Artigo - Open Access.

Idioma principal

COBERTURA COMESTÍVEL PROTETORA PARA PERAS: AVALIAÇÃO DO USO DE ANTOCIANINA COMO AGENTE ANTIOXIDANTE PROTETOR

PROTECTIVE EDIBLE COVER FOR PEARS: EVALUATION OF THE USE OF ANTHOCYANIN AS PROTECTIVE ANTIOXIDANT AGENT

PUCEGA, ANA LUIZA OLIVEIRA ALMEIDA ; SOUZA, ANA CRISTINA DE ; GAROFALO, LUCAS FéLIX ; PRADO, CLAUDIA CRISTINA FINHOLDT ; , ;

Artigo:

O emprego de coberturas comestíveis na conservação de frutas na condição pós colheita, sejam intactas ou minimamente processadas, tem sido preconizado como uma tecnologia emergente e de grande potencial, principalmente para aplicações sobre frutos. Entre os fatores responsáveis pela perda de qualidade das frutas, os mais importantes são a alta atividade metabólica e o crescimento microbiológico. Para aumentar a vida útil de peras, coberturas comestíveis protetoras a base de fécula de mandioca, incorporadas com antocianina foram aplicadas sobre as mesmas. Frutas sem revestimentos foram consideradas controle. Testes físico-químicos (perda de massa, teor de sólido solúveis, pH e firmeza) foram utilizados para avaliar o efeito do revestimento protetor e a ação antioxidante da antocianina ao longo dos dias. Observou-se que as peras recobertas com antocianina tiveram um incremento da vida de prateleira ao longo dos 20 dias em relação às peras com cobertura sem antocianina.

Artigo:

Palavras-chave: COBERTURA COMESTíVEL, ANTOCIANINA, FRUTAS,

Palavras-chave: EDIBLE COATINGS, ANTHOCYANIN, FRUITS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA25

Referências bibliográficas
Como citar:

PUCEGA, ANA LUIZA OLIVEIRA ALMEIDA; SOUZA, ANA CRISTINA DE; GAROFALO, LUCAS FéLIX; PRADO, CLAUDIA CRISTINA FINHOLDT; , ; "COBERTURA COMESTÍVEL PROTETORA PARA PERAS: AVALIAÇÃO DO USO DE ANTOCIANINA COMO AGENTE ANTIOXIDANTE PROTETOR", p. 1855-1861 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações