Perfil do Autor
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Doutor
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professor e pesquisador da ESDI/UERJ, coordena o DesEduca Lab, editor-chefe da Revista Arcos Design, complicador da Rede Design e Opressão. Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Design. Pesquisa as práticas pedagógicas, as linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas nos contextos de formação de designers. Tem se dedicado também aos estudos das relações entre design e opressão a partir da perspectiva crítica freiriana e autores afins. Valoriza como abordagem metodológica estudos críticos apoiados por processos empíricos, como pesquisas de campo, estudos de caso, observação-participante e pesquisa-ação.
-
2015 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI 2015)
-
2018 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação (CIDI 2017 - CONGIC 2017)
Artigo completo - Open Access
A invisibilidade impressa na Língua Geral Amazônica: um estudo em design
PDF - p-26-33 -
2019 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D 2018 )
Artigo - Open Access
-
2019 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI + CONGIC 2019)
-
2021 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design (CIDI + CONGIC 2021)
Full Paper - Open Access
PDF - p-407-414 -
2022 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D 2022)
Ricardo Artur Pereira Carvalho não faz parte de comitês organizadores ainda.
Ricardo Artur Pereira Carvalho ainda não possui referências a seus trabalhos.