Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Fermentação Alcoólica de Quiquera de Arroz Enzimaticamente Hidrolisada

Spinosa, Wilma Aparecida ; Santos Júnior, Vitório dos ; Galvan, Diego ; Caldeirão, Lucas ; Busanello, Marli ; Gomez, Raul J. H. Castro ;

Resumo:

A quirera de arroz é um coproduto rico em amido obtido do polimento dos grãos de arroz e consiste de grãos defeituosos e quebrados. A quirera é utilizada para produção de ração animal, sobretudo de aves. O objetivo deste trabalho foi avaliar a fermentação alcoólica de xarope de quirera de arroz hidrolisado enzimaticamente por alfa-amilase e amiloglicosidase. A liquefação (alfa-amilase) foi realizada a 89 ºC, 0.21% (m/m) de enzima por 22 minutos. A sacarificação (amiloglicosidase) ocorreu a 60 °C com 2,4% de enzima por 24 horas. O xarope obtido continha 51% de dextrose equivalente, este xarope foi diluído para 15 ºBrix, esterilizado em autoclave e inoculado 107 células/mL de Saccharomyces cerevisiae. A determinação de açúcares redutores se deu por Somogyi-Nelson e de etanol por densimetria em densímetro digital. A concentração de açúcares redutores no mosto fermentativo foi 164 g/L e pH 2,67. A concentração máxima de etanol foi 62,08 g/L e ocorreu após 22 horas de fermentação, o que representou uma produtividade de 2,845 g/L/h. O rendimento em etanol de sobre os açúcares totais (Y1) foi de 74,94% e sobre os açúcares consumidos (Y2) foi 91,71%. A quirera de arroz hidrolisada apresentou alto potencial para a produção de etanol, conferindo uma alternativa para a utilização deste coproduto do beneficiamento de arroz.

Resumo:

Palavras-chave: Fermentação alcoólica, Quirera de arroz, Valorização de coprodutos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22168

Referências bibliográficas
Como citar:

Spinosa, Wilma Aparecida; Santos Júnior, Vitório dos; Galvan, Diego; Caldeirão, Lucas; Busanello, Marli; Gomez, Raul J. H. Castro; "Fermentação Alcoólica de Quiquera de Arroz Enzimaticamente Hidrolisada", p. 373 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22168

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações