Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APRENDIZES COMO AGENTES DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA ATRAVÉS DA NARRATIVA INTERATIVA

LEARNING OBJECTS: APPRENTICES AS AGENTS OF HIS OWN HISTORY THROUGH THE INTERACTIVE NARRATIVE

Binda, Renan de Paula; Mondo, Monica Dos Santos; Ulbricht, Vânia Ribas; Fadel, Luciane;

Poster:

Este estudo procurou analisar, através do princípio estético de imersão e dos preceitos de interatividade, o objeto deaprendizagem acessível (ObAA). O IPLAY é destinado a atividades que exploram a imaginação, memória e aemoção dos aprendizes. Utilizando o método Close Reading foi possível verificar se as características do ObAAIPLAY correspondem com os preceitos de um objeto interativo imersivo.

Poster:

This study aimed to analyze, through the aesthetic principle of immersion and the precepts of interactivity, theaccessible learning object. The accessible learning object IPLAY is intended for activities that exploit theimagination, memory and emotion of learners. Using the Close Reading method, it was possible to verify if thecharacteristics of the IPLAY correspond to the precepts of an immersive interactive object.

Palavras-chave: Mídias do Conhecimento e Educação, Objetos de aprendizagem acessível, Narrativa interativa,

Palavras-chave: Knowledge and Education Media, learning objects accessible, Interactive narrative,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0013

Referências bibliográficas
  • [1] LAUREL, B. Computers as Theater. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1993.
  • [2] COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • [3] GOMES, R. C. L. F. Imersão e participação: mecanismos narrativos nos jogos eletrônicos.
  • [4] Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • [5] GRIMALDI, S.; FOKKINGA, S.; OCNARESCU,I. Narratives in Design: A study of the Types, Applications and Functions of Narratives in Design Pratice. Praxis and Poetics.
  • [6] Newcastle upon Tyne, UK, 2013. KAIN, P. (1998). How to Do a Close Reading. Retrieved November 20, 2015 from Harvard College Writing Center: http://writingcenter.fas.harvard.edu/pages/how-doclose-reading. Acessado em 15 de novembro de 201
  • [7] MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
  • [8] RYAN, M.L. 2004. Narrative across Media: e Languages of Storytelling. Lincoln: University of Nebraska Press.
  • [9] RYAN, M.L. Electronic Mediations, 17 : Avatars of Story. Minneapolis, US: University of Minnesota Press, 2006.
  • [10] SALEN, K. ZIMMERMAN, E. Rules of Play – Game Design Fundamentals. The MIT Press Cambridge, Massachusetts London, England, 2004.
Como citar:

Binda, Renan de Paula; Mondo, Monica Dos Santos; Ulbricht, Vânia Ribas; Fadel, Luciane; "OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APRENDIZES COMO AGENTES DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA ATRAVÉS DA NARRATIVA INTERATIVA", p. 113-119 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0013

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações