Blucher Engineering Proceedings
XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigos
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AMBOID REAR AXEL APPLIED AT COMPACTOR TRUCKS 6X2 WITH PUSHER SYSTEM
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PDF - p-8-23 -
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ANÁLISE DOS DESAFIOS PARA A DIFUSÃO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS NO BRASIL
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PDF - p-46-57 -
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ELIMINAÇÃO DE PROCESSO DE LIXAMENTO EM EIXOS DE TRANSMISSÃO UTILIZANDO REBOLO DE CBN VITRIFICADO
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IMPACTO DO USO DE ADITIVOS NA CONSERVAÇÃO E NA EFICIÊNCIA DA COMBUSTÃO DO DIESEL
PDF - p-101-113 -
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PDF - p-114-141 -
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WATER INGESTION AND PRESSURE ANALYSIS OF AUTOMOTIVE VEHICLES USING MULTIPHASE CFD
PDF - p-142-149 -
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MUD DEPOSITION SIMULATION AT THE CRFM OF AN AUTOMOBILE USING CFD SIMULATION
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PDF - p-166-177 -
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PDF - p-178-188 -
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ALTERNATIVA PARA SIMPLIFICAÇÃO NA ESTRUTURA DE EXECUÇÃO DE PROJETOS SEIS-SIGMA
PDF - p-205-212 -
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PDF - p-213-223 -
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PROPOSIÇÃO DE NOVOS VALORES DE REFERÊNCIA PARA INSPEÇÃO DE VEÍCULOS OTTO
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ANÁLISE TERMODINÂMICA, CINEMÁTICA E DINÂMICA DE UM MOTOR COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL
PDF - p-275-287 -
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WEAR ANALYSIS OF BY PASS VALVES APPLIED ON REGULATED-TWO-STAGES TURBOCHARGER
PDF - p-288-303 -
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SELF-CONTROLLED ELECTRONIC COLD START SYSTEM – VEHICLE TESTS DEMONSTRATION
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ANALYSIS OF FLOW DETACHMENT IN THE INTAKE MANIFOLD OF A FORMULA SAE VEHICLE
PDF - p-351-367 -
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OXYGEN SENSOR PERFORMANCE EVALUATION USING TRANSIENT BOUNDARY CONDITIONS
PDF - p-368-379 -
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THE BOTTOM LINE OF SUSTAINABILITY IN URBAN MOBILITY OF SÃO PAULO CITY
PDF - p-394-410 -
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IMPACT OF A 20%BIODIESEL IN DIESEL BLEND ( B20 ) ON VEHICLES
PDF - p-411-419 -
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DELIVERING OPTIMAL FUEL ECONOMY AND WEAR PROTECTION THROUGH LUBRICANT DESIGN
PDF - p-429-434 -
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SOLUÇÕES DE GERENCIAMENTO TÉRMICO PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM VEÍCULOS COMERCIAIS
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PDF - p-462-470 -
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O DESAFIO DO INOVAR-AUTO NO AVANÇO TECNOLÓGICO DA SEGURANÇA VEICULAR NO PAÍS
PDF - p-481-490 -
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CNG FUEL LEAKAGE DETECTION AS EMISSIONS PREVENTION
PDF - p-517-526 -
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MATERIAL PARTICULADO EM MOTORES OTTO DE INJEÇÃO DIRETA – UMA REVISÃO ATUALIZADA DA LITERATURA
PDF - p-527-546 -
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ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SEIS SIGMA EM UM SETOR DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: UM ESTUDO DE CASO
PDF - p-555-567 -
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AVALIAÇÃO MECÂNICA DE TERMINAIS E BARRAS DE DIREÇÃO DE ACORDO COM A NORMA ABNT NBR 16130
PDF - p-568-576 -
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CREATING NEXT GENERATION HIL SIMULATORS WITH FPGA TECHNOLOGY
PDF - p-577-591 -
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A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
PDF - p-608-614 -
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SISTEMA DE INTELIGÊNCIA INTEGRADA EM COMUNICAÇÃO AUTOMOTIVA URBANA
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AVALIAÇÃO DE METOLOGIAS DE BAIXO CUSTO PARA ANALISAR DESGASTE E ATRITO EM COMPONENTES DE PNEUS
PDF - p-642-654 -
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PDF - p-655-672 -
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PDF - p-673-688 -
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PDF - p-703-715 -
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PDF - p-716-728 -
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INVESTIGATION OF SLIDING WEAR MECHANISM AND CAUSES ON A DIESEL APPLICATION ROLLER FOLLOWER
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IMPLANTAÇÃO DA INSPEÇÃO VEICULAR REMOTA BASEADA EM DADOS DE OBD, UMA ALTERNATIVA AO CONTROLAR?
PDF - p-744-758 -
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PREVISÃO DE COEFICIENTES DE WIEBE PARA UM MOTOR SI BASEADO EM VARIÁVEIS DE CONTROLE
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CONTROLADOR DIGITAL APLICADO A CONVERSOR DE TENSÃO AUTOMOTIVO
PDF - p-764-776 -
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PDF - p-815-834 -
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REDUÇÃO DA EMISSÃO EVAPORATIVA DO VEÍCULO EM MOVIMENTO E NO REABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
O SIMEA é um evento anual realizado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva há mais de 30 anos e que tem como principal objetivo a busca e apresentação de estratégias, soluções, técnicas e inovações para a mobilidade.
Apresentando palestras, debates, discussões, trabalhos técnicos e exposição, o SIMEA 2014 transformou o WTC Events Center, nos dias 06 e 07 de agosto, no principal palco de exibição tecnológica, fórum de negócios e no melhor ambiente de relacionamento e conhecimento para toda a cadeia automotiva.
O reconhecido fórum de debate e articulação entre engenheiros e especialistas do setor, representantes do governo, universidades, lideranças empresariais e formadores de opinião ligados à engenharia da mobilidade, ganhou expressivo conteúdo de temas atuais apresentados e debatidos pelos principais dirigentes da indústria, transformando o SIMEA 2014 no principal evento do ano no segmento.
Foram dois dias de intensos trabalhos de informação e conhecimento aos mais de 1100 participantes presentes, além da principal mostra tecnológica para visitantes e convidados.
TEMA SIMEA 2014: INOVAR – AUTO E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DO BRASIL
Vinte e dois meses depois do anúncio oficial do Decreto no 7.819, de 3 de outubro de 2012, qual é a situação do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, o Inovar-Auto?
Essa questão foi discutida no SIMEA 2014, em sua 22a edição.
O macro-tema “Inovar-Auto e a evolução tecnológica do Brasil” estimulou debates sobre a visão política do governo federal, da indústria e a universidade, a visão administrativa do programa e, finalmente, o Inovar-Auto na prática.
Realização:

SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
O SIMEA é um evento anual realizado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva há mais de 30 anos e que tem como principal objetivo a busca e apresentação de estratégias, soluções, técnicas e inovações para a mobilidade.
Apresentando palestras, debates, discussões, trabalhos técnicos e exposição, o SIMEA 2014 transformou o WTC Events Center, nos dias 06 e 07 de agosto, no principal palco de exibição tecnológica, fórum de negócios e no melhor ambiente de relacionamento e conhecimento para toda a cadeia automotiva.
O reconhecido fórum de debate e articulação entre engenheiros e especialistas do setor, representantes do governo, universidades, lideranças empresariais e formadores de opinião ligados à engenharia da mobilidade, ganhou expressivo conteúdo de temas atuais apresentados e debatidos pelos principais dirigentes da indústria, transformando o SIMEA 2014 no principal evento do ano no segmento.
Foram dois dias de intensos trabalhos de informação e conhecimento aos mais de 1100 participantes presentes, além da principal mostra tecnológica para visitantes e convidados.
TEMA SIMEA 2014: INOVAR – AUTO E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DO BRASIL
Vinte e dois meses depois do anúncio oficial do Decreto no 7.819, de 3 de outubro de 2012, qual é a situação do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, o Inovar-Auto?
Essa questão foi discutida no SIMEA 2014, em sua 22a edição.
O macro-tema “Inovar-Auto e a evolução tecnológica do Brasil” estimulou debates sobre a visão política do governo federal, da indústria e a universidade, a visão administrativa do programa e, finalmente, o Inovar-Auto na prática.
Realização:
Comissão Avaliadora dos Trabalhos Técnicos
Coordenação: Prof. Dr. Ronaldo Salvagni, POLI-USP
Membros/ Members
- Alexandre Pazian, Mercedes-Benz & FATEC
- Alfredo Silvio Castelli, Magneti Marelli
- Argemiro L. de Aragão Costa, Pirelli Pneus
- Arlindo Tribess, Poli-USP
- Armando A. M. Laganá, Poli-USP
- Carlos Alberto Costa, Universidade de Caxias do Sul
- Carlos Alberto Villar, MAHLE
- Carlos Eduardo Cugnasca, Poli-USP
- Carlos Y. Sakuramoto, GMB
- Cláudia Alquezar Facca, Instituto Mauá de Tecnologia
- Deives Roberto Bareta, Universidade de Caxias do Sul
- Demetrio Cornilios Zachariadis, Poli-USP
- Demetrio Vettorazzo Neto, GM Powertrain
- Douglas de Paula e Silva, Ford
- Eduardo de Senzi Zancul, Poli-USP
- Elcio Luiz Farah, AFEEVAS
- Fausto Leopoldo Mascia, Poli-USP
- Fernando Luiz Windlin, Magneti Marelli
- Fernando Malvezzi, Instituto Mauá de Tecnologia
- Flávio Celso Trigo, Poli-USP
- Francisco Emilio Baccaro Nigro, Poli-USP
- Francisco Leme Galvão
- Gilberto Francisco Martha de Souza, Poli-USP
- Gilmar Ferreira Batalha, Poli-USP
- Gino Montanari, Magneti Marelli
- Guilherme Canuto, Poli-USP
- Haraldo Rehder, Rehder Consultoria
- Jairo de Lima Souza, Scania Latin America Ltda
- João Carlos Salamani, Volkswagen do Brasil
- Joel Soares dos Anjos, Hyundai
- José Roberto Simões Moreira
- José Roberto Turrini, JOROTU-Automotive Suspension
- Jucélio Tomás Pereira, Universidade Federal do Paraná
- Karin Graf, Universidade Federal do Paraná
- Keurrie Cipriano Goes, Petrobras
- Leandro Vieira da Silva Macedo, VW
- Leonardo Macarrão Júnior, GMB
- Lucas Antonio Moscato, Poli-USP
- Luiz Antonio Bragatto, MARPLAN Engenharia
- Luiz Eduardo Lopes, IPT- Instituto de Pesquisas Tecnologicas
- Marcelo Massarani, EPUSP
- Marcílio Alves, Poli-USP
- Márcio Yamawaki, Mahle Metal Leve S.A.
- Marco Stipkovic Filho, Poli-USP / MACKENZIE
- Marcos Alexandre Luciano, Universidade de Caxias do Sul
- Marcos Clemente, Mahle Powertrain
- Marcos Langeani, NEXT ENGINE TECHNOLOGIES
- Maurício Assumpção Trielli, Poli-USP
- Oswaldo Horikawa, Poli-USP
- Paulo Mascarenhas Bueno, Consultor
- Paulo Roberto Wander, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
- Renato Linke, CETESB
- Roberto P. Ramos, General Motors
- Roberto Spinola Barbosa, Poli-USP
- Rodolfo Molinari, Poli-USP
- Ronaldo Carrion, Poli-USP
- Sílvia Faria Iombriller, Ford Motor Company – FSAO
- Wallace Gusmão Ferreira, Ford
- Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira, Poli-USP
- Wladimyr Mattos da Costa Dourado, IAE