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SUPERMAN: UMA SUPER MARCA TRANSMIDIÁTICA

Furtado, Heitor Luiz Ribeiro; Nogueira, Daniel Moura;

Artigo Completo:

Este artigo visa analisar a marca Superman através de sua trajetória, desde sua criação até os dias atuais. Investiga os motivos que possibilitaram que a marca tenha permanecido viva e relevante para seu público, bem como as razões da mesma ter se tornado ícone mundialmente reconhecido da cultura pop. Observa como foi sua trajetória transmidiática e, também, o seu Brand Equity, fundamentando-se nos conceitos de Phillip Kotler (2006), Joseph Campbell (2007) e em obras de Kevin Roberts (2005), David Aaker (2007), Grant Morrison (2012) e Larry Tye (2013). Como conclusão, apresenta fatores decisivos para a perpetuação da marca de forma potente e relevante através do tempo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Superman; Marca; Transmídia; Brand Equity.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0296

Referências bibliográficas
  • [1] AAKER, David. Construindo marcas fortes. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2007.
  • [2] CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
  • [3] FURTADO, Heitor. SUPERMAN: uma análise da construção, evolução e perpetuação de uma super marca. MBA em Branding – Gestão de Marcas. Rio de Janeiro: Faculdades Integradas Rio Branco, 2016.
  • [4] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
  • [5] MORRISON, Grant. Supergods. New York: Spiegel and Grau/Random House Publishing Book, 2012.
  • [6] ROBERTS, Kevin. Lovemarks: O futuro além das marcas. São Paulo: M books, 2005
  • [7] TYE, Larry. Superman: the high-flying history of America’s most enduring hero. New York: Random House Publishing Book, 2013.
  • [8] WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2007.
Como citar:

Furtado, Heitor Luiz Ribeiro; Nogueira, Daniel Moura; "SUPERMAN: UMA SUPER MARCA TRANSMIDIÁTICA", p. 3442-3451 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0296

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