresença de mais de 1000 estudantes, professores e pesquisadores da região e pesquisadores convidados. Este volume de interessados indica a necessidade da continuação e ampliação deste evento com melhorias, de forma que possa contar com maior participação de lideres de pesquisas em diversas áreas da química e atividades correlatas e estabelecer um intercâmbio de pesquisas e trocas de informações entre estes pesquisadores e alunos locais.
Uma rápida avaliação nesses 4 anos de realização indicam a inscrição de centenas de trabalhos e a presença de mais de1000 estudantes, professores e pesquisadores da região e pesquisadores convidados. Neste período o evento trouxe a Mossoró 22 pesquisadores de alto nível de outras instituições para falarem de suas pesquisas e darem minicursos, o que propiciou um grande intercâmbio de conhecimentos e realização conjunta de pesquisas que começam a ser publicadas em parceria. Este volume de interessados indica a necessidade da continuação e ampliação deste evento com sua melhoria, de forma que possa contar com maior participação de lideres de pesquisas em diversas áreas da química e atividades correlatas e estabelecer um intercâmbio de pesquisas e trocas de informações entre estes pesquisadores e alunos e pesquisadores das instituições de pesquisas locais.
Dos trabalhos apresentados nos encontros anteriores 25 já foram publicados no periódico Química: Ciência, Tecnologia e Sociedadee três estão em fase final de publicação. Também começou a ser discutida a possibilidade do evento passar a ser itinerante, se deslocando e sendo realizado por diferentes universidades da região, o que se espera implantar nos próximos anos. Assim, em todas as atividades deste evento se colocou em contato pesquisadores, comprovadamente, lideres em suas áreas de pesquisa com professores e alunos da região, de forma a incentivar a produção de novos conhecimentos e a sua divulgação. Desta forma participarão neste ano dando palestras ou minicursos 14 professores doutores externos as instituições promotoras: Geraldo Eduardo Luz Junior (UESPI), Leonardo Maciel Moreira (UFRJ), Nedja Suely Fernandes (UFRN), Sibele Berenice C. Pergher (UFRN), Katia B. Gusmão (UFRS), Antonio Souza Araujo (UFRN), Carlos Martines-Huitle (UFRN), Adriana Nunes Correia (UFC), Rodnei Bertazzoli (UNICAMP), Guimes Rodrigues Filho (UFU), Josivania Marisa Dantas (UFRN), Patrícia F.S. D. Moreira (UFRN), Petronio Portela (UECE), Francisco Lins Furtado (UECE). E pelas instituições promotoras estarão participando nestes eventos mais 10 Professores Doutores Luiz Di Souza (UERN), Vinicius Patricio Silva Caldeira (UERN), Anne Gabriella Dias Santos (UERN), Daniel Freitas Freire Martins (UFERSA), Suely Souza Leal de Castro (UERN), Luiz Gonzaga de Oliveira Matias (UERN), Janete Jane Fernandes Alves (UERN), Albino Oliveira Nunes (IFRN), Francisco Souto de Souza Junior (UFERSA), João Maria Soares (UERN), 2 professores mestres Ednardo Pereira da Rocha (UFERSA) e Myrna Suyanne Barreto (UFERSA) e 6 técnicos de laboratório da UERN: Adriana Paula Batista dos Santos, Francisco Rodrigo Silva, Simone alves Serafim Rocha,Alzineide Maria Pereira, Thiago Mielle B.F.Oliveira e Williane Simões Dantas.
Desta forma, o evento contribuiu para complementar a formação cientifica dos alunos, inscritos ou não no congresso, através das duas palestras de abertura e das 3 mesas redondas que serão proferidas por 9 professores externos e lideres de pesquisas em suas áreas de atuação. Os trabalhos (aproximadamente 150 inscritos e122 aprovados e publicados nos anais) foram inscritos por profissionais ou estudantes de 19 instituições de ensino superior: Universidade Nacional de Chernivtsi, UFCG, UFERSA Mossoró, UFERSA Caraubas, UFRN, UERN, UNP, IFRN (Mossoró, Pau dos ferros, Apodi e Ipanguaçu) UECE fortaleza, FACEDI-UECE, Faculdade Mauricio de Nassau, Escola Baiana de Medicina, Fanor-Devry, UFRN/EAJ, UEP e FANOR e por alunos e professores de 8 escolas de ensino médio como os IFRN (Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi e Ipanguaçu), EE Moreira Dias, Centro de educação integral Prof. Eliseu Viana (CEIPV), E. E. Prof. Abel Freire Coelho e EEEP Rita Aguiar. Como nos anos anteriores, eles tratam de temas variados, tanto da química, quanto de suas áreas correlatas e certamente contribuirão para a divulgação de pesquisas no campo do desenvolvimento tecnológico e de inovação de processos e novas tecnologias, bem como propiciarão a sua discussão com dezenas de professores e profissionais dessas áreas.
Por outro lado, os 6 minicursos realizados e com todas as 175 vagas preenchidas: Teatro científico no ensino (40 vagas), Preparo e padronização de soluções (30 vagas), Análise térmica de materiais (30 Vagas), Energias renováveis (30 Vagas), Método Rietveld de Refinamento de Estrutura (15 vagas) e Cinema, Ciência e Educação (30 Vagas) contribuíram para a formação social e tecnológica dos alunos. Isso certamente ocorrerá, em função do seu formato que exige pelos menos 50 % das 20 horas aulas presencias como sendo aulas práticas, já que a carga horária em laboratório dos cursos na região, em geral é pequena por falta de infraestrutura e os alunos não tem, praticamente, contacto com equipamentos e tecnologias de última geração, exceto alguns poucos que fazem iniciação cientifica em laboratórios mais modernos.
Essas contribuições serão repassadas aos outros setores como a educação básica e a sociedade em geral, pela melhor formação que os participantes obterão e que no futuro irão colocar em prática na sua vida profissional. Além disso, as pesquisas realizadas foram discutidas e serão divulgadas como trabalhos do congresso, bem como permanecem disponíveis para consulta na internet, o que contribui para o desenvolvimento cientifico de todos.
Assim este congresso promoveu um evento onde lideres nacionais de pesquisas ministrarão palestras, oferecerão minicursos e participarão de mesas redondas sobre áreas importantes da química, atualizando o conhecimento e criando intercambio entre eles e pesquisadores e estudantes da região, além de incentivar a produção cientifica local, recebendo, analisando e publicando trabalhos enviados para o mesmo. Os trabalhos avaliados e aceitos serão todos divulgados no site do evento (http://www.2erquern.blogspot.com.br/) e apresentados oralmente ou na forma de banners. Os melhores serão selecionados para serem publicados na revista eletrônica Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade/ QCTS (http://periodicos.uern.br/), procedimento já adotado com sucesso nos anos anteriores. A programação contará, também, com lançamentos de livros, exposições fotográficas e atividades culturais, sendo a principal delas a realização do II encontro regional de teatro cientifico com a apresentação de 6 peças teatrais de cunho centrado na divulgação cientifica da ciência química.
Todos os inscritos receberão certificados de acordo com a sua participação (palestra, minicurso, mesa redonda, palestrante...) emitidos pela pró-reitoria de extensão da UERN e todos os trabalhos aprovados e apresentados no congresso serão publicados nos anais do IV Encontro Nacional de Química / V Encontro Regional de Química, pela editora Blucher Chemistry Proceedings.
Assim, observou-se que o congresso teve seus problemas, como sempre acontece, mas cumpriu o seu papel de: proporcionar troca de experiências e intercambio entre profissionais da região com lideres de pesquisas nacionais e entre alunos e profissionais do ensino médio, graduação e pós-graduação, avaliar discutir e publicar trabalhos produzidos na região, proporcionar o lançamento de livros novos e mostrar novas formas de divulgar a ciência como o teatro cientifico. Tudo isso entrelaçado por apresentações culturais típicas da terra que descontraíram e amenizaram as horas de descanso nos intervalos das atividades técnicas.
Concluindo, registramos nossosagradecimentos:
a) aos patrocinadores do evento Capes, (Processo PAEP 3877/2015-15),CNPQ (Processo: 440983/2015-0) e UFERSA (Processo Interno);
b) aos colaboradores na realização do evento (UERN, IFRN EUFERSA, SBQ/Regional Nordeste e Blucher Editora);
c) aos professores que gentilmente ofereceram palestras eminicursos no evento;
d) aosprofessores, técnicos e alunos queparticiparam da organização e avaliação dos trabalhos inscritos;
e) a todos que se inscreveram e participaram ativamente domesmo contribuindo para o seu sucesso.
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IV ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA / V ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA OU POR QUE UM CONGRESSO DE QUÍMICA EM MOSSORÓ É NECESSÁRIO
Atualmente nos deparamos com uma quantidade relevante de conhecimentos científicos produzidos e disponibilizados em vertiginosa velocidade, pelos mais diversos meios, capazes de modificar a maneira de ser e agir do indivíduo.
Assim, é muito importante ações de divulgação científica e de construção de uma cultura que fortaleça a maneira de pensar e construir conhecimento, próprio da ciência. Essa é entendida, hoje, de maneira ampla, como um conjunto de procedimentos que estimulam o desenvolvimento de um ser criativo e crítico. Este deve ser capaz de historiar, hierarquizar, unir conceitos, construir argumentações coerentes, suscitar discussões e tomar decisões referendadas em seu próprio corpo de conhecimento. Formar esse cidadão é fundamental para a sociedade, já que a disponibilização de conhecimentos para pessoas sem habilidade de julgar, adequadamente, o que lê, ouve e vê, constrói fossos profundos, onde o excesso de informações culmina em desentendimentos e em fortalecimento de conceitos deturpados.
A Química, tida como ciência central, responsável em grande parte pelo estabelecimento de pontes entre as mais diversas áreas, se sustenta em uma base teórico-conceitual e procedimental amplamente difundida entre aqueles profissionais que a constroem ou que de seus conhecimentos fazem uso nas mais numerosas atividades humanas. Da indústria farmacêutica a pirotécnica, da construção de edifícios a preservação ambiental, do preparo de alimentos a construção de aeronaves, os conhecimentos próprios desta ciência são o sustentáculo para a produção de tecnologias, para a tomada de decisões e para a incubação de novos saberes. No entanto, mesmo estando presente em procedimentos próprios de um cozinheiro ou do mais perito dos pesquisadores, o entendimento da química permanece longe de ser algo cotidiano na vida do cidadão comum e até mesmo (em muitos casos) de pessoas formadas em suas áreas correlatas como as engenharias química, agronômica, produção, etc.
Existe assim a enorme necessidade de ações, não apenas de divulgação, mas que carreguem em sua filosofia à semente educacional de construir novas maneiras e olhares, de fortalecer elementos que vinculem condutas e valores a construção do conhecimento, em especial do conhecimento químico e suas aplicações.
Segundo informações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), considerando os dados oficiais de Estatística da UNESCO (UIS), o Brasil é o terceiro maior investidor em pesquisa e desenvolvimento entre os países ibero-americanos, gastando 0,82% do seu PIB. Segundo essa organização, é notória a necessidade de estimular ações que culminem no desenvolvimento de uma cultura científica que respalde a ação cidadã e que busque a garantia do cumprimento das metas educativas.
O Brasil com dimensões continentais e em franco desenvolvimento deve ser capaz de enxergar em todo e em cada lugar do seu território as oportunidades de fortalecer ações desta natureza (OEI, 2010). Assim é necessário que esses recursos sejam, também, direcionados para estimular, em todas as regiões de seu extenso território, ações que culminem no desenvolvimento de uma cultura científica que respalde a ação cidadã e que busque a garantia do cumprimento das metas educativas.
Nesta perspectiva, sustenta-se a necessidade de realizar programações que tenham por finalidade a educação científica, que caminhe de mãos dadas com a divulgação científica, mas que não esteja limitada a esta, obtendo respaldo na concretude de ações que ampliem os horizontes do público alvo, que lhes remeta a possibilidade de mudança de atitudes e valores em um enfoque que prime pelas inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Informação /CTSI.
Neste sentido as instituições de ensino superior (IES) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Instituto Federal de educação do Rio Grande do Norte -IFRN (campus de Mossoró) e Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA campus de Mossoró e Caraúbas) propuseram e realizaram o 4º Encontro Nacional de Química (IV ENQ) e 5º encontro Regional de Química (V ERQ). Este evento propôs a socialização de produtos e ideias através da realização de palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações orais de trabalhos científicos, bem como a sua divulgação em anais e a publicação dos melhores em periódico com número especial do evento e na revista eletrônica “Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade”.
Devemos ressaltar que essas IES ficam na região ou na cidade de Mossoró, que é um centro acadêmico emergente (a cidade possui duas universidades e um instituto de educação federal públicos e uma universidade e três faculdades particulares) de uma região extremamente pobre que, por este motivo, dificulta a participaçãode seus estudantes em eventos realizados em outras cidades, impedindo assim, o seu crescimento profissional via participação em congressos, simpósios e encontros nacionais. Considerando a região da cidade de Mossoró, este número de IES aumenta muito, sendo que se encontra num raio de 400 km mais quatro (4) universidades federais (UFRN, UFC, UNILAB e UFPB), e vários institutos federais de educação (Apodi, Ipanguaçu, Paudos Ferros, Currais Novos, Macau, Natal) além de universidades ou centros de educação superiores particulares e inúmeras faculdades isoladas as quais oferecem dezenas de cursos de graduação e pós-graduação da área de química e ou em áreas correlatas.
Assim, além da comprovada produção cientifica da região, existe um público amplo e que tem necessidade de eventos como o proposto, principalmente, por que as dificuldades financeiras para sair da região são enormes e para a maioria desse público, intransponíveis, o que faz com que o mesmo não interaja com outros pesquisadores e tenham dificuldade em tomar conhecimento, até mesmo, da produção cientifica regional e local.
Essa necessidade ficou demonstrada com a realização dos eventos nos anos anteriores (este é o 5º encontro regional e o4º encontro nacional de química), os quais foram promovidos, exceto o último, sem apoio financeiro e por isso mesmo com pouca divulgação e estrutura, mas mesmo assim, receberam a inscrição de dezenas de trabalhos e contaram com apresença de mais de 1000 estudantes, professores e pesquisadores da região e pesquisadores convidados. Este volume de interessados indica a necessidade da continuação e ampliação deste evento com melhorias, de forma que possa contar com maior participação de lideres de pesquisas em diversas áreas da química e atividades correlatas e estabelecer um intercâmbio de pesquisas e trocas de informações entre estes pesquisadores e alunos locais.
Uma rápida avaliação nesses 4 anos de realização indicam a inscrição de centenas de trabalhos e a presença de mais de1000 estudantes, professores e pesquisadores da região e pesquisadores convidados. Neste período o evento trouxe a Mossoró 22 pesquisadores de alto nível de outras instituições para falarem de suas pesquisas e darem minicursos, o que propiciou um grande intercâmbio de conhecimentos e realização conjunta de pesquisas que começam a ser publicadas em parceria. Este volume de interessados indica a necessidade da continuação e ampliação deste evento com sua melhoria, de forma que possa contar com maior participação de lideres de pesquisas em diversas áreas da química e atividades correlatas e estabelecer um intercâmbio de pesquisas e trocas de informações entre estes pesquisadores e alunos e pesquisadores das instituições de pesquisas locais.
Dos trabalhos apresentados nos encontros anteriores 25 já foram publicados no periódico Química: Ciência, Tecnologia e Sociedadee três estão em fase final de publicação. Também começou a ser discutida a possibilidade do evento passar a ser itinerante, se deslocando e sendo realizado por diferentes universidades da região, o que se espera implantar nos próximos anos. Assim, em todas as atividades deste evento se colocou em contato pesquisadores, comprovadamente, lideres em suas áreas de pesquisa com professores e alunos da região, de forma a incentivar a produção de novos conhecimentos e a sua divulgação. Desta forma participarão neste ano dando palestras ou minicursos 14 professores doutores externos as instituições promotoras: Geraldo Eduardo Luz Junior (UESPI), Leonardo Maciel Moreira (UFRJ), Nedja Suely Fernandes (UFRN), Sibele Berenice C. Pergher (UFRN), Katia B. Gusmão (UFRS), Antonio Souza Araujo (UFRN), Carlos Martines-Huitle (UFRN), Adriana Nunes Correia (UFC), Rodnei Bertazzoli (UNICAMP), Guimes Rodrigues Filho (UFU), Josivania Marisa Dantas (UFRN), Patrícia F.S. D. Moreira (UFRN), Petronio Portela (UECE), Francisco Lins Furtado (UECE). E pelas instituições promotoras estarão participando nestes eventos mais 10 Professores Doutores Luiz Di Souza (UERN), Vinicius Patricio Silva Caldeira (UERN), Anne Gabriella Dias Santos (UERN), Daniel Freitas Freire Martins (UFERSA), Suely Souza Leal de Castro (UERN), Luiz Gonzaga de Oliveira Matias (UERN), Janete Jane Fernandes Alves (UERN), Albino Oliveira Nunes (IFRN), Francisco Souto de Souza Junior (UFERSA), João Maria Soares (UERN), 2 professores mestres Ednardo Pereira da Rocha (UFERSA) e Myrna Suyanne Barreto (UFERSA) e 6 técnicos de laboratório da UERN: Adriana Paula Batista dos Santos, Francisco Rodrigo Silva, Simone alves Serafim Rocha,Alzineide Maria Pereira, Thiago Mielle B.F.Oliveira e Williane Simões Dantas.
Desta forma, o evento contribuiu para complementar a formação cientifica dos alunos, inscritos ou não no congresso, através das duas palestras de abertura e das 3 mesas redondas que serão proferidas por 9 professores externos e lideres de pesquisas em suas áreas de atuação. Os trabalhos (aproximadamente 150 inscritos e122 aprovados e publicados nos anais) foram inscritos por profissionais ou estudantes de 19 instituições de ensino superior: Universidade Nacional de Chernivtsi, UFCG, UFERSA Mossoró, UFERSA Caraubas, UFRN, UERN, UNP, IFRN (Mossoró, Pau dos ferros, Apodi e Ipanguaçu) UECE fortaleza, FACEDI-UECE, Faculdade Mauricio de Nassau, Escola Baiana de Medicina, Fanor-Devry, UFRN/EAJ, UEP e FANOR e por alunos e professores de 8 escolas de ensino médio como os IFRN (Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi e Ipanguaçu), EE Moreira Dias, Centro de educação integral Prof. Eliseu Viana (CEIPV), E. E. Prof. Abel Freire Coelho e EEEP Rita Aguiar. Como nos anos anteriores, eles tratam de temas variados, tanto da química, quanto de suas áreas correlatas e certamente contribuirão para a divulgação de pesquisas no campo do desenvolvimento tecnológico e de inovação de processos e novas tecnologias, bem como propiciarão a sua discussão com dezenas de professores e profissionais dessas áreas.
Por outro lado, os 6 minicursos realizados e com todas as 175 vagas preenchidas: Teatro científico no ensino (40 vagas), Preparo e padronização de soluções (30 vagas), Análise térmica de materiais (30 Vagas), Energias renováveis (30 Vagas), Método Rietveld de Refinamento de Estrutura (15 vagas) e Cinema, Ciência e Educação (30 Vagas) contribuíram para a formação social e tecnológica dos alunos. Isso certamente ocorrerá, em função do seu formato que exige pelos menos 50 % das 20 horas aulas presencias como sendo aulas práticas, já que a carga horária em laboratório dos cursos na região, em geral é pequena por falta de infraestrutura e os alunos não tem, praticamente, contacto com equipamentos e tecnologias de última geração, exceto alguns poucos que fazem iniciação cientifica em laboratórios mais modernos.
Essas contribuições serão repassadas aos outros setores como a educação básica e a sociedade em geral, pela melhor formação que os participantes obterão e que no futuro irão colocar em prática na sua vida profissional. Além disso, as pesquisas realizadas foram discutidas e serão divulgadas como trabalhos do congresso, bem como permanecem disponíveis para consulta na internet, o que contribui para o desenvolvimento cientifico de todos.
Assim este congresso promoveu um evento onde lideres nacionais de pesquisas ministrarão palestras, oferecerão minicursos e participarão de mesas redondas sobre áreas importantes da química, atualizando o conhecimento e criando intercambio entre eles e pesquisadores e estudantes da região, além de incentivar a produção cientifica local, recebendo, analisando e publicando trabalhos enviados para o mesmo. Os trabalhos avaliados e aceitos serão todos divulgados no site do evento (http://www.2erquern.blogspot.com.br/) e apresentados oralmente ou na forma de banners. Os melhores serão selecionados para serem publicados na revista eletrônica Química: Ciência, Tecnologia e Sociedade/ QCTS (http://periodicos.uern.br/), procedimento já adotado com sucesso nos anos anteriores. A programação contará, também, com lançamentos de livros, exposições fotográficas e atividades culturais, sendo a principal delas a realização do II encontro regional de teatro cientifico com a apresentação de 6 peças teatrais de cunho centrado na divulgação cientifica da ciência química.
Todos os inscritos receberão certificados de acordo com a sua participação (palestra, minicurso, mesa redonda, palestrante...) emitidos pela pró-reitoria de extensão da UERN e todos os trabalhos aprovados e apresentados no congresso serão publicados nos anais do IV Encontro Nacional de Química / V Encontro Regional de Química, pela editora Blucher Chemistry Proceedings.
Assim, observou-se que o congresso teve seus problemas, como sempre acontece, mas cumpriu o seu papel de: proporcionar troca de experiências e intercambio entre profissionais da região com lideres de pesquisas nacionais e entre alunos e profissionais do ensino médio, graduação e pós-graduação, avaliar discutir e publicar trabalhos produzidos na região, proporcionar o lançamento de livros novos e mostrar novas formas de divulgar a ciência como o teatro cientifico. Tudo isso entrelaçado por apresentações culturais típicas da terra que descontraíram e amenizaram as horas de descanso nos intervalos das atividades técnicas.
Concluindo, registramos nossosagradecimentos:
a) aos patrocinadores do evento Capes, (Processo PAEP 3877/2015-15),CNPQ (Processo: 440983/2015-0) e UFERSA (Processo Interno);
b) aos colaboradores na realização do evento (UERN, IFRN EUFERSA, SBQ/Regional Nordeste e Blucher Editora);
c) aos professores que gentilmente ofereceram palestras eminicursos no evento;
d) aosprofessores, técnicos e alunos queparticiparam da organização e avaliação dos trabalhos inscritos;
e) a todos que se inscreveram e participaram ativamente domesmo contribuindo para o seu sucesso.
Comissão Organizadora
Prof Dr. Luiz Di Souza,
Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira Matias
Prof. Dr. Albino Oliveira Nunes
Prof. Dr. Daniel Freitas Freire Martins
Profª. Dra. Anne Gabriella Dias Santos
Prof. Dr. Francisco Souto Sousa Júnior
Tec. Esp. Noguchi Oliveira de Morais
Comissão Científica
Prof Dr. Luiz Di Souza (UERN)
Profª Dra. Janete Jane Fernandes (UERN)
Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira Matias (UERN)
Prof. Me. Antonio Gautier Farias Falconieri. (UERN)
Prof. Dr. Albino Oliveira Nunes (IFRN)
Prof. Dr. Daniel Freitas Freire Martins (UFERSA)
Profª Esp. Kelania Freire Mesquita (UERN)
Profª.Dra. Anne Gabriella Dias Santos (UERN)
Prof. Esp. Manoel Fábio Rodrigues (UERN)
Profª Dr. Suely Souza Castro (UERN)
Prof. Dr. Carlos Henrique Catunda Pinto (UERN)
Prof. Ms. Jáecio Carlos Diniz (UERN)
Prof. Dr. Francisco Arnaldo Vianna (UERN)
Prof. Dr. Bérgson Rodrigues da Cunha (UERN)
Prof. Dr. Cícero Bosco Alves de Lima (UERN)
Prof. Dr. Claudio Lopes de Vasconcelos (UERN)
Prof. Me. Salah Mohamad Yusef (UERN)
Prof. Dra. Yascara Fabiola Marques (UERN)
Prof. Dr. Vinícius Patrício Silva Caldeira (UERN)
Prof. Dr. Francisco Souto de Sousa Júnior (UFERSA)
Prfª. Ms.Myrna Suyanne Barreto (UFERSA)