Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Uma Proposta para o Ensino de Química Através da Abordagem CTSA: Uma Sequência Didática para a Temática Água

A Proposal for Chemistry Teaching Through the CTSA approach: a Teaching Sequence for the Thematic Water

COSTA, Edson de Oliveira ; SANTOS, José Carlos Oliveira ;

Completo:

A abordagem de ensino através do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) está vinculada à educação científica e ambiental e tem como objetivo promover um pensamento crítico e consciente sobre os aspectos que vêm ocorrendo pelo mundo. No que tange a Química, o seu ensino passa de uma fase de apresentação da ciência como neutra para uma visão interdisciplinar, em que o contexto da pesquisa científica e suas consequências sociais. Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma sequência didática com uma abordagem CTSA com o uso da temática água para desenvolver o conhecimento químico no ensino médio. Ficou evidenciado através do desenvolvimento das atividades deste trabalho que os alunos envolvidos tiveram um melhor desempenho com conteúdos estudados. Trabalhar com enfoques inovadores é importante para o desenvolvimento de uma prática inovadora no ensino de química. Os resultados demonstraram que através de uma educação usando CTSA foi possível criar condições para que os alunos desenvolvessem habilidades e competências, tornando-os capazes de discutir questões científicas e tecnológicas que permeiam a sociedade.

Completo:

The teaching approach through the Science, Technology, Society and Environment movement (CTSA) is linked to scientific and environmental education and aims to promote a critical and conscious thought on aspects that are taking place around the world. When it comes to chemistry, his teaching is but a stage presentation of science as neutral for an interdisciplinary view, in the context of scientific research and its social consequences. This work aims to develop a didactic sequence with a CTSA approach using the water theme to develop chemical knowledge in high school. Evidenced by developing the activities of this work that the students involved have performed better with contents studied. Working with innovative approaches is important for the development of an innovative practice in teaching chemistry. The results showed that through education using CTSA was possible to create conditions for students to develop skills and expertise, making them able to discuss scientific and technological issues that permeate society.

Palavras-chave: Ensino de química; CTSA; água; sequência didática; interdisciplinaridade.,

Palavras-chave: Chemistry education; CTSA; water; didactic sequence; interdisciplinarity.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq16

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, J. A. P.; MION, R. A.; CARVALHO, W. L. P. Implicações da relação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente na formação de professores de Física. In: Anais do SIMPÓSIO NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA. São Luís: CEFET, 2007.
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais– Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 200
  • [3] GOUVEIA, R. C. Possibilidades Pedagógicas da Física no Meio Ambiente. São Paulo: Revista Iluminart, v.1, n.1, 2009.
  • [4] KRASILCHIK, M. e MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007.
  • [5] MANDARINO, M.C.F. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas. v. 1, n. 1, 2002.
  • [6] PINHEIRO, N. A. M.; MATOS, E. A. S. A.; BAZZO, W. A., Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educação. n. 44, 2007.
  • [7] SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F., Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2002.
  • [8] FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
  • [9] PENHA, P. S.; MORAES, B. R.; VIANNA, M. D. Uma Sequência Didática para Estudo do Eletromagnetismo com uma Abordagem CTS. Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física. INTERFACES, 200
  • [10] ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
Como citar:

COSTA, Edson de Oliveira; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Uma Proposta para o Ensino de Química Através da Abordagem CTSA: Uma Sequência Didática para a Temática Água", p. 85-91 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações