Blucher Engineering Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7592
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
Castro, Adriano Cardon; Negrelli, Evaldir
Artigo Completo:
No mundo automotivo, as regulamentações governamentais procuram atender as necessidades da sociedade quanto à segurança veicular (passiva e ativa), emissões de poluentes e ruídos, entre outras. Para promover a sustentabilidade e competitividade, o governo brasileiro lançou em dezembro de 2012 o programa Inovar-Auto, o qual estabelece uma de serie de ações industriais e desenvolvimento local, para a atualização de motores e veículos. Um dos pilares deste programa é a eficiência energética, que pode ser melhorada através de diferentes opções de produtos. A introdução destas novas tecnologias, como motores mais econômicos, sistemas eletrônicos (como Stop Andamp; Start, sistemas híbridos de recuperação de energia) e redução de peso, compõem estratégias próprias de cada montadora para responder às exigências governamentais. Já no mercado brasileiro, devido à necessidade de ter motores que possam trabalhar com misturas de combustíveis de etanol e gasolina, várias adaptações de componentes são requeridas, como por exemplo, um sistema de partida a frio. Este trabalho tem como objetivo descrever o sistema Stop Andamp; Start, seus componentes e interfaces e o funcionamento deste com sistema de aquecimento de combustível, mostrando a complexidade de integração, as diferentes situações críticas e principais validações necessárias. Ao final, serão apresentadas as futuras evoluções necessárias para que estes sistemas sejam utilizados no mercado local mantendo a qualidade e expectativas requeridas pelos clientes.
No mundo automotivo, as regulamentações governamentais procuram atender as necessidades da sociedade quanto à segurança veicular (passiva e ativa), emissões de poluentes e ruídos, entre outras. Para promover a sustentabilidade e competitividade, o governo brasileiro lançou em dezembro de 2012 o programa Inovar-Auto, o qual estabelece uma de serie de ações industriais e desenvolvimento local, para a atualização de motores e veículos. Um dos pilares deste programa é a eficiência energética, que pode ser melhorada através de diferentes opções de produtos. A introdução destas novas tecnologias, como motores mais econômicos, sistemas eletrônicos (como Stop Andamp; Start, sistemas híbridos de recuperação de energia) e redução de peso, compõem estratégias próprias de cada montadora para responder às exigências governamentais. Já no mercado brasileiro, devido à necessidade de ter motores que possam trabalhar com misturas de combustíveis de etanol e gasolina, várias adaptações de componentes são requeridas, como por exemplo, um sistema de partida a frio. Este trabalho tem como objetivo descrever o sistema Stop Andamp; Start, seus componentes e interfaces e o funcionamento deste com sistema de aquecimento de combustível, mostrando a complexidade de integração, as diferentes situações críticas e principais validações necessárias. Ao final, serão apresentadas as futuras evoluções necessárias para que estes sistemas sejam utilizados no mercado local mantendo a qualidade e expectativas requeridas pelos clientes.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/engpro-simea2014-80
Referências bibliográficas
- [1]
Como citar:
Castro, Adriano Cardon; Negrelli, Evaldir; "A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL", p-608-614.
In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/engpro-simea2014-80
últimos 30 dias
42
downloads
1
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 608 EP - 614 PY - 2014 T2 - XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva AU - , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea2014-80 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-integrao-dos-sistemas-stop-andamp-start-e-aquecimento-de-combustvel-8975 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Castro20144,
title="A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL",
journal="Blucher Engineering Proceedings",
volume="1",
number="2",
pages="608 - 614",
year="2014",
note="",
issn="23577592",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea2014-80",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-integrao-dos-sistemas-stop-andamp-start-e-aquecimento-de-combustvel-8975",
author="Adriano Cardon Castro", "Evaldir Negrelli",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Adriano Cardon Castro, Evaldir Negrelli, A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL, Blucher Engineering Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 608-614, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea2014-80 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-integrao-dos-sistemas-stop-andamp-start-e-aquecimento-de-combustvel-8975) Palavras-chave:: ;