Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias

Pedagogical practices at Esdi: a proposal beyond origins and ideas

Carvalho, Ricardo Artur P.; Medeiros, Imaíra Portela de Araújo;

Artigo completo:

Este artigo busca identificar registros das práticas pedagógicas no ensino da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio e Janeiro (Esdi/UERJ). O trabalho se apoia em duas obras pioneiras referentes à primeira década da escola: os livros de Lucy Niemeyer (2000 [1997]) e Pedro Luiz Pereira de Souza (1996), ex-alunos formados entre as primeiras turmas e que, posteriormente, se tornaram professores da escola. Nosso objeto de estudo são as práticas pedagógicas e, por extensão, o discurso sobre estas práticas, construindo esta análise a partir da interlocução com estes autores. Para além das origens e ideias, compreendendo que esses registros não são obsoletos e contribuem para a ampliação da discussão acerca do ensino de design e, em sentido mais amplo, para a discussão das práticas pedagógicas e metodologias de ensino-aprendizagem no país, nos aproximamos também das questões políticas e sociais contemporâneas, que se apresentam como desafios e impasses para manter a Esdi aberta.

Artigo completo:

This article aims to identify records of pedagogical practices in the Superior School of Industrial Design, State University of Rio de Janeiro (Esdi/UERJ). The article is based on two pioneering works referring to the first decade of the school: the books of Lucy Niemeyer (2000 [1997]) and of Pedro Pereira de Souza (1996), former students graduated in the first years of Esdi and who later became teachers of the school. Our object of study is the pedagogical practices and, by extension, the discourse on these practices, constructing this analysis through an interlocution with these authors. In addition to the origins and ideas, understanding that these records are not obsolete and contribute to the expansion of the discussion about design teaching and, in a broader sense, to the discussion of pedagogical practices and teaching-learning methodologies in the country, we approach contemporary political and social issues, which present themselves as challenges and impasses to keep Esdi open.

Palavras-chave: educação superior, práticas pedagógicas, história do design no Brasil, discurso,

Palavras-chave: higher education, pedagogical practices, design history in Brazil, discourse,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0157

Referências bibliográficas
  • [1] Niemeyer, L. (2000) Design no Brasil: origens e instalação 3ª ed. Rio de Janeiro: 2AB.
  • [2] Souza, P. (1996). ESDI: biografia de uma idéia. Rio de Janeiro: EdUERJ.
Como citar:

Carvalho, Ricardo Artur P.; Medeiros, Imaíra Portela de Araújo; "Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias", p. 835-842 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0157

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações