• 4 e 5 nov. 2020
  • 4 e 5 nov. 2020

Site do evento

Comissão organizadora

  • Prof. Dr. André Leme Fleury
  • Prof.ª Dr.ª Cristiane Aun Bertoldi
  • Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias
  • Camilla Fernanda Annarumma Durão
  • Me. Diego Normandi Maciel Dutra
  • Laercio Marques da Silva
  • Ma. Luciana Bueno
  • Luís Felipe Abbud
  • Marina Ayumi Onoda

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Novembro 2020 vol. 8 num. 6

Idioma principal | Segundo idioma

4º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP

4th SPDesign - FAU USP Graduate Program in Design Research Seminar

Teoria e História do Design

Design Theory and History

Design: Processos e Linguagens

Design: Processes and Languages

O Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG Design FAU USP) possui duas linhas de pesquisa: ‘Teoria e História do Design’ e ‘Design: Processos e Linguagens’. A primeira congrega pesquisas sobre a história, teoria e crítica do design sobretudo nos aspectos que fundamentam e constituem o campo do design, visando contribuir para maior compreensão de sua identidade, assim como de seu papel social e civilizatório, da dimensão multi, inter e transdisciplinar de suas manifestações e de seus desdobramentos. A segunda investiga produção, projeto, métodos, sintaxe, semântica e caracterização simbólica do pensamento projetual. Nesse sentido, abrange reflexões sobre as dinâmicas que perpassam esta prática sob os pontos de vista da prospecção, produção e recepção, uso e pós-uso.

O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design da FAU USP (SPDesign)  é organizado todos os anos, desde 2017, com a finalidade de promover discussões sobre o andamento das pesquisas de mestrado e de doutorado desenvolvidas no programa, incentivando trocas de informações e compartilhamento de contribuições entre participantes. 

A 4º edição do SPDesign ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em formato on-line. Contou com palestra de abertura de convidado internacional e 41 apresentações de trabalhos. O evento teve como tema central ‘Coleta e Análise de Dados: Estratégias e Oportunidades’. As circunstâncias de um ano excepcional motivaram a escolha do tema, já que muitos planos de pesquisa precisaram ser alterados, assim como práticas tiveram que ser revistas ou reavaliadas devido à pandemia de Covid-19. Buscou-se com isso incentivar a reflexão sobre os métodos e procedimentos propostos em projetos de pesquisa e sobre eventuais substituições ou ajustes realizados ao longo do desenvolvimento das investigações. Também procurou-se abordar as vantagens e limites dos métodos e procedimentos experimentados, em virtude do contexto. Doze professores do programa participaram como mediadores, ou na gestão do evento, e dois pesquisadores de pós-doutorado colaboraram na mediação de seções.

A palestra de abertura foi apresentada por Mikko Koria, professor e diretor do Institute for Design Innovation da Universidade de Loughborough no Reino Unido, que analisou a aplicação do Design em contextos multidisciplinares e suas diferentes manifestações projetuais. A partir da observação de diferentes projetos e considerando seus principais objetivos e públicos envolvidos, a pesquisa apresentada por Koria estabeleceu referencial conceitual de classificação considerando quatro perspectivas principais: abordagens normativas, com foco na análise e prescrição de melhores práticas; abordagens interpretativas, com foco na compreensão, integração e obtenção de consenso; abordagens críticas, com foco no questionamento de padrões dominantes; e abordagens dialógicas, que buscam mobilizar minorias tendo em vista aprimoramentos futuros.

As 41 apresentações desta edição incluíram 26 trabalhos vinculados à linha ‘Design: Processos e Linguagens’ e 15 vinculados à linha ‘Teoria e História do Design’. Eles foram divididos em 10 mesas. Quatro delas agruparam trabalhos relativos à linha de pesquisa ‘Teoria e História do Design’, contemplando os seguintes tópicos:
• Teoria e história: entrevistas e comparações;
• Teoria e história: examinando e analisando produtos;
• Teoria e história: mapeamentos e sondagens; e
• Teoria e história: entrevistas com especialistas.

As outras seis mesas agruparam trabalhos da linha de pesquisa ‘Design: Processos e Linguagens’, de acordo com os tópicos:
• Processos e linguagens: entrevistas com usuários e especialistas;
• Processos e linguagens: ferramentas e testes com usuários;
• Processos e linguagens: proposições e ações;
• Processos e linguagens: examinando bibliografia e documentos;
• Processos e linguagens: reconhecimentos e levantamentos e
• Processos e linguagens: examinando imagens e artefatos.

Nas mesas dedicadas à linha ‘Teoria e História do Design’, alguns trabalhos abordaram o ensino e a prática de projeto sob o ponto de vista de diferentes atores envolvidos, em pesquisas nas quais dados foram coletados através de entrevistas, ou pela observação de demandas de mercado, do espaço físico e de instalações. Outros abordaram desafios metodológicos para a análise de fontes primárias materiais, imagens, projetos gráficos e artefatos que demandaram soluções que abrangeram técnicas de edição, de observação e descrição. Houve, ainda, trabalhos que expuseram detalhadamente procedimentos de levantamento sistemático e de mapeamento para a obtenção de visão panorâmica e robusta de diferentes objetos de estudo. Por fim, alguns trabalhos detalharam a estruturação das entrevistas com especialistas, a fim de obter dados de qualidade. Comparações entre procedimentos, oportunidades e limitações do método e particularidades do planejamento e execução no contexto de pandemia COVID-19 foram expostos nos diferentes estudos apresentados.

Os trabalhos apresentados nas mesas dedicadas à linha de pesquisa ‘Design: Processos e Linguagens’ relataram o emprego de múltiplas estratégias de coleta e análise de dados. Foram feitas entrevistas com usuários e especialistas para se chegar a informações vitais aos diferentes estudos. Alguns trabalhos trataram do aprimoramento de processos e métodos de projeto visando inovações materiais e de interações com o ser humano. Estas pesquisas abarcaram revisões e adaptações das etapas de projeto, como coleta de dados e geração de alternativas, e envolveram experimentos empíricos para validação de propostas. A criação de situações ou ferramentas para uso em contexto específico a fim de compreender determinado fenômeno e a explicitação do modo como as diferentes proposições foram feitas foram temas abordados nas apresentações. O levantamento bibliográfico e o exame de documentos como forma de reunir dados analisáveis, fundamentais para a compreensão do objeto de estudo foram procedimentos recorrentes nas pesquisas. O mesmo se pode dizer de estudos de reconhecimento e de levantamentos em campo para identificar o modo de ocorrência de fenômenos e seus contextos particulares, o que propiciou a ampliação de saberes sobre a prática contemporânea em várias áreas do design. Por fim, alguns trabalhos sobre análises visuais e processos projetuais de designers demonstraram como a coleta de dados foi afetada pela pandemia, exigindo adaptações quanto ao recorte de pesquisa, ao acesso a acervos, à substituição de entrevistas presenciais por virtuais.

The Postgraduate Course in Design offered by the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo has two lines of research: Theory and History of Design’, and ‘Design: Processes and Languages’. The former brings together research on the history, theory, and criticism of design, especially in the aspects that underlie and constitute the field of design, aiming to contribute to a greater understanding of its identity, as well as its social and civilizing role, the multi, inter and transdisciplinary dimension of its manifestations and their consequences. The latter focuses on investigations about production, design, methods, syntax, semantics, and symbolic characterization of design thinking. In this sense, it includes reflections on the dynamics that permeate this practice from the points of view of prospecting, production and reception, use, and post-use.

The FAU USP Postgraduate Program in Design Research Seminars (SPDesign) have been organised every year, since 2017, in order to foster discussion on the development of master and doctoral degree research projects, encouraging information exchange and contribution sharing among participants.

The 4th FAU USP Postgraduate Program in Design Research Seminar was held online on the 4th and 5th November 2020. It included an international keynote opening lecture, and 41 presentations of papers. The event had ‘Data Collection and Analysis: Strategies and Opportunities’ as a central theme. The circumstances of an abnormal year brought about  the selection of the theme, once many research projects had to be altered, and practices had to be reviewed or reevaluated due to the Covid-19 pandemic. This was intended to encourage reflection on the methods and procedures proposed in research projects and on some replacements or adjustments made during the development of investigations. Reflections on the advantages and limitations of the methods and procedures adopted, given the context, were also sought for. Twelve professors from the program participated as moderators, or in managing the event, and two postdoc researchers collaborated in mediating the sessions.

The opening lecture was given by Mikko Koria, professor and director of the Institute for Design Innovation at the Loughborough University in the United Kingdom, who analysed the application of Design in multidisciplinary contexts and its different manifestations. Based on the selection of different projects and considering their main objectives and stakeholders involved, the research presented by Koria proposed a conceptual framework for classification taking into account four main perspectives: normative approaches, with focus on analysing and prescribing best practices; interpretive approaches, with focus on understanding, integrating and obtaining consensus; critical approaches, with focus on questioning dominant standards; and dialogical approaches, which aims to mobilize minorities with focus on future improvements.

The 41 presentations offered in the event included 26 papers related to the ‘Design: Processes and Languages’ research line, and 15 to the ‘Theory and History of Design’ research line. They were distributed into 10 sessions. Four of them brought together papers concerning the ‘Theory and History of Design’ research line, encompassing the following topics:
• Theory and history: interviews and comparisons;
• Theory and history: looking into and analysing products;
• Theory and history: mapping and probing; and
• Theory and history: interviews with experts.

The other six sessions grouped papers related to the ‘Design: Processes and Languages’ research line, according to the topics:
• Processes and languages: interviews with users and experts;
• Processes and languages: tools and tests with users;
• Processes and languages: propositions and actions;
• Processes and languages: examining bibliography and documents;
• Processes and languages: reconnaissance and surveys; and
• Processes and languages: examining images and artefacts.

In the sessions dedicated to ‘Theory and History of Design’, some papers showed how design teaching and practice take place from the point of view of different stakeholders, in research where data was collected from interviews, or by the observation of market demands, physical space and facilities. Others dealt with methodological challenges for the analysis of primary material sources, that is,  images, graphic design and artefacts that demanded solutions that included edition, observation and description techniques. Furthermore, some presentations showed, in detail, procedures of probing and mapping that had the aim of getting panoramic and robust views of different objects of study. Lastly, some papers detailed the structure of interviews with experts so as to obtain reliable data. Comparisons between procedures, opportunities and limitations of the methods and particularities of the planning and execution of the research in the context of the Covid-19 pandemic were exposed in the different studies presented.

The papers presented in the sessions dedicated to ‘Design: Processes and Languages’ reported the use of multiple strategies for data collection and analysis. Interviews with users and experts were essential data collection methods to obtain vital information for the different studies. Some of the works dealt with the improvement of design processes and methods aiming at material innovations, and interactions with human beings. Those research projects encompassed revision and adaptations of the design steps, such as data collection and generation of alternatives, and involved empirical experiments to validate proposals. The creation of situations or tools to be used in a specific context in order to understand a certain phenomenon and the explanation of how the different propositions were made involved topics covered in  some of the presentations. Bibliographic review and examination of documents as a way to gather analysable data, which are fundamental for understanding the object of study, were recurrent research procedures. The same can be said of reconnaissance and field surveys to identify the mode of occurrence of phenomena and their particular contexts, which provided for the expansion of knowledge about contemporary practice in various areas of design. Finally, some works on visual analysis and on project processes of designers demonstrated how data collection was affected by the pandemic, requiring adaptations in terms of research focus, access to collections, and the replacement of face-to-face interviews with virtual ones.

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Realização
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Duarte Lanna – Diretora 
Prof. Dr. Eugênio Fernandes Queiroga – Vice-diretor
 
Comissão de Pós-Graduação
Prof. Dr. João Sette Whitaker Ferreira – Presidente
Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira – Vice-presidente
 
Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design
Prof.ª Dr.ª Clice de Toledo Sanjar Mazzilli  Coordenadora
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias  Vice coordenadora
Prof.ª Dr.ª Denise Dantas
Prof. Dr.  Marcos da Costa Braga
 
 
Programa de Pós-graduação em Design
Professores credenciados
Prof. Dr. Alessandro Ventura
Prof. Dr. André Leme Fleury
Prof.ª Dr.ª Cibele Haddad Taralli
Prof.ª Dr.ª Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Prof.ª Dr.ª Cristiane Aun Bertoldi
Prof.ª Dr.ª Cyntia Santos Malaguti de Sousa
Prof.ª Dr.ª Denise Dantas
Prof. Dr. Feres Lourenço Khoury
Prof.ª Dr.ª Giselle Beiguelman
Prof.ª Dr.ª Lara Leite Barbosa de Senne
Prof. Dr. Luís Cláudio Portugal do Nascimento
Prof. Dr. Marcos da Costa Braga
Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Prof. Dr. Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias
 
Comissão Organizadora do Evento
Prof. Dr. André Leme Fleury
Prof.ª Dr.ª Cristiane Aun Bertoldi
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias
Camilla Fernanda Annarumma Durão
Me. Diego Normandi Maciel Dutra
Laercio Marques da Silva
Ma. Luciana Bueno
Luís Felipe Abbud
Marina Ayumi Onoda
 
Design gráfico
Camilla Fernanda Annarumma Durão
Laercio Marques da Silva
 
Textos
Prof. Dr. André Leme Fleury
Prof.ª Dr.ª Cristiane Aun Bertoldi
Prof.ª Dr.ª Priscila Lena Farias

Promotion
School of Architecture and Urbanism, University of São Paulo
Dr. Ana Lúcia Duarte Lanna – Director
Dr. Eugênio Fernandes Queiroga – Vide-director
 
Graduate Studies Committee
Dr. João Sette Whitaker Ferreira – President
Dr. José Tavares Correia de Lira – Vice-president
 
Graduate Program in Design Coordinating Committee
Dr. Clice de Toledo Sanjar Mazzilli – Coordinator
Dr. Priscila Lena Farias  Vice-coordinator
Dr. Denise Dantas
Dr. Marcos da Costa Braga
 

Graduate Program in Design
Accredited Supervisors
Dr. Alessandro Ventura
Dr. André Leme Fleury
Dr. Cibele Haddad Taralli
Dr. Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Dr. Cristiane Aun Bertoldi
Dr. Cyntia Santos Malaguti de Sousa
Dr. Denise Dantas
Dr. Feres Lourenço Khoury
Dr. Giselle Beiguelman
Dr. Lara Leite Barbosa de Senne
Dr. Luís Cláudio Portugal do Nascimento
Dr. Marcos da Costa Braga
Dr. Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Dr. Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Dr. Priscila Lena Farias
 
Organization Committee
Dr. André Leme Fleury
Dr. Cristiane Aun Bertoldi
Dr. Priscila Lena Farias
Camilla Fernanda Annarumma Durão
MSc. Diego Normandi Maciel Dutra
Laercio Marques da Silva
MSc. Luciana Bueno
Luís Felipe Abbud
Marina Ayumi Onoda
 
Graphic Design
Camilla Fernanda Annarumma Durão
Laercio Marques da Silva
 
Texts
Dr. André Leme Fleury
Dr. Cristiane Aun Bertoldi
Dr. Priscila Lena Farias