Blucher Chemistry Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-4043
Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química
Identification tests of Organic Functions: an experimental approach to chemistry teaching
SILVA, Aline dos Santos; NETO, Marciano Henrique de Lucena; SANTOS, José Carlos Oliveira
Completo:
Na busca por métodos empenhados na promoção de uma aprendizagem diferenciada, envolvente e preocupada com o real significado que o conhecimento dos conceitos da química têm para os alunos, a experimentação encontra destaque na maioria dos trabalhos científicos direcionados ao ensino de Química. Desta forma, este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do PIBID - Subprojeto de Química da UFCG, de modo a despertar o interesse dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo-os numa proposta diferenciada e significativa, empenhado em utilizar os aspectos cotidianos por meio do tema Química dos Cosméticos e na abordagem da experimentação como ferramenta facilitadora no ensino de funções orgânicas. Os testes de identificação de funções orgânicas oxigenadas foram realizados em alguns cosméticos comumente utilizados no nosso dia-a-dia e consistiram de experimentos simples de serem realizados pelos alunos, mas que promoveram momentos de discussão sobre o tema e sobre os conceitos necessários ao aprendizado dos alunos.
In the search for methods engaged in promoting a differentiated learning, engaging and concerned about the real meaning that knowledge of chemistry concepts have for students, experimentation is featured in most scientific papers directed to the teaching of chemistry. Thus, in order to arouse the interest of students in the teaching and learning by involving them in a differentiated and meaningful proposal, committed to using everyday aspects through cosmetics Chemical theme and experimentation approach as an enabling tool for teaching of bodily functions, this work was developed by fellows PIBID - Activity Chemistry UFCG. The oxygenated organic functions identification tests were carried out in some cosmetics commonly used in our daily life and consist of simple experiments to be performed by the students, but that promote moments of discussion on the issue and on the very fruitful concepts to student learning.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq35
Referências bibliográficas
- [1] GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa, Química Nova Na Escola, v. 31, nº 3, 2009.
- [2] MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Centauro: São Paulo, 2001.
- [3] ROSA, D. L. Aplicação de metodologias alternativas para uma aprendizagem significativa no ensino de química. Monografia (Especialização em Ensino na Educação Básica) – Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. 97 p. 2012.
- [4] SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R. Objetivos Para o Uso da Experimentação no Ensino de Química: A Visão de Um Grupo de Licenciandos, in: Anais doVII ENPEC. UFSC. Florianópolis: 2009.
- [5] SILVA, A. S.; SOUSA, A. S.; ARAÚJO, D. S.; COSTA, E. O.; LIMA, J. A. C.; ARAÚJO, M. L. M.; LIMA, R. C. S.; SANTOS, J. C. O.; PORTO, T. N. V. À Procura da Vitamina C: Uma Proposta Pedagógica Desenvolvida pelo PIBID-Química como Forma de Abordar a Interdisciplinaridade no Ensino de Química. In: Anais do 54º CBQ. ABQ. Natal: 2014.
Como citar:
SILVA, Aline dos Santos; NETO, Marciano Henrique de Lucena; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química", p-224-233.
In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 23184043,
DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq35
últimos 30 dias
874
downloads
310
visualizações
15
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química JO - Blucher Chemistry Proceedings VL - 3 IS - 1 SP - 224 EP - 233 PY - 2015 T2 - 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química AU - , , SN - 23184043 DO - http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-eq35 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/testes-de-identificao-de-funes-orgnicas-uma-abordagem-experimental-para-o-ensino-de-qumica-22076 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{SILVA20144,
title="Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química",
journal="Blucher Chemistry Proceedings",
volume="3",
number="1",
pages="224 - 233",
year="2015",
note="",
issn="23184043",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-eq35",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/testes-de-identificao-de-funes-orgnicas-uma-abordagem-experimental-para-o-ensino-de-qumica-22076",
author="Aline dos Santos SILVA", "Marciano Henrique de Lucena NETO", "José Carlos Oliveira SANTOS",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Aline dos Santos SILVA, Marciano Henrique de Lucena NETO, José Carlos Oliveira SANTOS, Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química, Blucher Chemistry Proceedings, Volume 3, 2015, Pages 224-233, ISSN 23184043, http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-eq35 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/testes-de-identificao-de-funes-orgnicas-uma-abordagem-experimental-para-o-ensino-de-qumica-22076) Palavras-chave:: ;