Blucher Medical Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7282
O Processo de Humanização como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Serviço
O Processo de Humanização como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Serviço
Almeida, Jose Jonathas Albuqueque de; Sousa, Elaine Freitas de; Tovar, Juliana Eller; Rocha, Silmara Alves Moreira; Cavalcante, Juliana Brito; Santos, Monick Forte; Silva, Zenaide Nunes da
Resumo:
É notório que o ambiente de trabalho é complexo e compõe diferentes aspectos distintos, trazendo para o ser humano certas realizações profissionais e conquistas a partir do trabalho exercido. Porém, sabe-se ainda que, o ambiente de trabalho junto com os serviços prestados gera com muita frequência nos profissionais envolvidos neste processo, o sentimento de individualidade, concorrência, enfado, desgaste emocional e emotivo, cansaço, desmotivação e desvalorização do mesmo, em decorrência de uma rotina cotidiana e enfadonha por se tornar rotineira. o objetivo deste trabalho é demonstrar a dimensão e relevância do processo de humanização na melhoria da qualidade do serviço e fortalecimento de sua utilização no ambiente de trabalho. Metodologia desta pesquisa é do tipo exploratório conservativa de caráter bibliográfico, realizada em livros, artigos científicos que dispõem de dados e informações comprovadas mediante pesquisa. a valorização do profissional, partindo da valorização de características subjetivas, que envolvem o processo de humanização pode produzir uma melhoria de qualidade no ambiente de trabalho e serviço diretamente prestado, através do reconhecimento dos diferentes sujeitos, com suas particularidades, autonomia e protagonismo coletivamente e individualmente, mapeamento e interação dos fatores encontrados no serviço de trabalho, segurança do trabalhador e a disposição do mesmo na excursão e realização de suas atividades, fortalecimento do trabalho em equipe e maior vínculo institucional de forma ágil e resolutiva. o processo de humanização é uma ferramenta fundamental que serve para criar condições melhores e humanas para os trabalhadores e serviços, fortalecendo e estabelecendo vínculos e valorização dos diferentes sujeitos e elementos, refletindo na melhoria da qualidade do serviço diretamente e indiretamente quando desenvolvido. de acordo com os resultados das pesquisas realizadas sobre o assunto, o processo de humanização deve existir no interior das instituições e serviços para que seja possível atingir os índices satisfatórios de dimensões distintas e empenho de um serviço com qualidade, eficiência e eficácia.
É notório que o ambiente de trabalho é complexo e compõe diferentes aspectos distintos, trazendo para o ser humano certas realizações profissionais e conquistas a partir do trabalho exercido. Porém, sabe-se ainda que, o ambiente de trabalho junto com os serviços prestados gera com muita frequência nos profissionais envolvidos neste processo, o sentimento de individualidade, concorrência, enfado, desgaste emocional e emotivo, cansaço, desmotivação e desvalorização do mesmo, em decorrência de uma rotina cotidiana e enfadonha por se tornar rotineira. o objetivo deste trabalho é demonstrar a dimensão e relevância do processo de humanização na melhoria da qualidade do serviço e fortalecimento de sua utilização no ambiente de trabalho. Metodologia desta pesquisa é do tipo exploratório conservativa de caráter bibliográfico, realizada em livros, artigos científicos que dispõem de dados e informações comprovadas mediante pesquisa. a valorização do profissional, partindo da valorização de características subjetivas, que envolvem o processo de humanização pode produzir uma melhoria de qualidade no ambiente de trabalho e serviço diretamente prestado, através do reconhecimento dos diferentes sujeitos, com suas particularidades, autonomia e protagonismo coletivamente e individualmente, mapeamento e interação dos fatores encontrados no serviço de trabalho, segurança do trabalhador e a disposição do mesmo na excursão e realização de suas atividades, fortalecimento do trabalho em equipe e maior vínculo institucional de forma ágil e resolutiva. o processo de humanização é uma ferramenta fundamental que serve para criar condições melhores e humanas para os trabalhadores e serviços, fortalecendo e estabelecendo vínculos e valorização dos diferentes sujeitos e elementos, refletindo na melhoria da qualidade do serviço diretamente e indiretamente quando desenvolvido. de acordo com os resultados das pesquisas realizadas sobre o assunto, o processo de humanização deve existir no interior das instituições e serviços para que seja possível atingir os índices satisfatórios de dimensões distintas e empenho de um serviço com qualidade, eficiência e eficácia.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10818
Como citar:
Almeida, Jose Jonathas Albuqueque de; Sousa, Elaine Freitas de; Tovar, Juliana Eller; Rocha, Silmara Alves Moreira; Cavalcante, Juliana Brito; Santos, Monick Forte; Silva, Zenaide Nunes da; "O Processo de Humanização como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Serviço", p-367-367.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10818
últimos 30 dias
123
downloads
2
visualizações
4
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - O Processo de Humanização como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Serviço JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 367 EP - 367 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , , , , , , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10818 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-processo-de-humanizao-como-ferramenta-para-melhoria-da-qualidade-do-servio-9779 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Almeida20144,
title="O Processo de Humanização como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Serviço",
journal="Blucher Medical Proceedings",
volume="1",
number="2",
pages="367 - 367",
year="2014",
note="",
issn="23577282",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10818",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-processo-de-humanizao-como-ferramenta-para-melhoria-da-qualidade-do-servio-9779",
author="Jose Jonathas Albuqueque de Almeida", "Elaine Freitas de Sousa", "Juliana Eller Tovar", "Silmara Alves Moreira Rocha", "Juliana Brito Cavalcante", "Monick Forte Santos", "Zenaide Nunes da Silva",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Jose Jonathas Albuqueque de Almeida, Elaine Freitas de Sousa, Juliana Eller Tovar, Silmara Alves Moreira Rocha, Juliana Brito Cavalcante, Monick Forte Santos, Zenaide Nunes da Silva, O Processo de Humanização como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Serviço, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 367-367, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10818 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-processo-de-humanizao-como-ferramenta-para-melhoria-da-qualidade-do-servio-9779) Palavras-chave:: ;