Resumo - Open Access.

Idioma principal

ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

Sadoyama, Adriana S.P. ; Leal, Geraldo Sadoyama ; Alves, Bianca ; Prado, Sávio Araújo do ; Silva, Luciana Custódio da ; Castro, Paulo Alexandre de ; Andrade, Leonardo santos ;

Resumo:

Cada aluno tem uma forma diferente de absorver e aprender o que o professor passa em sala de aula. Em alguns casos, o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem com o modo didático escolhido pelo professor. O objetivo deste trabalho foi fazer com que, houvesse um aumento no desempenho dos alunos selecionados. Estes foram, quatro alunos da Escola Municipal Nilda Margon Vaz do 3º ano do ensino fundamental I, que apresentam desempenho acadêmico menor. Os pibidianos se propuseram à elaborar atividades de ensino lúdicas para ministrar o conteúdo aos alunos. Foram utilizados jogos de memória, com imagens, onde ao acertar o par de imagens, os alunos teriam que identificar e transcrever o objeto visualizado. Jogos de mímica foram feitos pelos próprios alunos, que quando os demais descobriam o que estava sendo imitado, descreviam. Os alunos obtiveram resultados positivos, onde os próprios deixaram clara a gratidão da aula e o cuidado dos pibidianos, questionando inclusive sobre quando haverão outras aulas, pois, a dificuldade que sentiam foi claramente reduzida, fazendo assim, com que os alunos se sentissem mais a vontade dentro de sala de aula com seus colegas que não apresentam as mesmas dificuldades. Houve melhoria no desempenho da interpretação, na participação de atividades, onde houve uma maior participação feminina. Foi observado que entre os alunos havia uma variação no nível de entendimento e escrita, visto que, detectou-se quatro alunos com dificuldade de escrita. Essa variação dos estímulos para o aprendizado é de suma importância, pois, a quebra de rotina da sala de aula gera um melhor dinamismo entre os alunos, gerando assim, melhores resultados na aprendizagem.

Resumo:

Palavras-chave: jogos, alfabetização,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res018

Referências bibliográficas
Como citar:

Sadoyama, Adriana S.P.; Leal, Geraldo Sadoyama; Alves, Bianca; Prado, Sávio Araújo do; Silva, Luciana Custódio da; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo santos; "ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO", p. 249-250 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res018

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações