Artigo - Open Access.

Idioma principal

REVESTIMENTO COM FILMES COMESTÍVEIS À BASE DE QUITOSANA E GLICEROL PARA EXTENSÃO DA VIDA DE PRATELEIRA DE MORANGOS

COATING WITH EDIBLE FILMS BASED ON CHITOSAN AND GLYCEROL FOR EXTENSION OF SHELF LIFE OF STRAWBERRIES

MATTOS, ALEXIA VICTORIA DE ALMEIDA ; SANFELICE, RAFAELA CRISTINA ; ADRIANA PAVINATTO DA COSTA, ANA CLAUDIA GRANATTO MALPASS ;

Artigo:

O presente trabalho consiste no desenvolvimento de filmes à base de quitosana para aplicação como camada protetora de alimentos e produtos naturais, como frutas e vegetais. A quitosana é um biopolímero particularmente conhecido por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas que, quando combinadas com sua biocompatibilidade e biodegradabilidade, podem ser amplamente aplicada em áreas como cosmética, farmacêutica e alimentícia. A formação de filmes nanoestruturados finos e ultrafinos traz vantagens para a manipulação e uso de polímeros. Neste trabalho, filmes finos à base de quitosana foram obtidos pelo método de drop-casting utilizando glicerol como plastificante. Diferentemente dos filmes de quitosana pura, os filmes contendo glicerol apresentaram maior elasticidade e caráter hidrofóbico. Tais propriedades são desejáveis para formar uma camada protetora que não seja totalmente solúvel em água. Os resultados mostraram que o caráter bactericida da quitosana permanece após plastificação. Morangos revestidos com filmes de quitosana/glicerol apresentaram resistência ao ataque de fungos, e alterações insignificantes em seu sabor, aparência, aroma e textura foram observadas a partir de uma análise sensorial. Ao prolongar a vida útil dos morangos, nota-se que o filme fino desenvolvido tem grande potencial para aplicação como camada protetora de frutas e vegetais.

Artigo:

Palavras-chave: QUITOSANA, FILMES FINOS, GLICEROL,

Palavras-chave: CHITOSAN, THIN FILMS, GLYCEROL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN10

Referências bibliográficas
Como citar:

MATTOS, ALEXIA VICTORIA DE ALMEIDA; SANFELICE, RAFAELA CRISTINA; ADRIANA PAVINATTO DA COSTA, ANA CLAUDIA GRANATTO MALPASS; "REVESTIMENTO COM FILMES COMESTÍVEIS À BASE DE QUITOSANA E GLICEROL PARA EXTENSÃO DA VIDA DE PRATELEIRA DE MORANGOS", p. 784-790 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN10

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações