• -

Site do evento

Comissão organizadora

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

novembro 2017 vol. 3 num. 1

X Encontro Nacional sobre Migração

Sessão Temática I: Migração Internacional

Sessão Temática II: Movimentos Pendulares

Sessão Temática III: Migração de Retorno

Sessão Temática IV: Migração e questões econômicas

Sessão Temática V: Minorias

O X Encontro Nacional Sobre Migração ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro em Natal (RN), nas dependências da UFRN, contando com a apresentação oral de 20 trabalhos selecionados pela Comissão Científica e distribuídos em 5 sessões temáticas – migração internacional; movimentos pendulares; migração de retorno; migração e questões econômicas; e minorias – e mais 40 trabalhos a serem apresentados na forma da painel, divididos em 4 sessões de pôster. Além disto, houve uma mesa redonda com a exposição de um analista do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Antônio Tadeu de Oliveira, a respeito do uso da PNAD contínua (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar) na área de migração e uma mesa redonda com o tema de mudanças na migração no Nordeste no início do século XXI, além das conferências de abertura e encerramento com renomados profissionais da temática migratória (profa. Tânia Bacelar Araújo e prof. Oswaldo Mario Serra Truzzi).
O formato do encontro permite tanto a divulgação e o intercâmbio de conhecimento sobre a temática migratória quanto o contato mais próximo entre professores, alunos e pesquisadores que estudam a migração.
Este é um evento organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Migração, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), que foi criado em 1991 com o propósito de reunir estudiosos interessados em aprofundar a discussão conceitual, teórico-metodológica e empírica sobre migrações internas e internacionais no Brasil. Nessa perspectiva, o GT tem caráter eminentemente interdisciplinar, uma vez que o estudo das migrações, internas e internacionais, tem interface com outras variáveis demográficas clássicas, tais como a fecundidade e a mortalidade, além de demandar a inclusão de questões como mercado de trabalho e emprego, espaço, ambiente e políticas sociais.
Desde sua criação, foram realizados 9 encontros nacionais, sendo 3 em Campinas (SP), 2 em Belo Horizonte (MG), 2 em Curitiba (PR), 1 em Ouro Preto (MG) e 1 no Rio de Janeiro (RJ). Pela primeira vez, o encontro sai do eixo Sul-Sudeste para realizar sua 10ª edição na cidade de Natal, com o intuito de possibilitar a participação e a troca de conhecimentos científicos de alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, o mais recente programa em Demografia do país.


-Image titleImage titleImage title

Comitê de Organização:
Alberto Augusto Eichman Jakob (Coordenador do GT Migração, Nepo/ Unicamp)
Wilson Fusco (Sub-Coordenador do GT Migração, Fundaj/PE)
Ricardo Ojima (UFRN)
Silvana Nunes de Queiroz (URCA/CE)

Comissão Científica:
Alberto Augusto Eichman Jakob (Nepo/ Unicamp)
Carlos Lobo (IGC/UFMG)
Duval Fernandes Magalhães (PUC/MG)
Kleber Fernandes de Oliveira (UFS)
Marden Barbosa de Campos (UFMG)
Pedro Staevie (UNILA)
Ralfo Edmundo da Silva Matos (IGC/UFMG)
Ricardo Alexandrino Garcia (IGC/UFMG)
Ricardo Ojima (UFRN)
Ricardo Rippel (UNIOESTE)
Roberta Guimarães Peres (Nepo/ Unicamp)
Roberto Luiz do Carmo (Nepo/ Unicamp)
Rosana Baeninger (Nepo/ Unicamp)
Silvana Nunes de Queiroz (URCA/CE)
Wilson Fusco (Fundaj/PE)