Novembro 2017 vol. 3 num. 1 - X Encontro Nacional sobre Migração

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Migração internacional e novas espacialidades no Litoral Norte de São Paulo

Botacini, Guilherme Pereira ; Baeninger, Rosana ;

Artigo Completo:

O início do século 21, de acordo com Sassen (1998), amplia o cenário da globalização para distintas localidades do mundo, expressando a expansão de uma economia que busca acrescentar, cada vez mais, novos espaços à dinâmica do capital transnacional. Nesse contexto, localidades que anteriormente apresentavam características vinculadas tanto ao desenho do território, como o caso do Litoral, quanto às suas raízes históricas passam a compor também a dinâmica global. De fato, Baeninger (2015:15) analisa que “à medida que as localidades se inserem na lógica das atividades transnacionais, as migrações internas e internacionais tenderão a se intensificar, correspondendo à mesma velocidade da mobilidade do capital na contemporaneidade, com a consequente redefinição da migração nesses espaços”. As transformações recentes nos processos migratórios neste espaço do Litoral Norte paulista revelam a concomitância da migração interna e internacional, em particular pelas atividades de extração do petróleo e do pólo logístico portuário. Este novo contexto local reflete a posição deste espaço portuário na atual divisão social do trabalho em São Paulo (GONÇALVES, 1998) e a configuração de novas dinâmicas socioespaciais e migratórias face à lógica de novos investimentos produtivos transnacionais. Nesse sentido, a partir da análise de dados do CNIg, podemos observar que a indústria do turismo marítimo também marca presença no litoral norte, trazendo consigo trabalhadores migrantes marítimos, em sua maioria filipinos. Os dados serão apresentados mais à frente. As migrações internas no país assumem maior complexidade a partir das últimas décadas do século 20 (Cunha, 2011), em particular, pelas tendências, características e sentidos das migrações no Estado de São Paulo e suas diferentes regiões (BAENINGER, 2012). Nesse contexto, o século 21 traz importantes desafios para o entendimento dos novos processos socioespaciais em São Paulo, destacando a importância que as “vocações regionais” (HARVEY, 2003) tendem a apresentar na articulação entre processos locais e globais. A contextualização e o entendimento do processo de reestruturação urbana atual remetem, por sua vez, às transformações recentes da economia em âmbito internacional e à nova divisão social do trabalho. Desse modo, o elemento central da reestruturação econômica está calcado sob as novas formas de flexibilização da produção e sob a transformação vigorosa nos serviços de coordenação financeira, permitindo flexibilizar a forma fordista de acumulação e a dinâmica espacial desse sistema (HARVEY, 1992).

Artigo Completo:

Palavras-chave: migração internacional,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xgtmigracao-03

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, P.V.M. Imigração na modernização dependente: “braços civilizatórios” e atual configuração polarizada. Campinas, 2015. Tese de Doutorado, Unicamp, 2015.
  • [2] CARMO, R. L.Dinâmica demográfica, economia e ambiente na zona costeira de São Paulo. RobertoLuiz do Carmo; César Marques e Zoraide Amarante Itapura de Miranda. Em: Textos Nepo 63.Campinas: Núcleo de Estudos de População, Unicamp, 2012
  • [3] CLEMENTE, C.C. Faces do pré-sal brasileiro: migração, trabalho e sociabilidade. Revista Idéias nº9 (nova série). Campinas, 2014.
  • [4] COSTA, N.B.N. Migrações Internacionais e Refúgio no Brasil entre 2000 e 2014: uma análise espaço-temporal. Brasília, 2016. 125p. Dissertação de Mestrado. Departamento de Geografia. Universidade de Brasília (UnB).
  • [5] DAPP. Análise e avaliação do desenvolvimento institucional da política de imigração no Brasil para o século XXI. FGV, Rio de Janeiro, 201
  • [6] GONÇALVES, M.F. As engrenagens da locomotiva: Ensaio sobre a formação urbana paulista.Tese de Doutorado. Instituto de Economia/Unicamp. Campinas. 1998. 339p.
  • [7] HARVEY. D. A Condição Pós-Moderna. 9ª edição. Edições Loyola. São Paulo. 2003.
  • [8] LUCHIARI, M.T.D.P. Caiçaras, Migrantes e Turistas: a trajetória da apropriação da natureza no Litoral Norte paulista (São Sebastião – Distrito de Maresias). Campinas, 1992. 214p. Dissertação de Mestrado, Unicamp, 1992.
  • [9] MONIÉ, F. e VIDAL, S.M.S.C. Cidades, portos e cidades portuárias na era da integração produtiva. Rio de Janeiro, 2006.
  • [10] SASSEN, S. As Cidades na Economia Mundial. Studio Nobel. São Paulo. 1998.
Como citar:

Botacini, Guilherme Pereira; Baeninger, Rosana; "Migração internacional e novas espacialidades no Litoral Norte de São Paulo", p. 39-50 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/xgtmigracao-03

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações