Blucher Design Proceedings

Janeiro 2021, vol.8, num.6 Idioma principal | Segundo principal

4º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP

4th SPDesign - FAU USP Graduate Program in Design Research Seminar

Teoria e História do Design

Design Theory and History

Design: Processos e Linguagens

Design: Processes and Languages

O Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG Design FAU USP) possui duas linhas de pesquisa: ‘Teoria e História do Design’ e ‘Design: Processos e Linguagens’. A primeira congrega pesquisas sobre a história, teoria e crítica do design sobretudo nos aspectos que fundamentam e constituem o campo do design, visando contribuir para maior compreensão de sua identidade, assim como de seu papel social e civilizatório, da dimensão multi, inter e transdisciplinar de suas manifestações e de seus desdobramentos. A segunda investiga produção, projeto, métodos, sintaxe, semântica e caracterização simbólica do pensamento projetual. Nesse sentido, abrange reflexões sobre as dinâmicas que perpassam esta prática sob os pontos de vista da prospecção, produção e recepção, uso e pós-uso.

O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design da FAU USP (SPDesign)  é organizado todos os anos, desde 2017, com a finalidade de promover discussões sobre o andamento das pesquisas de mestrado e de doutorado desenvolvidas no programa, incentivando trocas de informações e compartilhamento de contribuições entre participantes. 

A 4º edição do SPDesign ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em formato on-line. Contou com palestra de abertura de convidado internacional e 41 apresentações de trabalhos. O evento teve como tema central ‘Coleta e Análise de Dados: Estratégias e Oportunidades’. As circunstâncias de um ano excepcional motivaram a escolha do tema, já que muitos planos de pesquisa precisaram ser alterados, assim como práticas tiveram que ser revistas ou reavaliadas devido à pandemia de Covid-19. Buscou-se com isso incentivar a reflexão sobre os métodos e procedimentos propostos em projetos de pesquisa e sobre eventuais substituições ou ajustes realizados ao longo do desenvolvimento das investigações. Também procurou-se abordar as vantagens e limites dos métodos e procedimentos experimentados, em virtude do contexto. Doze professores do programa participaram como mediadores, ou na gestão do evento, e dois pesquisadores de pós-doutorado colaboraram na mediação de seções.

A palestra de abertura foi apresentada por Mikko Koria, professor e diretor do Institute for Design Innovation da Universidade de Loughborough no Reino Unido, que analisou a aplicação do Design em contextos multidisciplinares e suas diferentes manifestações projetuais. A partir da observação de diferentes projetos e considerando seus principais objetivos e públicos envolvidos, a pesquisa apresentada por Koria estabeleceu referencial conceitual de classificação considerando quatro perspectivas principais: abordagens normativas, com foco na análise e prescrição de melhores práticas; abordagens interpretativas, com foco na compreensão, integração e obtenção de consenso; abordagens críticas, com foco no questionamento de padrões dominantes; e abordagens dialógicas, que buscam mobilizar minorias tendo em vista aprimoramentos futuros.

As 41 apresentações desta edição incluíram 26 trabalhos vinculados à linha ‘Design: Processos e Linguagens’ e 15 vinculados à linha ‘Teoria e História do Design’. Eles foram divididos em 10 mesas. Quatro delas agruparam trabalhos relativos à linha de pesquisa ‘Teoria e História do Design’, contemplando os seguintes tópicos:
• Teoria e história: entrevistas e comparações;
• Teoria e história: examinando e analisando produtos;
• Teoria e história: mapeamentos e sondagens; e
• Teoria e história: entrevistas com especialistas.

As outras seis mesas agruparam trabalhos da linha de pesquisa ‘Design: Processos e Linguagens’, de acordo com os tópicos:
• Processos e linguagens: entrevistas com usuários e especialistas;
• Processos e linguagens: ferramentas e testes com usuários;
• Processos e linguagens: proposições e ações;
• Processos e linguagens: examinando bibliografia e documentos;
• Processos e linguagens: reconhecimentos e levantamentos e
• Processos e linguagens: examinando imagens e artefatos.

Nas mesas dedicadas à linha ‘Teoria e História do Design’, alguns trabalhos abordaram o ensino e a prática de projeto sob o ponto de vista de diferentes atores envolvidos, em pesquisas nas quais dados foram coletados através de entrevistas, ou pela observação de demandas de mercado, do espaço físico e de instalações. Outros abordaram desafios metodológicos para a análise de fontes primárias materiais, imagens, projetos gráficos e artefatos que demandaram soluções que abrangeram técnicas de edição, de observação e descrição. Houve, ainda, trabalhos que expuseram detalhadamente procedimentos de levantamento sistemático e de mapeamento para a obtenção de visão panorâmica e robusta de diferentes objetos de estudo. Por fim, alguns trabalhos detalharam a estruturação das entrevistas com especialistas, a fim de obter dados de qualidade. Comparações entre procedimentos, oportunidades e limitações do método e particularidades do planejamento e execução no contexto de pandemia COVID-19 foram expostos nos diferentes estudos apresentados.

Os trabalhos apresentados nas mesas dedicadas à linha de pesquisa ‘Design: Processos e Linguagens’ relataram o emprego de múltiplas estratégias de coleta e análise de dados. Foram feitas entrevistas com usuários e especialistas para se chegar a informações vitais aos diferentes estudos. Alguns trabalhos trataram do aprimoramento de processos e métodos de projeto visando inovações materiais e de interações com o ser humano. Estas pesquisas abarcaram revisões e adaptações das etapas de projeto, como coleta de dados e geração de alternativas, e envolveram experimentos empíricos para validação de propostas. A criação de situações ou ferramentas para uso em contexto específico a fim de compreender determinado fenômeno e a explicitação do modo como as diferentes proposições foram feitas foram temas abordados nas apresentações. O levantamento bibliográfico e o exame de documentos como forma de reunir dados analisáveis, fundamentais para a compreensão do objeto de estudo foram procedimentos recorrentes nas pesquisas. O mesmo se pode dizer de estudos de reconhecimento e de levantamentos em campo para identificar o modo de ocorrência de fenômenos e seus contextos particulares, o que propiciou a ampliação de saberes sobre a prática contemporânea em várias áreas do design. Por fim, alguns trabalhos sobre análises visuais e processos projetuais de designers demonstraram como a coleta de dados foi afetada pela pandemia, exigindo adaptações quanto ao recorte de pesquisa, ao acesso a acervos, à substituição de entrevistas presenciais por virtuais.
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O Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG Design FAU USP) possui duas linhas de pesquisa: ‘Teoria e História do Design’ e ‘Design: Processos e Linguagens’. A primeira congrega pesquisas sobre a história, teoria e crítica do design sobretudo nos aspectos que fundamentam e constituem o campo do design, visando contribuir para maior compreensão de sua identidade, assim como de seu papel social e civilizatório, da dimensão multi, inter e transdisciplinar de suas manifestações e de seus desdobramentos. A segunda investiga produção, projeto, métodos, sintaxe, semântica e caracterização simbólica do pensamento projetual. Nesse sentido, abrange reflexões sobre as dinâmicas que perpassam esta prática sob os pontos de vista da prospecção, produção e recepção, uso e pós-uso.

O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design da FAU USP (SPDesign)  é organizado todos os anos, desde 2017, com a finalidade de promover discussões sobre o andamento das pesquisas de mestrado e de doutorado desenvolvidas no programa, incentivando trocas de informações e compartilhamento de contribuições entre participantes. 

A 4º edição do SPDesign ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em formato on-line. Contou com palestra de abertura de convidado internacional e 41 apresentações de trabalhos. O evento teve como tema central ‘Coleta e Análise de Dados: Estratégias e Oportunidades’. As circunstâncias de um ano excepcional motivaram a escolha do tema, já que muitos planos de pesquisa precisaram ser alterados, assim como práticas tiveram que ser revistas ou reavaliadas devido à pandemia de Covid-19. Buscou-se com isso incentivar a reflexão sobre os métodos e procedimentos propostos em projetos de pesquisa e sobre eventuais substituições ou ajustes realizados ao longo do desenvolvimento das investigações. Também procurou-se abordar as vantagens e limites dos métodos e procedimentos experimentados, em virtude do contexto. Doze professores do programa participaram como mediadores, ou na gestão do evento, e dois pesquisadores de pós-doutorado colaboraram na mediação de seções.

A palestra de abertura foi apresentada por Mikko Koria, professor e diretor do Institute for Design Innovation da Universidade de Loughborough no Reino Unido, que analisou a aplicação do Design em contextos multidisciplinares e suas diferentes manifestações projetuais. A partir da observação de diferentes projetos e considerando seus principais objetivos e públicos envolvidos, a pesquisa apresentada por Koria estabeleceu referencial conceitual de classificação considerando quatro perspectivas principais: abordagens normativas, com foco na análise e prescrição de melhores práticas; abordagens interpretativas, com foco na compreensão, integração e obtenção de consenso; abordagens críticas, com foco no questionamento de padrões dominantes; e abordagens dialógicas, que buscam mobilizar minorias tendo em vista aprimoramentos futuros.

As 41 apresentações desta edição incluíram 26 trabalhos vinculados à linha ‘Design: Processos e Linguagens’ e 15 vinculados à linha ‘Teoria e História do Design’. Eles foram divididos em 10 mesas. Quatro delas agruparam trabalhos relativos à linha de pesquisa ‘Teoria e História do Design’, contemplando os seguintes tópicos:
• Teoria e história: entrevistas e comparações;
• Teoria e história: examinando e analisando produtos;
• Teoria e história: mapeamentos e sondagens; e
• Teoria e história: entrevistas com especialistas.

As outras seis mesas agruparam trabalhos da linha de pesquisa ‘Design: Processos e Linguagens’, de acordo com os tópicos:
• Processos e linguagens: entrevistas com usuários e especialistas;
• Processos e linguagens: ferramentas e testes com usuários;
• Processos e linguagens: proposições e ações;
• Processos e linguagens: examinando bibliografia e documentos;
• Processos e linguagens: reconhecimentos e levantamentos e
• Processos e linguagens: examinando imagens e artefatos.

Nas mesas dedicadas à linha ‘Teoria e História do Design’, alguns trabalhos abordaram o ensino e a prática de projeto sob o ponto de vista de diferentes atores envolvidos, em pesquisas nas quais dados foram coletados através de entrevistas, ou pela observação de demandas de mercado, do espaço físico e de instalações. Outros abordaram desafios metodológicos para a análise de fontes primárias materiais, imagens, projetos gráficos e artefatos que demandaram soluções que abrangeram técnicas de edição, de observação e descrição. Houve, ainda, trabalhos que expuseram detalhadamente procedimentos de levantamento sistemático e de mapeamento para a obtenção de visão panorâmica e robusta de diferentes objetos de estudo. Por fim, alguns trabalhos detalharam a estruturação das entrevistas com especialistas, a fim de obter dados de qualidade. Comparações entre procedimentos, oportunidades e limitações do método e particularidades do planejamento e execução no contexto de pandemia COVID-19 foram expostos nos diferentes estudos apresentados.

Os trabalhos apresentados nas mesas dedicadas à linha de pesquisa ‘Design: Processos e Linguagens’ relataram o emprego de múltiplas estratégias de coleta e análise de dados. Foram feitas entrevistas com usuários e especialistas para se chegar a informações vitais aos diferentes estudos. Alguns trabalhos trataram do aprimoramento de processos e métodos de projeto visando inovações materiais e de interações com o ser humano. Estas pesquisas abarcaram revisões e adaptações das etapas de projeto, como coleta de dados e geração de alternativas, e envolveram experimentos empíricos para validação de propostas. A criação de situações ou ferramentas para uso em contexto específico a fim de compreender determinado fenômeno e a explicitação do modo como as diferentes proposições foram feitas foram temas abordados nas apresentações. O levantamento bibliográfico e o exame de documentos como forma de reunir dados analisáveis, fundamentais para a compreensão do objeto de estudo foram procedimentos recorrentes nas pesquisas. O mesmo se pode dizer de estudos de reconhecimento e de levantamentos em campo para identificar o modo de ocorrência de fenômenos e seus contextos particulares, o que propiciou a ampliação de saberes sobre a prática contemporânea em várias áreas do design. Por fim, alguns trabalhos sobre análises visuais e processos projetuais de designers demonstraram como a coleta de dados foi afetada pela pandemia, exigindo adaptações quanto ao recorte de pesquisa, ao acesso a acervos, à substituição de entrevistas presenciais por virtuais.
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Realização
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Duarte Lanna – Diretora 
Prof. Dr. Eugênio Fernandes Queiroga – Vice-diretor
 
Comissão de Pós-Graduação
Prof. Dr. João Sette Whitaker Ferreira – Presidente
Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira – Vice-presidente
 
Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design
Prof.ª Dr.ª Clice de Toledo Sanjar Mazzilli  Coordenadora
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias  Vice coordenadora
Prof.ª Dr.ª Denise Dantas
Prof. Dr.  Marcos da Costa Braga
 
 
Programa de Pós-graduação em Design
Professores credenciados
Prof. Dr. Alessandro Ventura
Prof. Dr. André Leme Fleury
Prof.ª Dr.ª Cibele Haddad Taralli
Prof.ª Dr.ª Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Prof.ª Dr.ª Cristiane Aun Bertoldi
Prof.ª Dr.ª Cyntia Santos Malaguti de Sousa
Prof.ª Dr.ª Denise Dantas
Prof. Dr. Feres Lourenço Khoury
Prof.ª Dr.ª Giselle Beiguelman
Prof.ª Dr.ª Lara Leite Barbosa de Senne
Prof. Dr. Luís Cláudio Portugal do Nascimento
Prof. Dr. Marcos da Costa Braga
Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Prof. Dr. Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias
 
Comissão Organizadora do Evento
Prof. Dr. André Leme Fleury
Prof.ª Dr.ª Cristiane Aun Bertoldi
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias
Camilla Fernanda Annarumma Durão
Me. Diego Normandi Maciel Dutra
Laercio Marques da Silva
Ma. Luciana Bueno
Luís Felipe Abbud
Marina Ayumi Onoda
 
Design gráfico
Camilla Fernanda Annarumma Durão
Laercio Marques da Silva
 
Textos
Prof. Dr. André Leme Fleury
Prof.ª Dr.ª Cristiane Aun Bertoldi
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias
Promotion
School of Architecture and Urbanism, University of São Paulo
Dr. Ana Lúcia Duarte Lanna – Director
Dr. Eugênio Fernandes Queiroga – Vide-director
 
Graduate Studies Committee
Dr. João Sette Whitaker Ferreira – President
Dr. José Tavares Correia de Lira – Vice-president
 
Graduate Program in Design Coordinating Committee
Dr. Clice de Toledo Sanjar Mazzilli – Coordinator
Dr. Priscila Lena Farias  Vice-coordinator
Dr. Denise Dantas
Dr. Marcos da Costa Braga
 

Graduate Program in Design
Accredited Supervisors
Dr. Alessandro Ventura
Dr. André Leme Fleury
Dr. Cibele Haddad Taralli
Dr. Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Dr. Cristiane Aun Bertoldi
Dr. Cyntia Santos Malaguti de Sousa
Dr. Denise Dantas
Dr. Feres Lourenço Khoury
Dr. Giselle Beiguelman
Dr. Lara Leite Barbosa de Senne
Dr. Luís Cláudio Portugal do Nascimento
Dr. Marcos da Costa Braga
Dr. Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Dr. Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Dr. Priscila Lena Farias
 
Organization Committee
Dr. André Leme Fleury
Dr. Cristiane Aun Bertoldi
Dr. Priscila Lena Farias
Camilla Fernanda Annarumma Durão
MSc. Diego Normandi Maciel Dutra
Laercio Marques da Silva
MSc. Luciana Bueno
Luís Felipe Abbud
Marina Ayumi Onoda
 
Graphic Design
Camilla Fernanda Annarumma Durão
Laercio Marques da Silva
 
Texts
Dr. André Leme Fleury
Dr. Cristiane Aun Bertoldi
Dr. Priscila Lena Farias