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Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química

Identification tests of Organic Functions: an experimental approach to chemistry teaching

SILVA, Aline dos Santos; NETO, Marciano Henrique de Lucena; SANTOS, José Carlos Oliveira;

Completo:

Na busca por métodos empenhados na promoção de uma aprendizagem diferenciada, envolvente e preocupada com o real significado que o conhecimento dos conceitos da química têm para os alunos, a experimentação encontra destaque na maioria dos trabalhos científicos direcionados ao ensino de Química. Desta forma, este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do PIBID - Subprojeto de Química da UFCG, de modo a despertar o interesse dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo-os numa proposta diferenciada e significativa, empenhado em utilizar os aspectos cotidianos por meio do tema Química dos Cosméticos e na abordagem da experimentação como ferramenta facilitadora no ensino de funções orgânicas. Os testes de identificação de funções orgânicas oxigenadas foram realizados em alguns cosméticos comumente utilizados no nosso dia-a-dia e consistiram de experimentos simples de serem realizados pelos alunos, mas que promoveram momentos de discussão sobre o tema e sobre os conceitos necessários ao aprendizado dos alunos.

Completo:

In the search for methods engaged in promoting a differentiated learning, engaging and concerned about the real meaning that knowledge of chemistry concepts have for students, experimentation is featured in most scientific papers directed to the teaching of chemistry. Thus, in order to arouse the interest of students in the teaching and learning by involving them in a differentiated and meaningful proposal, committed to using everyday aspects through cosmetics Chemical theme and experimentation approach as an enabling tool for teaching of bodily functions, this work was developed by fellows PIBID - Activity Chemistry UFCG. The oxygenated organic functions identification tests were carried out in some cosmetics commonly used in our daily life and consist of simple experiments to be performed by the students, but that promote moments of discussion on the issue and on the very fruitful concepts to student learning.

Palavras-chave: Cosméticos; ensino de química; funções orgânicas; experimentação; contextualização.,

Palavras-chave: cosmetics; chemistry education; organic functions; experimentation; contextualization,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq35

Referências bibliográficas
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Como citar:

SILVA, Aline dos Santos; NETO, Marciano Henrique de Lucena; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Testes de Identificação de Funções Orgânicas: Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química", p. 224-233 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq35

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