Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Produções materiais e culturais fora da expectativa do “padrão etário”: tendências de mercado e pressões sociais que influenciam os consumidores adultos de livros ilustrados

Material and cultural productions out of the “age appropriate”: market trends and the influence of social pressure in adult consumers of illustration books

SADDY, Bruna Spinola ; FARBIARZ, Jackeline Lima ; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira de ;

Artigo:

Este artigo expõe o resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa realizada com o objetivo de conhecer, descrever e refletir sobre como a relação entre consumidores adultos e produtos ditos “infantis”, especialmente no tocante a livros ilustrados, é influenciada por fatores sociais. São levantadas algumas tendências e movimentos de mercado que demonstram experimentações e o consumo de tais produções por adultos. São, também, discutidas pressões sociais que constrangem o indivíduo a adotar certas posturas e a consumir certos produtos culturais para seguir aquilo que é considerado de “bom gosto” (BOURDIEU, 1998) e perceber diversas visões do que seria considerado arte (RANCIÈRE, 2009), de quem pode consumi-la e quais são as hierarquias entre elas.

Artigo:

This document presents the result of a narrative literature review made with the objective of researching, describing and reflecting upon the relation between adult consumers and products usually associated with children, especially illustrated books, and how this relation is influenced by social factors. Some market trends and movements are highlighted in order to demonstrate actual experiences of adult consumption of such products. It is presented a discussion about social pressures that may constrain an individual to adopt certain postures and consumption habits that abides what is regarded as “good taste” (BOURDIEU, 1998) and the visions of what is regarded as art (RANCIÈRE, 2009), which persons may consume it and it’s hierarchy.

Palavras-chave: design; editorial; consumo,

Palavras-chave: design; editorial; consumption,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_54

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SADDY, Bruna Spinola; FARBIARZ, Jackeline Lima; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira de; "Produções materiais e culturais fora da expectativa do “padrão etário”: tendências de mercado e pressões sociais que influenciam os consumidores adultos de livros ilustrados", p. 3598-3612 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_54

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações