Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

As Principais Abordagens da Temática Meio Ambiente no Ensino de Química

The Main Theme of Environment Approaches in Chemistry Teaching

DANTAS, Danilo Lima ; SILVA, Aline Priscila de França ; SANTOS, Felipe Antonio da Costa ; SANTOS, José Carlos Oliveira ;

Completo:

Os problemas ambientais são um paradoxo atual para todos os ramos da educação ambiental, tentando reverter os graves danos ambientais que eclodiram dentro dos últimos 200 anos, dentro do universo da Química Ambiental surge um novo ramo científico que se denomina a Química Verde cujo intuito é o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou para eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas. O presente trabalho teve como objetivo retratar o desenvolvimento da temática meio ambiente dentro do ensino de química através de uma retrospectiva através de artigos, relatando o desenvolvimento dessa temática no ensino através de uma análise quantitativa e percentual do número de trabalhos aceitos no Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Outro viés que também foi salientado por meio deste trabalho, foi analisar as diversas vertentes da química ambiental que estão sendo mais retratadas dentro do universo acadêmico. Os resultados demonstraram que a educação ambiental vem se tornando cada vez mais freqüentemente agregada a educação química, tendo em vista que no âmbito educacional se oportuniza ferramentas que viabilizem o uso sustentável da ciência.

Completo:

Environmental problems are a current paradox to all branches of environmental education, trying to reverse the severe environmental damage that erupted within the past 200 years, within the Environmental Chemistry universe there is a new field of science that is called the Green Chemistry whose purpose is the development and application of chemical products and processes to reduce or to eliminate the use and generation of hazardous substances. This study aimed to portray the development of thematic environment within the chemistry teaching through a retrospective through articles, reporting the development of this issue in education through a quantitative analysis and percentage of the number of papers accepted at the Brazilian Chemical Congress (CBQ). Another point which was also highlighted through this work was to analyze the various aspects of environmental chemistry being more portrayed within the academic world. The results showed that environmental education is becoming increasingly frequently aggregate chemistry education, considering that in the education sector provides an opportunity to tools that enable sustainable use of science.

Palavras-chave: Ensino de química; química ambiental; meio ambiente; contextualização.,

Palavras-chave: Chemistry education; environmental chemistry; environment; contextualization.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq12

Referências bibliográficas
  • [1] ALVIM, D. S.; CORREIA, C. S. C.; GATTI, L. V.; BASSO, L. F.; MILLER, J. B.; ROCHA, H. R.; GLOOR, M. Estudo do fluxo de n2o sobre a bacia amazônica. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/5/5-208-5117.htm. Acesso em: 02/09/2014
  • [2] COSTA NETO, P. V. Aplicação de análise de componentes principais (pca) na identificação simulada de adulteração de óleo diesel In CBQ. disponível em:http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/5/5-325-11260.htm acesso em 02/09/2014
  • [3] DIONYSIO, R. B.; MESSEDER, J. C. Química Ambiental x Educação Ambiental: o que os professores de Química do Ensino Médio. In Anais do3º Congresso Nacional de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Niterói-RJ, 2012
  • [4] FERREIRA, A. S.; VIANNA, C. A. F. J.; BATISTA, R. G. S.; DILL, T. F.; FERREIRA, L. S. O lixo como tema para uma investigação em projetos de educação ambiental. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-582-536.htm. Acesso em: 02/09/201
  • [5] JÚNIOR, G. J.; ALVES, C. P. A proteção ambiental e a interdisciplinaridade: uma aproximação entre o Direito Ambiental e a Química Ambiental. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas .Vitória da Conquista-BA. n.12 . p. 53-69 . 2011
  • [6] LEAL, A. L.; MARQUES, C. A. O Conhecimento Químico e a Questão Ambiental na Formação Docente. Química Nova na Escola. N° 29, 2008
  • [7] LIMA, M. M. G.; SILVA, E. C.; RODRIGUES, E. N. B.; SANTOS, C. B. R. Água: uma abordagem de química no ensino médio. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-262-651.htm. Acesso em: 02/09/2014.
  • [8] LINDEMANN, R. H.; MARQUES, C. A.Contextualização e Educação Ambiental no Ensino de Química: As Implicações na Educação do Campo. In Anais do Congresso Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2000
  • [9] LOBO, V. S.; MULLER, A. P.; EGGERS, C.; CICHOSKI, C.; REMOR, E.; LEDUR, F.; MARCHIOTTI, G.; SOUZA, G.; BRUXEK, R. L. Estudo dos impactos ambientais gerados pelos combustíveis automobilísticos pelos acadêmicos do curso tecnologia em gerenciamento ambiental da utfpr/campus medianeira. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2007/trabalhos/5/5-555-688.htm. Acesso: 02/09/2014.
  • [10] MUSY, R. C.; TAKASE, I.; FERREIRA, K. C. R. Discutindo a chuva ácida. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2009/trabalhos/6/6-312-6578.htm. Acesso em: 02/09/2014.
  • [11] PELLEGRINI, D. F.; VLACH, V. R. F. As múltiplas dimensões da Educação Ambiental: por uma ampliação da abordagem. Sociedade e natureza. Uberlândia, ano 23 n. 2, 187-196, 2011
  • [12] PEREIRA,V. B. Análise da contaminação por metais-traço no solo próximo ao complexo industrial de duque de caxias/rj, Brasil. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/5/index.html. Acesso em 02/09/2014
  • [13] PINTO, F.; MOURA, J.; FERREIRA, S.; SANTOS, E.; Estudo comparativo entre as formas de energias convencionais e não convencionais. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2007/ trabalhos/5/5-5-44.htm. Acesso: 02/09/2014.
  • [14] QUEIROZ, M.T.A; QUEIROZ, C. A; ALÍPIO, V. C; COELHO, C. D. P; FERNANDES, C. Ação Ambiental no Sistema Único de Saúde. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/5/5-750-11587.htm. Acesso em 02/09/20
  • [15] REGO, P. P.A.’LIMA, F. A. A.; FERNANDES, E. L.; DIAS, I. J. M. Extração e saponificação do óleo de mamona. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-689-11192.htm. Acesso em: 02/09/2014.
  • [16] RUA, E. R.; SOUZA, P. S. A. Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Química e Estudos Regionais. Química Nova na Escola. Vol. 32, N° 2 , 2010.
  • [17] SOUZA, W. F. L; SILVA, N. F; MACHADO, G. G. M; WINTER, L. S. Aditivos de chumbo em tubulações de pvc: risco de impactos a saúde e ao meio ambiente ou passivo ambiental?. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2007/trabalhos/5/5-728-861.htm. Acesso em:03/09/2014.
  • [18] SANTOS, J. A.; JÚNIOR, L. P. C.; BEJARANO, N.R. A Interdisciplinaridade no Ensino de Química: Uma análise dos artigos publicados na revista Química Nova na Escola entre 1995 e 2010. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.1 n.1, 2011
  • [19] TAVARES, L. C.; BARRA, I. M. M.; SILVA, B. M. P.; A contextualização do aquecimento global nos conteúdos de química no ensino médio. In CBQ. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2009/trabalhos/6/6-449-6513.htm. Acesso em: 02/09/2014.
Como citar:

DANTAS, Danilo Lima; SILVA, Aline Priscila de França; SANTOS, Felipe Antonio da Costa; SANTOS, José Carlos Oliveira; "As Principais Abordagens da Temática Meio Ambiente no Ensino de Química", p. 56-62 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações