Artigo - Open Access.

Idioma principal

OTIMIZAçãO DA RECUPERAçãO DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES DA CASCA DE BANANA

OPTIMIZATION OF ATIOXIDANTS COMPOUNDS RECOVERY

OLIVEIRA, LUCAS DE ; FIGUEIREDO, ELIZABETH DA SILVA ; JUNG, ELIANE PRZYTYK ; KUNIGAMI, CLAUDETE NORIE ; RIBEIRO, LEILSON DE OLIVEIRA ; , ;

Artigo:

As condições climáticas como temperatura, umidade relativa, precipitação e insolação permitem que a bananicultura seja distribuída durante todo o ano e difundida em diversos estados brasileiros, atendendo, de forma regular, às necessidades de consumo. Porém, a industrialização expressiva da fruta gera um passivo ambiental importante, representado pelas cascas. Estas representam cerca de 30% da massa total da fruta madura. Entretanto, este resíduo abundante é rico em compostos de alto valor agregado como os compostos fenólicos, antioxidantes naturais, mostrando que o aproveitamento do mesmo é uma alternativa de grande importância econômica. Portanto, o objetivo deste trabalho foi otimizar a extração destes compostos, utilizando um planejamento experimental, no qual o percentual de etanol na solução extratora e a razão sólido/líquido foram as variáveis independentes e a concentração de compostos fenólicos e a capacidade antioxidante, as resposta ao delineamento. Os resultados mostraram que os efeitos quadráticos e lineares do percentual de etanol na solução extratora foram os responsáveis pela recuperação dos compostos fenólicos e, consequente aumento na capacidade antioxidante dos extratos. Usando a ferramenta desejabilidade, observou-se que a melhor condição operacional para a obtenção de um extrato fonte de compostos fenólicos e com elevada capacidade antioxidante é alcançada quando a farinha é extraída usando etanol 42% em água e razão sólido/líquido de 1:33.

Artigo:

Palavras-chave: FARINHA DA CASCA DE BANANA. CAPACIDADE ANTIOXIDANTE. COMPOSTOS FENóLICOS.,

Palavras-chave: BANANA PEEL FLOUR. ATIOXIDANT CAPACITY. PHENOLICS COMPOUNDS.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA2

Referências bibliográficas
Como citar:

OLIVEIRA, LUCAS DE; FIGUEIREDO, ELIZABETH DA SILVA; JUNG, ELIANE PRZYTYK; KUNIGAMI, CLAUDETE NORIE; RIBEIRO, LEILSON DE OLIVEIRA; , ; "OTIMIZAçãO DA RECUPERAçãO DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES DA CASCA DE BANANA", p. 1813-1819 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA2

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações