Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Métodos para aplicar a Gamificação no Design de Serviços: pelo viés da Gestão de Design e Abordagem Sistêmica
Methodologies to apply the gamification in the design of services: by the bias of design management and systemic approach
FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; FERREIRA, Alais Souza; MACEDO, Thales Eduardo
Artigo:
Em design, resumo pode auxiliar na simplificação do trabalho ou no processo de aprendizagem durante a busca por soluções; está em crescente aceitação como método de resolução de problemas; e pode melhorar o envolvimento dos usuários. Assim, objetiva-se identificar metodologias que auxiliem a aplicação da gamificação no processo de Design de Serviço (DS) pelo viés da Gestão de Design (GD) e Abordagem Sistêmica (AS). A pesquisa classifica-se como teórica, quantitativa, qualitativa e exploratória, constituída pela junção de duas revisões sistemática da literatura (RSL’ ). Como resultado de pequisa, conclui-se que a gamificação pode potencializar a motivação e o engajamento (que podem ajudar na resolução de problemas no DS e GD). Ressalta-se, ainda, que a gamificação pode ser aplicada no DS por meio de metodologias gamificadas, como: Métrica de Engajamento; Modelo de Gamificação Canvas; Game On! Toolkit; Octalysis; Caleidoscópio de gamificação eficaz; Método de aplicação da gamificação; Modelo de mecânica da gamificação; Ciclo de gamificação; IdeaChef; e Gamification Service Framework.
In design, gamification can assist in simplifying the work or learning process during the search for solutions; It is in increasing acceptance as a method of problem solving; And it can improve user involvement. Thus, it aims to identify methodologies that assist the application of gamification in the process of service design (SD) by the bias of Design management (DM) and systemic approach (SA). The research is classified as theoretical, quantitative, qualitative and exploratory, consisting of the junction of two systematic reviews of the literature (RSL's). As a result of research, it is concluded that gamification can enhance motivation and engagement (which can help solve problems in SD and DM). It is also emphasized that gamification can be applied to the SD by means of gamificadas methodologies, such as: Métrica de Engajamento; Modelo de Gamificação Canvas; Game On! Toolkit; Octalysis; Caleidoscópio de gamificação eficaz; Método de aplicação da gamificação; Modelo de mecânica da gamificação; Ciclo de gamificação; IdeaChef; and Gamification Service Framework.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/ped2018-3.3_ACO_51
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; FERREIRA, Alais Souza; MACEDO, Thales Eduardo; "Métodos para aplicar a Gamificação no Design de Serviços: pelo viés da Gestão de Design e Abordagem Sistêmica", p-2365-2379.
In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/ped2018-3.3_ACO_51
últimos 30 dias
151
downloads
47
visualizações
7
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Métodos para aplicar a Gamificação no Design de Serviços: pelo viés da Gestão de Design e Abordagem Sistêmica JO - Blucher Design Proceedings VL - 6 IS - 1 SP - 2365 EP - 2379 PY - 2019 T2 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-3.3_ACO_51 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/mtodos-para-aplicar-a-gamificao-no-design-de-servios-pelo-vis-da-gesto-de-design-e-abordagem-sistmica-30118 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{FIGUEIREDO20144,
title="Métodos para aplicar a Gamificação no Design de Serviços: pelo viés da Gestão de Design e Abordagem Sistêmica",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="6",
number="1",
pages="2365 - 2379",
year="2019",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-3.3_ACO_51",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/mtodos-para-aplicar-a-gamificao-no-design-de-servios-pelo-vis-da-gesto-de-design-e-abordagem-sistmica-30118",
author="Luiz Fernando Gonçalves de FIGUEIREDO", "Alais Souza FERREIRA", "Thales Eduardo MACEDO",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Luiz Fernando Gonçalves de FIGUEIREDO, Alais Souza FERREIRA, Thales Eduardo MACEDO, Métodos para aplicar a Gamificação no Design de Serviços: pelo viés da Gestão de Design e Abordagem Sistêmica, Blucher Design Proceedings, Volume 6, 2019, Pages 2365-2379, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-3.3_ACO_51 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/mtodos-para-aplicar-a-gamificao-no-design-de-servios-pelo-vis-da-gesto-de-design-e-abordagem-sistmica-30118) Palavras-chave:: ;