Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Uso da acerola como indicador ácido base alternativo

Use of acerola as an indicator alternative acid base

SOUZA, Daulton Ruan Rufino de ; AZEVEDO, Gesianny Crispim de ; SILVA, Márcia Maria Fernandes ;

Completo:

É muito difícil conciliar o ensino de Química com o cotidiano dos alunos por falta de laboratórios e até mesmo por falta dos materiais. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar a acerola, já que ela tem uma cor forte (vermelha) decorrente da antocianina. Servindo como indicador ácido-base como material alternativo para aulas experimentais, facilitando o aprendizado do aluno e não sendo uma aula só teórica, mas sim, teórica e prática, tendo uma aprendizagem mais significativa.

Completo:

It is very difficult to reconcile the teaching of chemistry with the daily lives of students for lack of laboratories and even for lack of materials. Therefore, this study aimed to analyze the cherry, since it has a strong color (red) due to the anthocyanin. Serving as acid-base indicator as an alternative material for experimental classes, facilitating student learning and not being one lecture, but rather, theoretical and practical, with a more meaningful learning.

Palavras-chave: Ensino; indicador; ácido; base; acerola.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq40

Referências bibliográficas
  • [1] BELLETTATO, RAFAEL DONIZETE. Utilização de indicadores orgânicos de pH no ensino de ácidos e bases: considerando alguns aspectos históricos. In: XVI Encontro Nacional de a Ensino de Química. Vol 6. Salvador/BA, 2012. Disponível em: < http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7709/0>. Acesso em: 01 de Setembro de 2015.
  • [2] BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S.; Química Analítica Quantitativa Elementar, 3ª ed.; São Paulo: Edgard, Instituto Mauá de Tecnologia, 2001, p. 55.
  • [3] COSTA, C. T.; HORTON, D.; MARGOLIS, S. A.; J. CHROMATOGR. A 2000, 881, 40
  • [4] FEREIRA, L.H., HARTWIG, D.R., OLIVEIRA, R.C., (2010) Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola. V.32, n.2, p.101.
  • [5] GIORDAN, M., (1999) O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova, n. 10, p. 43-49.
  • [6] LÔBO, F., S., (2011) O trabalho experimental no ensino de química. Química Nova, v. 35, n. 2, p. 430-434.
  • [7] TEIXEIRA, L. N.; STRINGHETA, P. C.; OLIVEIRA, F. A. de; Comparação de métodos para quantificação de antocianinas. Revistas Ceres, v. 55, n. 4, p. 297-304, 2008.
  • [8] VERA LÚCIA ARROXELAS GALVÃO DE LIMA, ENAYDE DE ALMEIDA MÉLO, LUECI DOS SANTOS LIMA, DAISYVÂNGELA E. DA SILVA LIMA. Polpa congelada de acerola: efeito da temperatura sobre os teores de antocianinas e flavonóis totais. Rev. Bras. Frutic. Jaboticabal - SP, v. 24, n. 3, p. 669-670, Dezembro 2002.
  • [9] VERA LÚCIA ARROXELAS GALVÃO DE LIMA, ENAYDE DE ALMEIDA MÉLO, LUECI DOS SANTOS LIMA, DAISYVÂNGELA E. DA SILVA LIMA. Avaliação do teor de antocianinas em polpa de acerola congelada proveniente de frutos de 12 diferentes aceroleiras (malpighia emarginata d.c.). Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 23(1): 101-103, jan.-abr. 2003.
Como citar:

SOUZA, Daulton Ruan Rufino de; AZEVEDO, Gesianny Crispim de; SILVA, Márcia Maria Fernandes; "Uso da acerola como indicador ácido base alternativo", p. 248-253 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq40

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações