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Imigração e Refúgio no Brasil e os programas especiais de acesso ao ensino superior: levantamentos iniciais dos programas implementados até 2016
Imigração e Refúgio no Brasil e os programas especiais de acesso ao ensino superior: levantamentos iniciais dos programas implementados até 2016
Rossa, Lya Amanda; Menezes, Marilda A.
Artigo Completo:
Até 2016, durante a vigência da Lei 6.815/80, o Estatuto do Estrangeiro, foram criados vários programas de acesso ao ensino superior a migrantes e refugiados no Brasil, dos quais onze programas abriram editais de admissão de estudantes. O Estatuto não garantia acesso à educação como um direito àqueles que estivessem sob a sua tutela, como migrantes, portadores de visto humanitário e em alguma medida, solicitantes de refúgio. O presente trabalho propõe-se a realizar um levantamento inicial dos programas implementados até 2016, avaliar seus critérios de admissibilidade e ressaltar a distribuição territorial dos programas em diferentes regiões do Brasil. Também serão analisados os tipos de seleção propostos: vestibulares especiais, faixa de reserva de vagas e documentação requerida, e critérios avaliados como determinantes à adesão a esses programas considerando a disponibilidade ou não de recursos como documentação, tempo e informação aos postulantes. Contata-se que a diferente abrangência ou limitação conforme o status jurídico dos programas pode ser considerada como um elemento influenciado pela distribuição espacial de migrantes de diferentes categorias jurídicas.
Até 2016, durante a vigência da Lei 6.815/80, o Estatuto do Estrangeiro, foram criados vários programas de acesso ao ensino superior a migrantes e refugiados no Brasil, dos quais onze programas abriram editais de admissão de estudantes. O Estatuto não garantia acesso à educação como um direito àqueles que estivessem sob a sua tutela, como migrantes, portadores de visto humanitário e em alguma medida, solicitantes de refúgio. O presente trabalho propõe-se a realizar um levantamento inicial dos programas implementados até 2016, avaliar seus critérios de admissibilidade e ressaltar a distribuição territorial dos programas em diferentes regiões do Brasil. Também serão analisados os tipos de seleção propostos: vestibulares especiais, faixa de reserva de vagas e documentação requerida, e critérios avaliados como determinantes à adesão a esses programas considerando a disponibilidade ou não de recursos como documentação, tempo e informação aos postulantes. Contata-se que a diferente abrangência ou limitação conforme o status jurídico dos programas pode ser considerada como um elemento influenciado pela distribuição espacial de migrantes de diferentes categorias jurídicas.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xgtmigracao-18
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Como citar:
Rossa, Lya Amanda; Menezes, Marilda A.; "Imigração e Refúgio no Brasil e os programas especiais de acesso ao ensino superior: levantamentos iniciais dos programas implementados até 2016", p-300-319.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/xgtmigracao-18
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Lya Amanda Rossa, Marilda A. Menezes, Imigração e Refúgio no Brasil e os programas especiais de acesso ao ensino superior: levantamentos iniciais dos programas implementados até 2016, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 3, 2017, Pages 300-319, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/xgtmigracao-18 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/imigrao-e-refgio-no-brasil-e-os-programas-especiais-de-acesso-ao-ensino-superior-levantamentos-iniciais-dos-programas-implementados-at-2016-27593) Palavras-chave:: ;