Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE CRÍTICA DA NARRATIVA DE CURSOS MASSIVOS ABERTOS (MOOC): O CASO DO TELELAB

CRITICAL ANALYSIS OF THE MASSIVE OPEN ONLINE COURSES NARRATIVE: THE CASE OF TELELAB

Biagiotti, Breno ; Baldessar, Maria José ; Ulbricht, Vânia ; Fadel, Luciane ;

Artigo Completo:

Este artigo tem como proposta analisar a narrativa utilizada no MOOC Telelab, observando sua estrutura, linguagem e design instrucional. Considera-se que MOOC é uma nova mídia e, por isso, ainda está em busca de um formato que alinhe as propostas pedagógicas e os aspectos tecnlógicos. O foco da análise (que utilizou a metodologia close reading) priorizou os tipos aprendizagem, preferências dos usuários e os aspectos narrativos (sob a lente teórica de Marie-Laure Ryan). Apesar de ser um curso massivo, que capacita milhares de pessoas simultaneamente, a oferta de narrativas personalizadas, que considerem os diferentes perfis de alunos, pode ser um fator decisivo para a consolidação desses cursos no cenário educacional. Observou-se que o Telelab, mesmo não sendo um MOOC interativo, cumpre o que promete, disponibilizando cursos com linguagem acessível e apropriada para a capacitação de profissionais de saúde, utilizando uma narrativa que prioriza os exemplos e o desenvolvimento de habilidades práticas.

Artigo Completo:

This article aims to analyze the narrative used in the MOOC Telelab, observing its structure, language and instructional design. It is considered that the MOOC is a new media and, therefore, is still in search of a format that aligns the pedagogical proposals and the technological aspects. The focus of the analysis (using the close reading methodology) prioritized learning types, user preferences and narrative aspects (under the theoretical lens of Marie-Laure Ryan). Although it is a massive course that trains thousands of people simultaneously, the provision of personalized narratives that take into account the different profiles of students can be a decisive factor for the consolidation of these courses in the educational scenario. It was observed that Telelab, even though it is not an interactive course, fulfills what it promises, providing courses with accessible and appropriate language for the qualification of health professionals, using a narrative that prioritizes the examples and pratical habilities.

Palavras-chave: narrativa, MOOC, aprendizagem personalizada,

Palavras-chave: narratives, MOOC, personalized learning,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0038

Referências bibliográficas
  • [1] BIAGIOTTI, B., BALDESSAR, M., & QUEVEDO, S. R. Modelos de negócio na cibersociedade: o caso dos cursos massivos abertos online (MOOC). Em L. A. Tarcisio Vanzin, Cibersociedade: fragmentos e reflexões. Erechin, RS, Brasil: Deviant, 2016.
  • [2] FONTANILLE, J. “Préface”, in Alain Vuillemin and Michel Lenoble (eds.), Littérature, Informatique, Lecture. De la lecture assistée par ordinateur à la lecture interactive. Limoges: Pulim, pp. I-VIII, 1999.
  • [3] GRÜNEWALD, F., et al. "Designing MOOCs for the support of multiple learning styles." European Conference on Technology Enhanced Learning. Springer Berlin Heidelberg, 201
  • [4] HILL, P. Emerging student patterns in moocs: (revised) graphical view. 2013-03-10]. Http://mfeldstei n. Com/emerging-studentpatterns-in-moocs-a-revised-graphical-view, 2013.
  • [5] KOVACHEV, D., et al. "learn-as-you-go: new ways of cloud-based micro-learning for the mobile web." international conference on web-based learning. Springer berlin heidelberg, 2011.
  • [6] LÉVY. Cibercultura. São Paulo, Brasil: 34, 1999.
  • [7] REICH, J. Rebooting MOOC research. Science , 347 (6217), pp. 34-35, 2015.
  • [8] RYAN, M.-L. Avatars of Story. Minneapolis, MN, EUA: University of Minnesota Press, 2006.
  • [9] RYAN, M.-L. Will new media produce new narratives. Em M.-L. Ryan, Narratives across media: The languages os storytelling (pp. 337-359). Nebraska: University of Nebraska Press, 2004.
  • [10] SUN, G. C. Micro Learning Adaptation in MOOC: A Software as a Service and a Personalized Learner Model. In International Conference on Web-Based Learning (pp. 174-184). Springer International Publishing. 2015.
  • [11] TSAI, M.-T., & LEE, K.-W. A study of knowledge internalization: from the perspective of learning cycle theory. Journal of Knowledge Management, 10(3), 57–71, 2006.
  • [12] YUAN, L., POWELL, S., & OLIVIER, B. Beyond MOOCs: Sustainable online learning in institutions. Cetis White paper. 2014. Disponível em: http://publications. cetis. ac. uk/2014/898. Acesso em 23 fev. 2016.
  • [13] ZHENG, S., ROSSON, M. B., SHIH, P. C., & CARROLL, J. M. Understanding student motivation, behaviors and perceptions in
  • [14] MOOCs. Proceedings of the 18th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work & Social Computing. Vancouver: ACM, 2015.
Como citar:

Biagiotti, Breno; Baldessar, Maria José; Ulbricht, Vânia; Fadel, Luciane; "ANÁLISE CRÍTICA DA NARRATIVA DE CURSOS MASSIVOS ABERTOS (MOOC): O CASO DO TELELAB", p. 355-375 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0038

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações