Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias
Pedagogical practices at Esdi: a proposal beyond origins and ideas
Medeiros, Imaíra Portela de Araújo; Carvalho, Ricardo Artur P.
Artigo completo:
Este artigo busca identificar registros das práticas pedagógicas no ensino da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio e Janeiro (Esdi/UERJ). O trabalho se apoia em duas obras pioneiras referentes à primeira década da escola: os livros de Lucy Niemeyer (2000 [1997]) e Pedro Luiz Pereira de Souza (1996), ex-alunos formados entre as primeiras turmas e que, posteriormente, se tornaram professores da escola. Nosso objeto de estudo são as práticas pedagógicas e, por extensão, o discurso sobre estas práticas, construindo esta análise a partir da interlocução com estes autores. Para além das origens e ideias, compreendendo que esses registros não são obsoletos e contribuem para a ampliação da discussão acerca do ensino de design e, em sentido mais amplo, para a discussão das práticas pedagógicas e metodologias de ensino-aprendizagem no país, nos aproximamos também das questões políticas e sociais contemporâneas, que se apresentam como desafios e impasses para manter a Esdi aberta.
This article aims to identify records of pedagogical practices in the Superior School of Industrial Design, State University of Rio de Janeiro (Esdi/UERJ). The article is based on two pioneering works referring to the first decade of the school: the books of Lucy Niemeyer (2000 [1997]) and of Pedro Pereira de Souza (1996), former students graduated in the first years of Esdi and who later became teachers of the school. Our object of study is the pedagogical practices and, by extension, the discourse on these practices, constructing this analysis through an interlocution with these authors. In addition to the origins and ideas, understanding that these records are not obsolete and contribute to the expansion of the discussion about design teaching and, in a broader sense, to the discussion of pedagogical practices and teaching-learning methodologies in the country, we approach contemporary political and social issues, which present themselves as challenges and impasses to keep Esdi open.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0157
Referências bibliográficas
- [1] Niemeyer, L. (2000) Design no Brasil: origens e instalação 3ª ed. Rio de Janeiro: 2AB.
- [2] Souza, P. (1996). ESDI: biografia de uma idéia. Rio de Janeiro: EdUERJ.
Como citar:
Medeiros, Imaíra Portela de Araújo; Ricardo Artur Pereira Carvalho; "Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias", p-835-842.
In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0157
últimos 30 dias
103
downloads
1
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias JO - Blucher Design Proceedings VL - 6 IS - 4 SP - 835 EP - 842 PY - 2019 T2 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0157 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/prticas-pedaggicas-na-esdi-uma-proposta-para-alm-das-origens-e-ideias-33673 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Medeiros20144,
title="Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="6",
number="4",
pages="835 - 842",
year="2019",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0157",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/prticas-pedaggicas-na-esdi-uma-proposta-para-alm-das-origens-e-ideias-33673",
author="Imaíra Portela de Araújo Medeiros", "Ricardo Artur P. Carvalho",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Imaíra Portela de Araújo Medeiros, Ricardo Artur P. Carvalho, Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias, Blucher Design Proceedings, Volume 6, 2019, Pages 835-842, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0157 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/prticas-pedaggicas-na-esdi-uma-proposta-para-alm-das-origens-e-ideias-33673) Palavras-chave:: ;