Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

TECNOLOGIAS DE GESTÃO, COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DO PROCESSO PROJETUAL PARA CONSTRUÇÃO DE MODELOS MULTIESCALAS INTEGRADOS

MANAGEMENT, COLLABORATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN TEACHING SUPPORTING TO THE PROJECTUAL PROCESS FOR BUILDING INTEGRATED MULTISCALES MODELS

Carreiro, Patrícia Porto ; Rêgo, Rejane de Moraes ; Feitosa, Adeilton ; Holanda, Maria Augusta ; Balbino, Maria Carollina ; Marins, Mirella Almeida ;

Artigo Completo:

A experiência didático-pedagógica relatada nesse artigo foi realizada na disciplina Informática aplicada à Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (InfoAU-I) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (CAU/UFPE). Defende-se um novo perfil de atuação profissional para arquitetos-urbanistas como gestor de processos projetuais, tendo consequências diretas no ensino da área, pela necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências vinculadas ao uso consciente de recursos das tecnologias de Gestão, Comunicação e Colaboração de Informações. Nesse contexto, a disciplina tem por objetivo a construção colaborativa de modelos multiescalas integrados com ênfase em mapas temáticos georreferenciados e modelos geométricos 3D. Define-se modelos muitiescalas integrados como sendo aqueles que, independente da sua plataforma computacional, possibilitam a compreensão e projetação de soluções espaciais integradas, respaldando o princípio da indissociabilidade do ato projetual do edifício, da paisagem e da cidade, preconizado pelo Projeto Pedagógico de Curso do CAU/UFPE. Desenvolvida sob princípios da pesquisa-ação, a experiência registra por parte dos alunos maior compreensão dos requisitos conceituais e instrumentais necessários para uma atuação projetual integrada, como também, maior consciência de próprio processo de projetação e da necessidade de aporte metodológico e gerencial para tal. Conclui-se apresentando dificuldades encontradas e melhorias futuras que serão implantadas na disciplina.

Artigo Completo:

This article reports the didatic and pedagogical experience that took place in the course discipline “Informatics applied to Architecture, Urbanism and Landscape I (InfoAU-I)”, of the Architecture and Urbanism undergraduation course of the Federal University of Pernambuco (CAU/UFPE). It is defended a new profile of professional practice for architects / planners as projective processes manager, having direct consequences in the teaching of the area needs to develop skills and competencies linked to the conscious use of Management, Communication and Collaboration Information technology resources. In this context, the course aims to the collaborative construction of integrated multiscale models with an emphasis on geo-referenced thematic maps and geometric 3D models. It is defined integrated muitiscale models as those which, regardless of their computing platform, enable understanding and of projecting integrated spatial solutions, supporting the principle of indivisibility of projetual act of building, landscaping and town-planning, recommended by the Pedagogical Course Project the CAU/UFPE. Developed under of action-research methodological principles, the experience remark the students better understanding of the conceptual and instrumental requirements for an integrated architectural design performance, but also a greater awareness of the process of designing and the need for methodological and managerial contribution to such. The conclusion presents the difficulties encountered and future enhancements that will be implemented in the course.

Palavras-chave: Gestão da informação. Comunicação. Colaboração. Projetação. Ensino., Information management. Communication. Collaboration. Designing. Teaching.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-tic2015-054

Referências bibliográficas
  • [1] AMORIM, L., LEITE, M. J., GONÇALVES, G. M., PORTO CARREIRO, P. Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE – Diretrizes da Reforma Curricular 2010, Recife: CCEPE-UFPE, julho de 2010.
  • [2] BARRETO, A. A. Agregados de informação: memórias, esquecimento e estoques de informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, jun. 2000. Disponível: Andlt;http://dgz.org. br/jun00/Art_01.htmAndgt;. Acesso em: 27 abr. 2015.
  • [3] CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1, 2 e São Paulo: Paz e terra, 1999.
  • [4] LEITÃO, F. (org.). Brasília 1960-2010: passado, presente e futuro. Brasília: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, 2009. 272p
  • [5] PORTO CARREIRO, P.; RÊGO, R. M. Mapas Mentais e Ferramentas Computacionais na Gestão da Informação do Processo de Ensino Projetual da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. In: Anais 17 SiGRADi 2013 - XVII Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital, Vol. 1, p.?-?, Valparaíso, Chile, 2013.
  • [6] __________________________________.Novas práticas pedagógicas da matéria de Informática aplicada à Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo: Experimentações dentro do Novo Currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFPE. XXXIII ENSEA/ XXXVI COSU: O Ensino de Arquitetura e Urbanismo: Teoria e Prática. ABEA, 39, p.224-242. 2014.
  • [7] RIBEIRO, D. O processo civilizatório - etapas da evolução sociocultural. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • [8] THIOLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez,1994.
Como citar:

Carreiro, Patrícia Porto; Rêgo, Rejane de Moraes; Feitosa, Adeilton; Holanda, Maria Augusta; Balbino, Maria Carollina; Marins, Mirella Almeida; "TECNOLOGIAS DE GESTÃO, COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DO PROCESSO PROJETUAL PARA CONSTRUÇÃO DE MODELOS MULTIESCALAS INTEGRADOS", p. 600-615 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-054

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações