Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Estado da Arte Sobre a Pesquisa em Atitudes e Concepções Sobre a Ciência e Seu Ensino

State of the Art about the Research in Attitudes and Conception about the Science and Your Teaching

SALES, Pedro Victor de Araújo ; MARINHEIRO, Ítalo de Sousa ; MARTINS, Riston Alex ; NUNES, Albino Oliveira ; SILVA, Denilson Antonio Maia da ;

Completo:

As atitudes e concepções sobre a Ciência e Tecnologia são categorias de especial interesse para a educação, por agirem diretamente sobre as ações que os indivíduos têm sobre esses objetos sociais. Desta forma, nesse artigo foram analisados os artigos sobre as atitudes de discentes e docentes sobre as ciências naturais (química, física, matemática, biologia), tecnologias, engenharia e seu ensino. Ao todo foram pesquisadas 30 revistas da RFEPT (Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica), perfazendo um total de 3980 artigos analisados. Porém foram encontrados apenas 10 artigos, distribuídos em 5 revistas, indicando assim como o assunto é pouco explorado.

Completo:

The attitudes and conceptions about Science and Technology are categories of special interest to education, for acting directly about the actions that individuals have about these social objects. This way, in this article were analyzed articles about attitudes of students and teachers about natural sciences (chemistry, physics, mathematics, and biology), technology, engineering and teaching. In all, 30 journals of RFEPT (Rede Nacional de Educação Profissinal e Tecnológica) were surveyed, a total of 3980 articles analyzed. However, was found only 10 articles, distributed in five journals, indicating as it is unexplored.

Palavras-chave: Atitudes; Concepções; Estado da Arte; Educação Profissional; Ciência e Tecnologia.,

Palavras-chave: Attitudes; Conceptions; State of the Art; Professional Education; Science and Technology.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq31

Referências bibliográficas
  • [1] ANTONIOLI, Patrick de Miranda. ATITUDES, VALORES E CRENÇAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Cefet-rj, Rio de Janeiro, 2012.
  • [2] AZZOLIN, K. A. S. et al. SOLUBILIDADE: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Ciências & Ideias, v. 4, n. 2, 2013.
  • [3] COUTINHO, R. X. et al. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUAS PRÁTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. Ciências & Ideias, v. 4, n. 1, 2012.
  • [4] FIGUEIRA, A. C. M.; ROCHA, J. B. T. INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR SOBRE ÁCIDOS E BASES. Ciências & Ideias, v. 3, n. 1, p. 1–21, 2009.
  • [5] GUSMÃO, G. A. DOS S. B. DE; CAPILÉ, B.; GOLDBACH, T. REFLEXÕES SOBRE MATERIAIS DE APOIO PARA ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DE LICENCIANDOS. Ciências & Ideias, v. 3, n. 1, 2011.
  • [6] MANASSERO, M. A. M.; VÁZQUEZ, Á. A. INSTRUMENTOS Y MÉTODOS PARA LA EVALUACIÓN DE LAS ACTITUDES RELACIONADAS CON LA CIENCIA, LA TECNOLOGÍA Y LA SOCIEDAD. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 20, n. 1, p. 15–27, 2002.
  • [7] NUNES, A. O. et al. ATITUDES E CRENJÇAS SOBRE AS RELAÇÕES CTSA DE ESTUDANTES DI CURSO DE EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE EJA: UMA ANÁLISE POR PERÍODOS. Holos, v. 5, p. 244–254, 2010.
  • [8] ÖZDEN, M. AN INVESTIGATION OF SOME FACTORS AFFECTING ATTITUDES TOWARD CHEMISTRY IN UNIVERSITY EDUCATION. Essays in Education, n. 2004, p. 90–99, 2006.
  • [9] REIS, I. A. et al. CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 03, n. 01, p. 53–64, 2013.
  • [10] SENA, L. X. et al. PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA SOBRE A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO EM UM CTA/SAE; RELATO DE EXPERIÊNCIA. Scientia Vitae, v. 2, n. 8, p. 83–86, 2015.
  • [11] SILVA, B. V. DA C. A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA. Holos, v. 1, p. 155–167, 20
  • [12] SILVA, W. R. DA; SANTOS-WAGNER, V. M. P. DOS. ATITUDE FRENTE À MATEMÁTICA E O ENVOLVIMENTO ESCOLAR DE DOIS ALUNOS DO 7o ANO NO ENSINO DE FRAÇÕES. SALA DE AULA EM FOCO, v. 01, n. 02, p. 56–64, 20
  • [13] TALIM, S. L. A ATITUDE NO ENSINO DE FÍSICA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 3, p. 313–324, 2004.
  • [14] WEBER, J. V.; ROCHA, J. B. DA; SOARES, F. A. A. A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PRIVADA. Ciências & Ideias, v. 4, n. 1, 2012.
Como citar:

SALES, Pedro Victor de Araújo; MARINHEIRO, Ítalo de Sousa; MARTINS, Riston Alex; NUNES, Albino Oliveira; SILVA, Denilson Antonio Maia da; "O Estado da Arte Sobre a Pesquisa em Atitudes e Concepções Sobre a Ciência e Seu Ensino", p. 198-205 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq31

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações