Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Experiência em Educação remota de adaptação de prática de ensino de projeto na abordagem metodológica Design em Parceria em tempos de pandemia de Covid-19

Experience of adapting a teaching practice based on Design in Partnership methodology for remote education in times of Covid-19 pandemic

Araujo, Renata Mattos Eyer de ; Côrtes, Carlos André Lameirão ; Farbiarz, Jackeline Lima ;

Artigo:

O artigo apresenta experiência de adaptação de proposta de desenvolvimento de projetos na abordagem metodológica Design em Parceria, do modo Educação presencial para a Educação remota, em disciplina de graduação em Design da PUC-Rio. A vivência proposta na disciplina Projeto Básico Contexto e Conceito está baseada na convivência de estudantes com parceiros em comunidades sociais. O projeto assume como percurso metodológico a observação participante, em um processo de escuta, diálogo, participação e atitude experimental. Durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, ficamos diante do desafio de manter os princípios básicos da disciplina e nos questionamos: Como os estudantes poderiam vivenciar o processo de projeto baseado na interação entre sujeitos, diálogo e experimentação à distância? Redefinimos modos de fazer considerando o contexto atual, no qual as plataformas digitais tornaram-se o principal modo de interação social. Assumimos como premissa que o projeto se manteria acontecendo a partir da convivência do estudante com um parceiro e uma comunidade social, que estivesse realizando suas atividades remotamente. Buscamos reduzir as distâncias e recuperar a proximidade social. Os relatos dos estudantes e dos parceiros sinalizam olhar atento ao outro, encantamento com as descobertas, bem como despertando para novas possibilidades a partir das interações.

Artigo:

The article presents the experience of adapting a proposal for the development of projects in the Design in Partnership methodological approach, from face-to-face teaching to remote education, in an undergraduate course in Design at PUC-Rio. The experience proposed in the Basic Project Context and Concept discipline is based on the coexistence of students with partners in social communities. The project takes participant observation as a methodological path, in a process of listening, dialogue, participation and an experimental attitude. During the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic, we were faced with the challenge of maintaining the basic principles of the discipline and we asked ourselves: How could students experience the project process based on interaction between subjects, dialogue and experimentation at a distance? We redefine ways of doing considering the current context, in which digital platforms have become the main mode of social interaction. We assumed as a premise that the project would keep happening from the student's coexistence with a partner and a social community, who were carrying out their activities remotely. We seek to reduce distances and regain social proximity. The reports of students and partners have signaled an attentive look to the other, enchantment with the discoveries, as well as awakening to new possibilities based on interactions.

Palavras-chave: Modo Educação remoto, Design em Parceria, Interação,

Palavras-chave: Emergency remote education, Design in Partnership, Interaction,

DOI: 10.5151/mxriodc2021-23

Referências bibliográficas
  • [1] AIDAR, M. E.& VANZIN, E. (2021). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [2] ARAUJO, R. M. E. de; CÔRTES, C. A. & FARBIARZ, J. L. (2020). Design em Parceria: experiências de ensino de projeto em design fundamentadas na participação e no diálogo. Proceedings Vol3. PDC 2020: Manizales. http://www.pdc2020.org/wp-content/uploads/2020/06/Design-em-Parceria-experie%CC%82ncias-de-ensino-de-projeto-em-design-fundamentadas-na-participac%CC%A7a%CC%83o-e-no-dia%CC%81logo.pdf.
  • [3] BAKHTIN, M. (2017). Para uma filosofia do ato responsável. São Paulo: Pedro e João Editores.
  • [4] BRANTES, C. & FRYDMAN, M. (2020). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [5] CAVALCANTI, A. C.& PUPIM, G. (2020). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [6] CELANO, B. (2020). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [7] DIEL, G. (2020). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [8] FARBIARZ, J. & RIPPER, J. L. M. (2010). Entrevista.
  • [9] FERREIRA, L. & ALMEIDA, M. (2020). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [10] FREIRE, P. (1989). A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 4).
  • [11] LUCENA, G. & BARBOSA, A. C. (2021). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [12] MATURANA, H. (1998). Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Tradução de José Fernando Campos Forte. Belo Horizonte: Editora UFMG.
  • [13] MANHAES, J. P. & SCARPA, F. (2021). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [14] MARQUES, C. (2021). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design, Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
  • [15] MULLER, A. J. & MILLET, L. (2020). Documentação Projeto Básico Contexto e Conceito. Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio.
Como citar:

Araujo, Renata Mattos Eyer de; Côrtes, Carlos André Lameirão; Farbiarz, Jackeline Lima; "Experiência em Educação remota de adaptação de prática de ensino de projeto na abordagem metodológica Design em Parceria em tempos de pandemia de Covid-19", p. 315-336 . In: Anais do 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2021-23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações