Novembro 2017 vol. 3 num. 1 - X Encontro Nacional sobre Migração

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DE MOCHILA NAS COSTAS E COM O “PÉ NA ESTRADA”: A MOBILIDADE PENDULAR DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA

Lima, William de Mendonça ; Farias, Luiz Antonio Chaves de ;

Artigo Completo:

Ao mesmo tempo em que a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), relativamente a outras Regiões Metropolitanas (RMs) do Estado de São Paulo, possui um amplo e diversificado mercado de trabalho, fomentado, principalmente, pelas atividades, portuárias, industriais e de turismo. No entanto, no campo da educação de nível superior ainda se recinte de ofertas mais vastas. Esse quadro se repercute em complementariedades socioespaciais estabelecidas intra e interregionalmente, sob o ponto de vista da mobilidade pendular para fins de estudo na região. Em outras palavras, há um grande contingente populacional, mais de 42% de que cursava o nível superior em 2010, que necessitava deslocar-se para outros municípios no sentido de acessar este serviço. Tais deslocamentos aconteciam tanto nos limites da RMBS - onde quase totalidade desse volume se destinava para Santos - como para outras regiões metropolitanas, como a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que recebia um volume considerável desses fluxos, principalmente dos municípios mais afastados do core metropolitano (Bertioga, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá). Em face do quadro descrito acima, o objetivo proposto aqui é analisar os movimentos pendulares para fins de estudo na RMBS, sob o ponto de vista de sua espacialidade, condicionantes e consequências sociais para quem o faz ou não. No sentido de viabilizar essa empreitada foram utilizadas as seguintes fontes de dados: o Censo Demográfico de 2010, a pesquisa de vulnerabilidade (pesquisa amostral representativa para a RMBS realizada em 2007 pelo NEPO) e o Censo da Educação Superior de 2010. Antecede à apresentação destes resultados, encontrados na última parte deste artigo, duas importantes seções: a primeira, que traz uma discussão teórica acerca da definição e dos diferentes enfoques sobre mobilidade pendular, bem como sua relevância na construção do espaço de vida dos indivíduos a partir das relações espaciais desenvolvidas cotidianamente. Na segunda seção foi desenvolvida uma discussão acerca da urbanização e dinâmica sociodemográfica da RMBS, aspectos que auxiliam na compreensão dos deslocamentos pendulares com fins de estudos na região.

Artigo Completo:

Palavras-chave: mobilidade pendular,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xgtmigracao-08

Referências bibliográficas
  • [1] BRANCO, M. L. G. C.; FIRKOWSKI, O. L. C. de F.; MOURA, R. Movimento pendular e perspectivas de pesquisas em aglomerados urbanos. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.19, n.4, out./dez.2005
  • [2] CAIADO, M. C. S. Estruturação intra-urbana na Região do Distrito Federal e entorno. Revista Brasileira de Estudos da População, São Paulo, v.22, n.1, p.55-88, jan./jun.2005
  • [3] CASTELLS, M. A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1975. (Edição revisada e acompanhada de um posfácio).
  • [4] COLANTONIO, F. C. Região metropolitana da Baixada Santista: transformações recentes. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico).Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009
  • [5] COURGEAU, D. Méthodes de Mesure de la Mobilité Spatiale: Migrations internes, mobilité temporaire, navettes. Paris: Éditions de L’Institut National d’Études Démographiques, 1988. 306p
  • [6] CUNHA, J. M. P. da. Mobilidade populacional e expansão urbana: o caso da Região Metropolitana de São Paulo. Campinas, 1994. 311f. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.
  • [7] ______; JAKOB, A. A. E.; JIMENEZ, M. A.; TRAD, I. L. Expansão metropolitana, mobilidade espacial e segregação nos anos 90: o caso da RM de Campinas. In: CUNHA, J. M. P. da (org). Novas Metrópoles Paulistas: população, vulnerabilidade e segregação. Campinas, 2006, p.337-363.
  • [8] ______________ et al. Movimentos pendulares na MMP. Relatório de pesquisa de apoio à elaboração do Plano de Ação da Macrometrópole Paulista (PAM). NEPOUNICAMP/FUNDAP/EMPLASA. São Paulo. 2013.
  • [9] DEDECCA, C.. Economia e Mercado de Trabalho. In: Dedecca, C.; Montali, L.; Baeninger, R.. Regiões Metropolitanas e Pólos Econômicos do Estado de São Paulo: desigualdades e indicadores para as Políticas Sociais/ Região Metropolitana da Baixada Santista. 200
  • [10] FUSCO, W.; OJIMA, R. Educação e desenvolvimento regional: os efeitos indiretos da política de descentralização do ensino superior e a mobilidade pendular no estado de Pernambuco. G&DR, v. 13, n. 1, p. 247-263, jan-abr/2017, Taubaté, SP, Brasil.
  • [11] HARVEY, D. Urbanismo y desigualdad social. 6.ed. Madrid: Ed. Siglo Veintiuno, 1992.
  • [12] IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2010. Microdados da amostra. Rio de Janeiro, 2011.
  • [13] INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior de 2010. Rio de Janeiro, 2011.
  • [14] JAKOB, A. A. E.. Análise sociodemográfica da constituição do espaço urbano da Região Metropolitana da Baixada Santista no período 1960-2000. Campinas, 2003. 220f. Tese (Doutorado em Demografia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.
  • [15] JUN, M.; BAE, C. C. Estimating the commuting costs of seoul’s greenbelt. International Regional Science Review, Philadelphia, v.23, n.3, p.300-315, 2000. Harvey (1992: 53),
  • [16] LAGO, L. C. O mercado de trabalho na metrópole do Rio de Janeiro: a ‘periferia’ que virou ‘centro. Anais do Encontro da ABEP, 2008.
  • [17] LIMA, W. de M. Novas mobilidades, espaço de vida e desempenho escolar: o caso dos estudantes de ensino médio no município de Natal – RN. Dissertação (Mestrado em Demografia) / William de Mendonça Lima. - Natal, 2015. 107 f.
  • [18] MARANDOLA JR. E. J. Habitar em risco: mobilidade e vulnerabilidade na experiência metropolitana. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2008.
  • [19] MAGALHÃES, D. J. A. Vaz, BRITO, E. A. de S.; SILVA, Iara Almeida. Dinâmicas de espaços de vida urbana: padrões diários de encadeamento de atividades humanas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15., 2006, Caxambu. Anais... Belo Horizonte: ABEP, 2006
  • [20] NEPO. Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”. Microdados da amostra da pesquisa de campo do projeto “Dinâmica Intrametropolitana e Vulnerabilidade nas Metrópoles do Interior Paulista: Campinas e Santos”. 2008.
  • [21] PEREIRA, R. H. M. Processos socioespaciais, reestruturação urbana e deslocamentos pendulares na região metropolitana de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Dissertação (Mestrado), Campinas, 2008.
  • [22] SOBREIRA, D. P. A metrópole e seus deslocamentos populacionais cotidianos: o caso do deslocamento pendular na Região Metropolitana de Campinas. Campinas, 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas.
Como citar:

Lima, William de Mendonça; Farias, Luiz Antonio Chaves de; "DE MOCHILA NAS COSTAS E COM O “PÉ NA ESTRADA”: A MOBILIDADE PENDULAR DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA", p. 119-138 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/xgtmigracao-08

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações