artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Metodologia ativa na graduação: Relações de ensino-aprendizagem na abordagem do Design Thinking

Active methodology in the graduation: Teaching-learning relations in the approach of Design Thinking

ANGEOLETI, Larissa; CANÔNICA, Rosangela; SCHULENBURG, Haro; PEZZINI, Marina; SCHULENBURG, Roy;

artigo:

Este artigo refere-se ao relato de experiência no ensino superior, considerando os pressupostos dodesign thinking como parâmetro e componente de metodologia ativa de ensino-aprendizagem.Trata-se de experiências vivenciadas por acadêmicos de uma mesma turma do curso de Design(Interiores e Projeto de Produto). As relações práticas abordadas no processo de ensino-aprendizagem estão voltadas às reais necessidades das pessoas, considerando a melhoria daqualidade de vida de diferentes comunidades para o desafio projetual. Do primeiro ao quarto anoda graduação é possível delinear um importante comparativo entre o processo, técnicas eferramentas ensinada no primeiro ano e os resultados obtidos com o uso dela no quarto ano, alémda metodologia ativa de ensino-aprendizagem sendo explorada, que resultaram em soluçõesplausíveis para problemas reais percebidos na sociedade.

artigo:

This article refers to the report of experience in higher education, considering the assumptions ofdesign thinking as a parameter and component of active teaching-learning methodology. Theseare experiences experienced by academics from the same class of Design course (Interiors andProduct Project). The practical relationships addressed in the teaching-learning process are focusedon the real needs of the people, considering the improvement of the quality of life of differentcommunities for the project challenge. From the first to the fourth year of graduation, it is possibleto delineate an important comparative between the process, techniques and tools taught in thefirst year and the results obtained with the use of it in the fourth year, in addition to the activeteaching-learning methodology being explored, plausible solutions to perceived real problems insociety.

Palavras-chave: Design Thinking, metodologia ativa, ensino-aprendizagem e vivências sociais,

Palavras-chave: Design Thinking, active methodology, teaching-learning and social experiences,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_13

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

ANGEOLETI, Larissa; CANÔNICA, Rosangela; SCHULENBURG, Haro; PEZZINI, Marina; SCHULENBURG, Roy; "Metodologia ativa na graduação: Relações de ensino-aprendizagem na abordagem do Design Thinking", p. 535-545 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_13

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações