Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE OSM PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DELIVERY DE HAMBÚRGUER

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE OSM PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DELIVERY DE HAMBÚRGUER

Santos, Everton Ramos dos; Nunes, Dara Alice da Silva; Pereira Neto, Magdiel Lopes; Carvalho, Edinalva Nogueira de;

Artigo completo:

A área de Organização, sistemas e métodos (OSM) tem grande importância para as organizações, uma vez que, apresenta técnicas para gerenciar de forma eficaz seu ambiente organizacional. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e aplicar as técnicas associadas ao conceito de OSM em uma Hamburgueria, localizada no Agreste Pernambucano, visando através do estudo dos processos e do layout, reduzir perdas e atender às necessidades e expectativas dos consumidores. Para o levantamento das informações foram aplicados, questionário e entrevista com o gestor da organização, bem como observação in loco. As ferramentas utilizadas para diagnosticar as causas dos problemas foram: Diagrama de Causa e Efeito e o Gráfico de Pareto. Como resultado, foi identificado que o maior entrave que a organização estava enfrentando era a não conformidade dos produtos em relação aos pedidos, uma vez que, estava associada principalmente à problemas de layout e processos. Neste sentido, foram propostas melhorias no mapeamento dos processos com o apoio do fluxograma e de um novo layout que auxiliasse nos fluxos de pessoas, equipamentos e informações.

Artigo completo:

A área de Organização, sistemas e métodos (OSM) tem grande importância para as organizações, uma vez que, apresenta técnicas para gerenciar de forma eficaz seu ambiente organizacional. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e aplicar as técnicas associadas ao conceito de OSM em uma Hamburgueria, localizada no Agreste Pernambucano, visando através do estudo dos processos e do layout, reduzir perdas e atender às necessidades e expectativas dos consumidores. Para o levantamento das informações foram aplicados, questionário e entrevista com o gestor da organização, bem como observação in loco. As ferramentas utilizadas para diagnosticar as causas dos problemas foram: Diagrama de Causa e Efeito e o Gráfico de Pareto. Como resultado, foi identificado que o maior entrave que a organização estava enfrentando era a não conformidade dos produtos em relação aos pedidos, uma vez que, estava associada principalmente à problemas de layout e processos. Neste sentido, foram propostas melhorias no mapeamento dos processos com o apoio do fluxograma e de um novo layout que auxiliasse nos fluxos de pessoas, equipamentos e informações.

Palavras-chave: Organização, Sistema e Métodos. Estrutura organizacional. Organização do Trabalho. Racionalização do trabalho.,

Palavras-chave: Organização, Sistema e Métodos. Estrutura organizacional. Organização do Trabalho. Racionalização do trabalho.,

DOI: 10.5151/viisimep-315613

Referências bibliográficas
  • [1] ALBUQUERQUE, Alan; ROCHA, Paulo. Sincronismo Organizacional. São Paulo: Saraiva. 2007.
  • [2] ARAUJO, Luís Cesar G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 4.
  • [3] ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • [4] ASSOCIATION OF BUSINESS PROCES MANAGEMENT PROFESSIONALS - ABPMP. BPM CBOK Guia
  • [5] para o Gerenciamento de Processos de Negócios – Corpo Comum de Conhecimento. 2ª Ed., 2009.
  • [6] ASSUNPÇÃO, Lucas Eggers; JACOBS, William. Estudo comparativo entre layouts sob a ótica da teoria das
  • [7] restrições com apoio de simulação de eventos discretos em empresa de alimentos. Revista Produção Online.
  • [8] Florianópolis, SC, v. 19, n. 1, p. 152-178, 2019.
  • [9] BALDAM, R.; VALLE, R.; ROZENFELD, Henrique. Gerenciamento de processos de negócios BPM: Uma
  • [10] referência para implantação prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  • [11] BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman,
  • [12] 2013.
  • [13] CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organizações e Métodos. 3 ed. Revista, 2003.
  • [14] CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas S.A, 2012.
  • [15] CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000.
  • [16] GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
  • [17] GERMANO, Pedro Manuel Leal; GERMANO, Maria Izabel Simões. Sistema de gestão: Qualidade e se
  • [18] segurança dos alimentos. São Paulo: Manole, 2012.
  • [19] GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de
  • [20] Empresas- RAE, v. 40, n. 1, p. 6–19, 2000.
  • [21] KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. 8. ed. São
  • [22] Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
  • [23] OLIVEIRA, José Maria de; BITTENCOURT, Jairo Alano; MOREIRA, Simone Aparecida; CHAGAS, Paulo
  • [24] Cesar. A Representatividade das Técnicas de Osm para o Desenvolvimento das Organizações. 2011. Anais: VIII
  • [25] Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET. Disponível em:
  • [26] www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/60814769.pdf. Acesso em: 06 fevereiro de 2020.
  • [27] PAIM, R.; CARDOSO, V.; CAULLIRAUX, H. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre:
  • [28] Bookman, 2009.
  • [29] PIZZA, W. R. A metodologia Business Process Management (BPM) e sua importância para as
  • [30] organizações. Monografia apresentada no curso de Tecnologia em processamento de dados na Faculdade de
  • [31] Tecnologia de São Paulo-FATEC SP, 2012. Disponível em: http://www.fatecsp.br/dti/tcc/tcc00084.pdf. Acesso
  • [32] em: 06 de fevereiro de 2020.
  • [33] ROCHA, Luiz Oswaldo Leal da. Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, 1998.
  • [34] SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo:
  • [35] Atlas, 2009.
  • [36] SOUZA, Antonio Ediglei de; SOUSA, Giselly Viana; LOPES, Luma Louise Sousa. Os Desafios da Área de
  • [37] Osm na Atualidade. Revista FATENE, 2015. Disponível em: http://www.fatene.edu.br. Acesso em: 06 de
  • [38] fevereiro de 2020.
Como citar:

Santos, Everton Ramos dos; Nunes, Dara Alice da Silva; Pereira Neto, Magdiel Lopes; Carvalho, Edinalva Nogueira de; "APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE OSM PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DELIVERY DE HAMBÚRGUER", p. 1089-1104 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315613

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações