Novembro 2017 vol. 3 num. 1 - X Encontro Nacional sobre Migração

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Os migrantes indígenas do Brasil segundo o Censo Demográfico de 2010: uma análise preliminar

Campos, Marden ; Silva, Leandro Okamoto da ; Estanislau, Bárbara Roberto ; Santos, Ricardo Ventura ; Guimarães, Eduardo Augusto Nogueira ;

Artigo Completo:

A migração de indígenas é uma temática que desperta interesse de estudiosos de diversas áreas de conhecimento. Apenas no Brasil, dezenas de textos tratando do tema foram publicados nos últimos anos, produzidos por pesquisadores de áreas como a antropologia, a história, a geografia, a sociologia e a demografia. A maior parte desses trabalhos direcionou-se para o estudo de etnias específicas e pontos localizados no território, principalmente entre os povos cuja mobilidade espacial é um aspecto característico, como os Guaranis, alvo da maior parte dos estudos sobre o tema. Por outro lado, são raras as análises que fazem referência aos padrões de migração dos povos indígenas no Brasil de forma agregada. Os censos demográficos vêm se tornando uma das principais fontes de informação sobre populações indígenas no Brasil, principalmente para a produção de estatísticas com representatividade nacional. Desde a (re)inserção da categoria “indígena” no quesito de cor ou raça do Censo 1991 que o número de estudos de natureza quantitativa sobre os indígenas vem crescendo de forma significativa no País. Contudo, também são poucos os estudos que usam o censo como fonte de informação para estudos sobre migração dos povos indígenas. A maioria da produção científica existente é de natureza qualitativa e tem no trabalho de campo, em especial nas etnografias, a principal fonte de informações sobre o tema.O presente artigo discute as possibilidades de uso dos dados do Censo Demográfico de 2010 para estudo da migração dos indivíduos declarados como indígenas. Os recortes espaciais adotados são, além do Brasil como um todo, as áreas urbanas e rurais das Grandes Regiões geográficas. Buscamos assim contribuir para o estudo do tema a partir de uma perspectiva pouco explorada e que complementaria, a nosso ver, os trabalhos de natureza localizada. Ao mesmo tempo em que as pesquisas específicas e estudos localizados proveem informações aprofundadas que não podem ser obtidas com base em dados censitários, limitados que são pelo tamanho da amostra, os censos possibilitam conhecer padrões agregados da mobilidade indígena que não podem ser obtidos com base em levantamentos localizados. O diálogo entre estudos localizados e análises agregadas dos povos indígenas torna-se, nesse sentido, fundamental tanto para o estudo do tema como para avaliação do alcance dos dados censitários sobre migração.O artigo está dividido da seguinte forma: após a seção inicial, que faz um breve levantamento bibliográfico sobre migração de indígenas, é feita uma problematização do Censo como ferramenta de análise de dados sobre populações indígenas. Em seguida, são apresentadas as estratégias metodológicas escolhidas para as análises. A quarta seção apresentação os resultados da análise e, na última seção, são apresentadas as considerações finais do texto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: migrantes indígenas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xgtmigracao-17

Referências bibliográficas
  • [1] BORJAS, G. J. (1996) Labor Economics. New York: Mac Graw Hill, cap. 9, p 279-317.
  • [2] CAMPOS, M. B.; (2015) Seletividade e Migração. In: BRUNO, Miguel.. (Org.). População, Espaço e Sustentabilidade: contribuições para o desenvolvimento do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: IBGE, v. , p. 187-20
  • [3] DE JONG, G.F.; GARDNER, R.W (Eds.). (1981) Migration decision making: multidisciplinary approaches to microlevel studies in developed and developing countries. New York: Pergamon Press.
  • [4] ESTANISLAU, B. R. (2014). A eterna volta: migração indígena e Pankararu no Brasil. 106f. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, São Paulo.
  • [5] IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (2012) Censo demográfico 2010: características gerais dos indígenas. Rio de Janeiro. pp. 1-24
  • [6] LEE, E. S. A Theory of Migration. (1966) Demography, Seattle, v. 3, n. 1, p. 47-57, Jan.
  • [7] OLIVEIRA, J. P. (1996) Viagens de Ida, de Volta e outras viagens; os movimentos migratórios e as sociedades indígenas. Travessia - Revista do Migrante. Centro de Estudos Migratórios (CEM) Jan.-Abr. pp. 5-9.
  • [8] PAGLIARO, H.; AZEVEDO, M. M.; SANTOS, R. V. (orgs). (2005) Demografia dos Povos Indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/ABEP.
  • [9] PEREIRA, N.O.M.; SANTOS, R.V.; WELCH, J.R.; SOUZA, L.G; COIMBRA JR., C.E.A. (2009) Demography, territory, and identity of indigenous peoples in Brazil: the Xavante indians and the 2000 brazilian national census. Human Organization, v. 68, n. 2, p. 166-180.
  • [10] ROGERS, A.; CASTRO, L. (1981) Model migration schedules. Luxemburg: IASA,. (Research Report,81-30).
Como citar:

Campos, Marden; Silva, Leandro Okamoto da; Estanislau, Bárbara Roberto; Santos, Ricardo Ventura; Guimarães, Eduardo Augusto Nogueira; "Os migrantes indígenas do Brasil segundo o Censo Demográfico de 2010: uma análise preliminar", p. 282-299 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/xgtmigracao-17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações