Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Secagem de polpas de frutas em leite de jorro. Efeitos da adição de leites vegetal e animal e da proteína isolada de leite no desempenho do processo e qualidade do produto em pó produzido

de PONTES JÚNIOR, S. M. ; DANTAS, S. C. M. ; DELMIRO, T. M. ; de MEDEIROS, M. F. D. ;

Artigo Completo:

Diversos são os estudos sobre alternativas para produção de polpas de frutas em pó, nos quais se buscam melhorias nas técnicas de secagem para aumentar o rendimento da produção sem danificar a qualidade do produto. Neste trabalho, estudou-se a secagem de polpas de frutas (goiaba, acerola e pitanga) em leito de jorro com partículas inertes, com e sem adição de leite de vaca e de arroz, utilizando-se como adjuvante a proteína isolada do leite. Os ensaios foram realizados à 70 °C, velocidade do ar de 1,02 ± 0,09 m/s dentro da coluna e carga de inerte de 2500 g, com alimentação intermitente das polpas ou das misturas. Foram determinados o rendimento da produção e as características do pó como forma de avaliar o desempenho do processo e qualidade do produto. Os melhores rendimentos foram obtidos para as seguintes formulações: goiaba e leite de vaca (40,63%), acerola, leite de vaca e proteína (38,88%) e pitanga, leite de vaca e proteína (38,02%). Os produtos finais apresentaram umidade e atividade de água adequadas para conservação e armazenamento. Os resultados alcançados indicam que dependendo das características da fruta processada a adição de leite animal ou vegetal tendo como adjuvante a proteína isolada do leite pode melhorar a performance da secagem de polpas de frutas em leito de jorro.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-070-32095-243676

Referências bibliográficas
  • [1] BRAGA, M. B. Obtenção de mistura leite-amora preta em pó por secagem em leito de jorro. 2014. 160f. Tese (Doutorado em Engenharia Química). Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Engenharia Química. São Paulo, Campinas.
  • [2] CATELAM, K. T. Estudo da Influência da proporção de um “mix” leite/polpa de maracujá na produção de pó obtido por três diferentes métodos de secagem. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Alimentos). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São Paulo, São José do Rio Preto.
  • [3] MACHADO, I. P. avaliação térmica e desempenho do processo de secagem de misturas de graviola e leite em secador de leito de jorro. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
  • [4] MEDEIROS, M. F. D. Influência da composição química dos materiais no desempenho do processo de secagem de polpas de frutas em leito de jorro. 2001. 247f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
  • [5] SOUZA, J. S. Secagem de misturas de polpas de frutas tropicais em leito de jorro. 2009, 156f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
  • [6] FANG, Z.; BHANDARI, B. Comparing the efficiency of protein and maltodextrin on spray drying of bayberry juice. Food Research International, v. 48, p. 478–483, 2012.
Como citar:

de PONTES JÚNIOR, S. M.; DANTAS, S. C. M.; DELMIRO, T. M.; de MEDEIROS, M. F. D.; "Secagem de polpas de frutas em leite de jorro. Efeitos da adição de leites vegetal e animal e da proteína isolada de leite no desempenho do processo e qualidade do produto em pó produzido", p. 2069-2074 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-070-32095-243676

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações