Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA CERÂMICA ALFA

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA CERÂMICA ALFA

Vieira, Paulo Fernando; Miranda, Mara Rúbia da Silva;

Artigo completo:

O objetivo único de apenas lucrar das organizações que buscam ser competitivas, tornou-se um paradigma ultrapassado. As empresas atualmente estão buscando lucrar e, ao mesmo tempo satisfazer os seus clientes com produtos e/ou serviços de qualidade. O fato é que qualidade não significa apenas satisfazer os clientes, mas também padronizar os processos organizacionais visando um melhor controle do sistema. Desta forma, várias organizações têm buscado ferramentas básicas e até mesmo complexas para a conquista da qualidade total. Tendo em vista esta constante busca por qualidade e melhorias no processo no contexto atual, este trabalho tem como objetivo mostrar aplicar ferramentas da qualidade como foco de melhoria organizacional numa empresa de Cerâmica. A metodologia para a realização do trabalho foi o estudo de caso na empresa mencionada neste trabalho como Cerâmica Alfa, onde foram feitas diversas observações in loco objetivando diagnosticar os problemas levantados, bem como entrevistas com os colaboradores. A conclusão obtida com a implementação das ferramentas foi que a organização consegue diminuir os seus custos da não qualidade, consequentemente aumentar a sua lucratividade ao alavancar suas vendas pelo fato de ter uma maior satisfação do seus clientes.

Artigo completo:

O objetivo único de apenas lucrar das organizações que buscam ser competitivas, tornou-se um paradigma ultrapassado. As empresas atualmente estão buscando lucrar e, ao mesmo tempo satisfazer os seus clientes com produtos e/ou serviços de qualidade. O fato é que qualidade não significa apenas satisfazer os clientes, mas também padronizar os processos organizacionais visando um melhor controle do sistema. Desta forma, várias organizações têm buscado ferramentas básicas e até mesmo complexas para a conquista da qualidade total. Tendo em vista esta constante busca por qualidade e melhorias no processo no contexto atual, este trabalho tem como objetivo mostrar aplicar ferramentas da qualidade como foco de melhoria organizacional numa empresa de Cerâmica. A metodologia para a realização do trabalho foi o estudo de caso na empresa mencionada neste trabalho como Cerâmica Alfa, onde foram feitas diversas observações in loco objetivando diagnosticar os problemas levantados, bem como entrevistas com os colaboradores. A conclusão obtida com a implementação das ferramentas foi que a organização consegue diminuir os seus custos da não qualidade, consequentemente aumentar a sua lucratividade ao alavancar suas vendas pelo fato de ter uma maior satisfação do seus clientes.

Palavras-chave: Ferramentas; Qualidade; Estratégia; Competitividade.,

Palavras-chave: Ferramentas; Qualidade; Estratégia; Competitividade.,

DOI: 10.5151/viisimep-315727

Referências bibliográficas
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  • [16] Semestre/2011.
Como citar:

Vieira, Paulo Fernando; Miranda, Mara Rúbia da Silva; "A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA CERÂMICA ALFA", p. 1893-1905 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315727

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