Blucher Engineering Proceedings
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MORFOLOGIA ESTRUTURAL CAE VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS “FEM”: UM ESTUDO DE CASO FOCADO NA ANÁLISE DE IMPACTO
MORFOLOGIA ESTRUTURAL CAE VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS “FEM”: UM ESTUDO DE CASO FOCADO NA ANÁLISE DE IMPACTO
Oliveira, Evandro Secchi de; Camargo, Roderley
Artigo Completo:
O Sistema de exaustão automotivo, está constantemente sofrendo solicitações, oriundas da vibração, ocasionada pelo motor e pelo chassi do veículo. Por este motivo, é imprescindível desenvolver um método matemático, que simule as condições físicas deste produto, para que seja possível prever na fase de projeto, todos as reações presentes no escapamento. Neste sentido, apresenta-se neste trabalho, um estudo de análise modal, contemplando as frequências naturais, para cada suporte de fixação do escapamento. O modelo matemático CAD (Computer Aided Design) foi desenvolvido em ambiente CREO enquanto a analise CAE (Computer Aided Engineering) foi feita no ambiente ABAQUS, e utilizando o método dos elementos finitos. A análise CAE foi desenvolvida e otimizada por intermédio dos aplicativos Hypermesh e Hyperview respectivamente. O uso deste método, possibilitou verificar a ocorrência da frequência crítica de excitação, menor que 200 Hz. Caso ocorra, há que se retrabalhar o componente, para que o mesmo esteja fora da faixa determinada como critério de falha. Finaliza este trabalho apresentando algumas perspectivas futuras, fazendo referência ao método de correlação “hammer impact”.
O Sistema de exaustão automotivo, está constantemente sofrendo solicitações, oriundas da vibração, ocasionada pelo motor e pelo chassi do veículo. Por este motivo, é imprescindível desenvolver um método matemático, que simule as condições físicas deste produto, para que seja possível prever na fase de projeto, todos as reações presentes no escapamento. Neste sentido, apresenta-se neste trabalho, um estudo de análise modal, contemplando as frequências naturais, para cada suporte de fixação do escapamento. O modelo matemático CAD (Computer Aided Design) foi desenvolvido em ambiente CREO enquanto a analise CAE (Computer Aided Engineering) foi feita no ambiente ABAQUS, e utilizando o método dos elementos finitos. A análise CAE foi desenvolvida e otimizada por intermédio dos aplicativos Hypermesh e Hyperview respectivamente. O uso deste método, possibilitou verificar a ocorrência da frequência crítica de excitação, menor que 200 Hz. Caso ocorra, há que se retrabalhar o componente, para que o mesmo esteja fora da faixa determinada como critério de falha. Finaliza este trabalho apresentando algumas perspectivas futuras, fazendo referência ao método de correlação “hammer impact”.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/engpro-simea2014-92
Referências bibliográficas
- [1]
Como citar:
Oliveira, Evandro Secchi de; Camargo, Roderley; "MORFOLOGIA ESTRUTURAL CAE VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS “FEM”: UM ESTUDO DE CASO FOCADO NA ANÁLISE DE IMPACTO", p-716-728.
In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/engpro-simea2014-92
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Evandro Secchi de Oliveira, Roderley Camargo, MORFOLOGIA ESTRUTURAL CAE VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS “FEM”: UM ESTUDO DE CASO FOCADO NA ANÁLISE DE IMPACTO, Blucher Engineering Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 716-728, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea2014-92 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/morfologia-estrutural-cae-via-mtodo-dos-elementos-finitos-fem-um-estudo-de-caso-focado-na-anlise-de-impacto-8983) Palavras-chave:: ;