Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO CINÉTICO DO PROCESSO PRODUTIVO DE CERVEJA ARTESANAL UTILIZANDO MANDIOCA COMO ADJUNTO CERVEJEIRO

KINETICAL STUDY OF THE PRODUCTION PROCESS OF CRAFT BEER USING MANIOC AS ATTACHED BREWER

RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA ; RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA ; POMPÊU, GABRIELA CIRIBELLI SANTOS ; GALVãO, DOUGLAS FONSECA ; , ;

Artigo:

O estudo objetivou utilizar mandioca como adjunto cervejeiro substituto de parte do malte utilizado na fabricação da cerveja artesanal. Tratou-se de um estudo cinético da fermentação da cerveja do tipo APA (American Pale Ale) puro malte, e com parte do malte substituído por mandioca, visando a comparação dos parâmetros cinéticos de ambas. Foi observado o pH,?Brix,Teor alcoólico,teor de células, acidez total, e o rendimento do processo fermentativo. Foi obtido um comportamento fermentativo semelhante, tanto da cerveja puro malte, quanto da que foi utilizada mandioca como substituta para parte do malte utilizado na brassagem. Observou-se um comportamento semelhante das duas formulações quanto aos parâmetros fermentativos e produtos finais, observando uma redução significativa no custo por litro de bebida obtida, para a cerveja com mandioca,se obteve valores de 38,31% quanto a conversão global da fermentação e 0,35 g/L.h, enquanto para a cerveja puro malte, 38,21% e 0,37, respectivamente.

Artigo:

Palavras-chave: GELATINIZAçãO. AMERICAN PALE ALE. FERMENTAçãO.,

Palavras-chave: GELATINIZATION. AMERICAN PALE ALE. FERMENTATION.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO34

Referências bibliográficas
Como citar:

RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA; RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA; POMPÊU, GABRIELA CIRIBELLI SANTOS; GALVãO, DOUGLAS FONSECA; , ; "ESTUDO CINÉTICO DO PROCESSO PRODUTIVO DE CERVEJA ARTESANAL UTILIZANDO MANDIOCA COMO ADJUNTO CERVEJEIRO", p. 2646-2652 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO34

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações