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Uso da tecnologia interativa e a experimentação no ensino de Química

Uso da tecnologia interativa e a experimentação no ensino de Química

OLIVEIRA, Antonio Leonilde de; OLIVEIRA, José Clovis Pereira de;

Completo:

O presente artigo trata-se da análise de uma prática experimental utilizada no ensino de química, mediada pelo uso da tecnologia interativa, realizada com alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro no município de Itaú no estado do Rio Grande do Norte. Para o estudo foram selecionados aleatoriamente 16 alunos para responderem a um questionário com questões objetivas e abertas a fim da análise do estudo – a experimentação com uso das tecnologias interativas pode propiciar uma significância maior ao ensino. Para isso foram divididos em dois grupos, numerados por 1 e 2, onde o grupo 1 participou de toda a pesquisa e o grupo 2, apenas da experimentação, ou seja, não houve a mediação da tecnologia interativa. De forma, que o estudo em questão, suscita aos professores de química atentar para essa proposta metodológica uma vez que, 100% (cem por cento) dos alunos confirmaram que a experimentação mediada pelo uso das tecnologias interativas facilita o processo de ensino- aprendizagem e acrescenta significado a prática docente. Portanto, o estudo em tela servirá para os profissionais licenciados em química atentar e refletir sobre sua prática pedagógica.

Completo:

This article comes from the analysis of an experimental practice used in chemistry teaching, mediated by the use of interactive technology, held with students of the 3rd year of high school Estadual Francisco de Assis Pinheiro in Itaú municipality in the state of Rio Grande do Norte. For the study were randomly selected 16 students to answer a questionnaire with objective questions and the open end of study analysis - experimentation with use of interactive technologies can provide greater significance to education. To this were divided into two groups, numbered by 1 and 2, wherein the group 1 took part in all research and group 2, only experimentation, i.e., no mediation of interactive technology. So that the study in question gives rise to chemistry teachers pay attention to this methodological proposal since 100% (one hundred percent) of the students confirmed that the trial mediated by the use of interactive technologies facilitates the teaching-learning process and it adds meaning to teaching practice. Therefore, the study will screen for professional graduates in chemistry attend and reflect on teaching practice.

Palavras-chave: experimentação; tecnologia interativa; mediação; prática docente.,

Palavras-chave: experimentation; interactive technology; mediation; teaching practice.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq29

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Como citar:

OLIVEIRA, Antonio Leonilde de; OLIVEIRA, José Clovis Pereira de; "Uso da tecnologia interativa e a experimentação no ensino de Química", p. 179-190 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq29

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