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Pesquisando capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980: estratégias metodológicas para a coleta e a análise de dados

Researching 1980s Brazilian rock album covers: methodological strategies for data collection and analysis

MORETTO, Paulo Eduardo; FARIAS, Priscila Lena;

Artigo:

Numa década conturbada, o rock acabou por influenciar toda uma geração, tornando as capas de disco de vinil um artefato gráfico emblemático dos anos 1980. Após um panorama de reconhecimento, propõe-se o estudo das capas de disco do rock brasileiro desta década, em termos históricos, culturais, estéticos e de sua linguagem visual. Dada a impossibilidade de acesso ao Centro Cultural São Paulo, único acervo público com número significativo dessas peças gráficas na cidade, adotou-se, como primeira estratégia metodológica, o levantamento, na internet, de imagens das capas dos discos lançados no período. A organização de um acervo digital preliminar, com 83 capas, permitiu tabular os primeiros dados (títulos dos álbuns, bandas e anos de lançamento) e iniciar a análise visual. Posteriormente, para levantar dados complementares e aprofundar análises gráficas, foi organizado um acervo físico definitivo com 90 itens adquiridos em sebos e feiras especializadas. A análise visual preliminar identificou estruturas e elementos recorrentes e possibilitou a elaboração de critérios (ver figura) para seu aprofundamento, com base em princípios de composição (Lupton & Phillips, 2008) e linguagem visual (Twyman, 1986), analisados a partir dos conceitos de “plural” e “singular” (Aragão, 2011), e de características do pós modernismo (Migliari, 2010) (Moretto & Farias, 2020). Os dois acervos (digital e físico) foram complementares. O primeiro agilizou o início da pesquisa, permitindo a identificação de caminhos a seguir. O segundo, compilado com investimento de recursos financeiros e mais tempo, permitiu, através de acesso constante às peças gráficas, análises mais detalhadas.

Artigo:

In a troubled decade, rock ended up influencing a whole generation, turning vinyl album covers into emblematic graphic artefacts of the 1980s. Following a recognition survey, it is proposed a study on Brazilian rock album covers of this decade, through historical, cultural, aesthetic and visual language aspects. Given the impossibility of access to Centro Cultural São Paulo [São Paulo Cultural Center], the only public archive with a significant number of these graphic pieces in the city, as a first methodological strategy it was adopted the search on the internet for images of the albums released in the period. The organisation of a preliminary digital collection, with 83 covers, made it possible to tabulate a first set of data (album titles, bands and years of release) and to start a visual analysis. Subsequently, in order to collect complementary data and to deepen the graphic analysis, a definitive physical collection was organised with 90 items acquired in second hand stores and specialised fairs. The preliminary visual analysis identified recurring structures and elements, and enabled the elaboration of criteria (see figure) for further development, based on principles of visual composition (Lupton & Phillips, 2008) and language (Twyman, 1986), analysed within the concepts of “plural” and “singular” (Aragão, 2011), and postmodern characteristics (Migliari, 2010) (Moretto & Farias, 2020). The two collections (digital and physical) were complementary. The first one allowed for agility in the beginning of the research, and also for the identification of the paths to be followed. The second one, which was compiled through investment of financial resources and extra time, allowing for more detailed analysis through constant access to the graphic piece.

Palavras-chave: estratégias metodológicas; análise visual; design gráfico; rock brasileiro anos 1980; capas de disco,

Palavras-chave: methodological strategies; visual analysis; graphic design; 1980s Brazilian rock; album covers,

DOI: 10.5151/4spdesign-4spdesign_33

Referências bibliográficas
  • [1] ARAGÃO, I. 201 O plural e o singular nas composições visuais dos rótulos de bebida. In: S. Campello & I. Aragão (eds.). Imagens comerciais de Pernambuco: ensaios sobre os efêmeros da Guaianases: 93-113. Recife: Néctar. LUPTON, E.; & PHILIPS, J. C. 2008. Graphic design the new basics. New York: Princeton Architectural.
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  • [3] MORETTO, P. & FARIAS, P. L. 2020. 1980’s Brazilian rock album covers: A visual analysis. In: VUKIC, F. & KOSTESIC, I. (eds.). Lessons to Learn? Past Design Experiences and Contemporary Design Practices. Proceedings of the ICDHS 12th International Conference: 217-229. Zagreb: UPI2M Books.
  • [4] TWYMAN, M. 1986. Articulating graphic language: a historical perspective. In: WROLSTAD, M. E. & FISCHER, D. F. (orgs.). Toward a new understanding of literacy: 188-251. New York: Praeger.
Como citar:

MORETTO, Paulo Eduardo; FARIAS, Priscila Lena; "Pesquisando capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980: estratégias metodológicas para a coleta e a análise de dados", p. 68-70 . In: Anais do 4º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/4spdesign-4spdesign_33

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