Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa sobre a pedagogia do design gráfico no ensino técnico paulistano

Data-gathering and data-analysis techniques in a study on graphic design technical education in the city of São Paulo

DINELLI, Maria Beatriz Saraiva; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do;

Artigo:

Este estudo qualitativo de reconhecimento se propôs a registrar um panorama do ensino de design gráfico no âmbito de escolas técnicas em atividade na cidade de São Paulo, em 2018 e 2019. Os trabalhos de campo se desenvolveram por meio de entrevistas semiestruturadas breves (seis) e em profundidade (32) com alunos, ex-alunos, professores e coordenadores em duas das dez escolas técnicas de design gráfico em funcionamento (uma da rede Etec-SP e em um curso do Senac-SP). Devido à restrita bibliografia a respeito do tema abordado, priorizou-se o levantamento de dados primários, totalizando 38 depoimentos. Empregou-se, complementarmente, a técnica de observação direta de aulas, além de análises gráficas e semióticas da linguagem visual de trabalhos de alunos. A sistematização dos dados brutos, seguida de fragmentação dos dados relevantes e posterior reagrupamento dos mesmos em categorias conceituais, permitiu identificar padrões abstratos de associação, valendo-se da técnica de análise associativa de dados. Alguns achados sugerem que egressos de cursos técnicos de comunicação visual sairiam com compreensão apenas parcial da identidade e natureza desta área de conhecimento, o que se explicaria pelo fato de alguns desses cursos técnicos abordarem parcela significativa de conteúdos não estritamente relacionados à comunicação visual, no intuito de desenvolver a “veia criativa” de seus alunos. Identificou-se, então, nos trabalhos de campo, componentes conceituais e metodológicos, por exemplo, próprios às artes plásticas e, secundariamente, à publicidade. Outro aspecto considerado notável seria o empenho patente e genuíno de parcela do corpo docente quanto a propiciar a seus alunos formação técnica transformadora que lhes possa ampliar horizontes profissionais e pessoais.

Artigo:

This qualitative, exploratory research aimed to register a panorama of the teaching of graphic design within the scope of technical schools in the city of São Paulo in 2018 and 2019, with regards to aspects of the students' universe, instructors' profiles, available material and physical structures, content and pedagogical processes, elements of design project methodology used with students, and visual languages present in student work were included, in addition to even more general issues intrinsic to the very nature of technical design education in the Brazilian professional and academic reality. The fieldwork was carried out with the use of semi-structured brief interviews (six) and in-depth interviews (32) with students, alumni, instructors and coordinators at two of the ten technical schools of graphic design (in a school in the state network of Technical Schools in São Paulo, the Etecs, and in a course at Senac-SP). Given the limited literature on the studied subject, the methodological strategy prioritized primary-data collection in a total of 38 interviews. It also employed the technique of direct observation of classes, as well as graphic and semiotic analyses of the visual language of worksheets done by students. The systematization of raw data, followed by the fragmentation of relevant data and its later regrouping within conceptual categories, allowed for the identification of abstract patterns of association through the associative data-analysis technique. Findings suggest that former graphic design technical students developed only a partial comprehension of the actual identity and nature of graphic design. This may be due to the fact that some of these technical education programs include a significant proportion of subject matter not strictly related to the discipline, as they aim to develop a “creative vein” in their students. The research identified, in this regard, both conceptual and methodological components mainly associated with the field of visual arts and, secondarily, with that of publicity. Another noteworthy aspect was the patent and genuine commitment of a portion of the teaching staff to providing their students with transformative technical training that can broaden their professional and personal horizons.

Palavras-chave: pedagogia de design para jovens; ensino técnico de design; ensino de design gráfico; ensino técnico em São Paulo.,

Palavras-chave: design pedagogy for young adults; design technical education; graphic design pedagogy, technical education in São Paulo.,

DOI: 10.5151/4spdesign-4spdesign_05

Referências bibliográficas
Como citar:

DINELLI, Maria Beatriz Saraiva; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; "Técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa sobre a pedagogia do design gráfico no ensino técnico paulistano", p. 10-11 . In: Anais do 4º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/4spdesign-4spdesign_05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações