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OBJETO DE APRENDIZAGEM “PERÍMETRO DE TRIÂNGULOS”: UM ESTUDO DE SUAS NARRATIVAS

THE LEARNING OBJECT “TRIANGLES PERIMETER”: A STUDY OF ITS NARRATIVES

Sombrio, Graziela de Souza; Fadel, Luciane; Ulbricht, Vânia Ribas;

Artigo Completo:

Este artigo investiga os modos narrativos presentes no objeto de aprendizagem Perímetro de triângulos, o qual é destinado para o ensino de geometria para pessoas com diferentes habilidades visuais e auditivas, e usa a gamificação como estratégia de aprendizagem. Para realização desse trabalho foi necessário investigar o conceito de narrativas e o funcionamento do objeto de aprendizagem. Em seguida, utilizamos o método Close Reading para classificarmos os modos narrativos encontrados. A partir disso, foi possível perceber que a forma como as narrativas foram construídas pode dificultar a interação do aluno com o ambiente. Sugerimos então que o objeto seja mais participativo e, para que isso seja possível, propusemos algumas melhorias a serem implementadas.

Artigo Completo:

This article investigates the narrative modes presented by the learning object Triangles Perimeter, which is utilized when teaching Geometry for people with different visual and auditory abilities, and has gamification as a learning strategy. In order to accomplish this objective, it was necessary to investigate the concept of narratives and the functioning of the learning object. In sequence, the Close Reading method was utilized to classify the narrative modes that were previously found. Based on this information, it was possible to perceive that the way the narratives were built might possibly hinder the interaction between the student and the environment. Therefore, we suggest the object to be more participatory and, in order to make it possible, we propose a couple of improvements yet to be implemented.

Palavras-chave: close reading, modo narrativo, geometria,

Palavras-chave: close reading, narrative mode, geometry,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0017

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Como citar:

Sombrio, Graziela de Souza; Fadel, Luciane; Ulbricht, Vânia Ribas; "OBJETO DE APRENDIZAGEM “PERÍMETRO DE TRIÂNGULOS”: UM ESTUDO DE SUAS NARRATIVAS", p. 139-149 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0017

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